A importância do endomarketing nas empresas

Existem muitas opções de estratégias de marketing e elas estão sempre sendo atualizadas, é tanta informação que fica difícil para o gestor escolher qual é a melhor para sua empresa. Em meio a tantas opções, algumas empresas acabam deixando de lado um dos pontos principais do marketing: ele precisa começar de dentro pra fora.

Antes de vender o seu produto para os prospects e clientes, é fundamental vendê-lo dentro da sua empresa, para os seus colaboradores, afinal, são eles que movem a sua empresa.

A empresa precisa adotar práticas e estratégias internas para transformar o seu relacionamento com o público interno, mudar a percepção dos seus colaboradores sobre a sua marca e fazer deles, grandes aliados da empresa.

Para uma organização alcançar esses objetivos, é fundamental compreender e implementar o endomarketing. Se você quer saber mais sobre esse conceito tão importante para as organizações, continue acompanhando o nosso post.

O que é endomarketing

O endomarketing é uma prática que busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo às empresas, para uso no ambiente interno das corporações. Baseado no incentivo a integração dos colaboradores com a empresa, seus fundamentos são uma combinação de atividades entre o marketing e a administração de recursos humanos.

Também conhecido como marketing interno, essa área tem como principal função estimular a empresa internamente, trabalhar e aprofundar a maneira que o colaborador vê a empresa, ouvindo suas sugestões e apresentando soluções para suas demandas. Assim é possível despertar um sentimento de orgulho e “vender” a sua marca para o seu público interno.

Essa venda significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.

Por exemplo: Vamos supor que você trabalhe em uma fábrica de produtos de beleza. Você conhece todo o processo de produção, de testes, sabe que a qualidade está garantida. Além disso, você está satisfeito com as suas condições de trabalho e com a empresa, com certeza você indicará esses produtos para seus familiares e amigos não é mesmo?

Essa é a melhor propaganda de uma empresa, a que é feita por quem a conhece de verdade. Quando ela se propaga, os consumidores passam a ter uma imagem positiva da marca e a colocam no hall de suas favoritas.

Vale lembrar, que as organizações são aglomerações humanas, com vários interesses comuns e distintos e como todo processo de comunicação diferenciado, o endomarketing tem papel imprescindível para a melhor obtenção dos resultados e precisa ser implementado respeitando as diferenças e de acordo com a realidade de cada empresa.

Por que investir no endomarketing?

Quando o gestor passa a enxergar o colaborador como cliente interno, ele começa a ver este profissional como parte indissociável do negócio, valorizando-o e mostrando que ele é essencial para o sucesso da empresa.

Este posicionamento faz com que o funcionário se preocupe verdadeiramente com o desempenho da organização e com o seu próprio desempenho, afinal ele sabe que o êxito de um depende do outro.

Entre as vantagens de investir no endomarketing está motivar a equipe a conhecer e partilhar a missão, visão, valores e os objetivos do negócio e, consequentemente, passar estes conceitos para os clientes externos.

Ao apostar no endomarketing, o gestor ajuda a formar um espírito de equipe e a integrar as mais diversas áreas da empresa, já que todas elas respiram a mesma filosofia e compartilham os mesmos objetivos. O endomarketing auxilia, ainda, os colaboradores a alinharem suas metas pessoais com as da companhia, já que as duas partes têm que andar juntas.

Assim, o endomarketing é uma ferramenta fundamental para melhor o clima organizacional nas empresas. Os colaboradores são muito importantes no processo de conquista e fidelização dos clientes, e em todos os processos da empresa, são eles que fazem tudo acontecer.

Mas em muitas organizações, eles não se sentem fundamentais, não são valorizados como merecem, e quando o endomarketing facilita a relação entre eles e seus gestores, esse cenário muda.

Ferramentas que podem ser utilizadas:

São várias as ferramentas que podem ser usadas para implantar o endomarketing na empresa. Na hora de definir os instrumentos que serão usados é importante analisar aqueles que são os mais adequados para a realidade da companhia e, ainda, o nível de dificuldade de sua implementação.

As ferramentas mais utilizadas para a aplicação do endomarketing são pesquisa de satisfação, folders, material promocional, jornal mural, painéis e até mesmo eventos para o público interno. Ao definir seus instrumentos de endomarketing, considere se estas ferramentas irão possibilitar o contato entre os diversos níveis hierárquicos da empresa e se há algum processo de recompensa previsto.

Benefícios extras:

Investir em uma estratégia de endomarketing, assim como no caso de ações de marketing para clientes externos, é algo que deve superar as expectativas. Neste sentido, é importante ir além dos benefícios que são comumente oferecidos para os funcionários, como tíquete-alimentação, vale-transporte e assistência médica.

Pense no bem-estar dos seus colaboradores e aposte em mimos como possibilidade de home office uma vez por semana, descontos em academias e creche para quem tem crianças pequenas.

Além desses benefícios, em algumas empresas também é comum que os colaboradores com melhor desempenho mensal ganhem algum tipo de prêmio ou bônus, as vezes uma porcentagem extra no salário ou até alguns artigos como eletrodomésticos, viagens com a família, etc.

Analise as possibilidades de acordo com o perfil da empresa. Além de estimular a qualidade de vida, você fidelizará o seu funcionário.

O endomarketing pode fazer muito pela sua empresa. No entanto, é preciso ter em mente que, por mais planejadas que as estratégias forem, elas não serão bem-sucedidas se a vontade de efetivamente motivar os colaboradores e dar a eles a mesma importância que você dá ao seu cliente externo não for real.

Comunique corretamente a missão, visão e os valores da sua empresa e pratique um endomarketing que realmente faça com que os funcionários sintam que pertencem à companhia. Os colaboradores são os maiores ativos que uma organização pode ter. Não se esqueça disso. Você já aplica essas estratégias no seu negócio? Conte pra nós através dos comentários!

Por Talita Maria