Inserindo o atendimento na estratégia do seu negócio

Você sabe exatamente o que pode extrair da sua equipe de atendimento?

Muitas empresas mantém um grupo de atendentes com um objetivo de dar suporte aos consumidores e usuários, uma função extremamente operacional e pouco estratégica para os negócios.

Explorar de maneiras diferentes as possibilidades de um atendimento, traz vários benefícios para o seu negócio:

  • Sua equipe fica muito mais motivada, pois se sente parte da estratégia da empresa;
  • O valor do seu produto e serviço fica mais perceptível frente ao mercado;
  • Facilita a adesão de consumidores ao seu produto;
  • Cria um cenário mais favorável a novos negócios e vendas;

Além de inúmeras outras possibilidades.


O que você vai aprender neste artigo:


Equipe de atendimento alinhada à estratégia do negócio

Quando pensamos em uma equipe de atendentes, logo imaginamos uma sala parecida com a de call-center com várias pessoas equipadas com um headphone preparadas para receber ligações, ou, efetuando centenas delas por dia.

discutimos aqui no Blog do Mais.im que este modelo é ultrapassado e não sustenta mais as necessidades dos negócios atuais. Na verdade, é arriscado oferecermos um modelo processual e pragmático de atendimento.

O seu negócio tem um valor único, uma proposta, um produto. Como você faz para que isso seja comunicado?

Explorar redes sociais, e-mail marketing e outras ferramentas é sim essencial, mas quando pensamos na real proposta de valor do seu produto ou serviço, sabemos da dificuldade de se comunicar.

O atendimento, é o melhor ponto de contato que você pode explorar para que sua marca comunique a proposta de valor do que você está vendendo, em um simples pedido de suporte ou auxílio de uso do seu produto, um usuário pode entender melhor a sua proposta e sair com a certeza que ele estará resolvendo um problema do negócio dele.

Insira os seus atendentes na estratégia do seu negócio, faça com que eles extraiam um feedback de uma simples conversa com o cliente em um chat no site. Isso motivará a sua equipe a atuar de forma mais produtiva e trará ótimos benefícios para o seu negócio.

Como você comunica o seu valor?

Um cliente ou possível cliente provavelmente teve vários pontos de contato com a sua marca, mas pense, ele realmente teve a percepção ideal das soluções que seu produto ou serviço podem gerar para ele?

Realize atendimentos estratégicos, crie um suporte que gera valor para seus consumidores. Quando sua equipe de atendentes entrar em contato com um cliente, seja para suporte ou vendas, faça com que ela esteja preparada para comunicar de forma clara, qual problema o seu produto quer solucionar.

Esteja em diversos canais e facilite as formas de chegada para que o seu cliente fale com a sua empresa, esse processo de diálogo hoje é essencial tanto para a conversão de vendas, como para a fidelização de clientes.

Converta novos clientes com um simples atendimento

Já parou para pensar que todos bons vendedores que você se lembra, fizeram um olho no olho para te convencer a comprar ou consumir algo?

Nada como uma relação de proximidade para efetuar vendas, a sua equipe de atendimento precisa ter formas de chegar até o seu cliente para garantir que todos os benefícios do seu produto sejam comunicados.

Ofereça canais de contato para o seu cliente se sentir seguro e bem atendido. Chats em site, redes sociais, SAC, e tudo mais que for possível facilitar a chegada do cliente a sua empresa.

Quando esse cliente chegar, tenha uma equipe preparada para apresentar todos benefícios do seu produto e acelerar o processo de compra.

Como você está organizando a casa para receber novos clientes?

A primeira impressão é sempre a que fica, se seu cliente tem alguma dúvida sobre o seu produto, você precisa estar a postos para atendê-lo.

Um bom suporte e uma boa equipe de atendimento, necessitam de uma boa infraestrutura física e, principalmente um suporte tecnológico que facilite a sua atuação. Mais do que estar presente em vários canais para receber e atender novos clientes, é preciso utilizar ferramentas de Chat, CRM e SAC, que otimizem e facilitem o trabalho dos atendentes.

A jornada de compras do seu cliente pode ser pequena ou grande, mas pense em formas de deixar o caminho que ele percorre mais confortável e prepare-o para a conversão.

Não duvide do poder de um bom atendimento

Já apresentamos por alguns pontos que evidenciaram a importância na atuação dos seus atendentes, seja uma venda ou suporte, invista em formas de potencializar cada momento de contato que sua marca tem com consumidores.

O atendimento pode ter um viés muito estratégico para o seu negócio.

A equipe do Mais.im preparou um conteúdo exclusivo sobre “O Papel do Atendimento na Estratégia do seu Negócio", confira o Hangout que realizamos!