/ Comunicação Interna

Entenda a importância do trabalho em equipe e como motivá-lo

“O maior bem de uma empresa são os seus funcionários”. Você já deve ter ouvido falar muito disso.  Sem funcionários que entendam a importância do trabalho em equipe, sua empresa gerará bem menos resultados do que poderia.

O problema é que quanto mais pessoas trabalham juntas, maior é a probabilidade de haver conflitos entre elas. Por isso, é importante que a cultura do trabalho em equipe esteja impregnada na sua empresa para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Trabalhar em uma organização significa conviver com pessoas com ideias diferentes das suas e com outras visões de mundo. Saber lidar com essas diferenças é essencial para uma boa convivência e um trabalho satisfatório.

Um trabalho conectado gera mais interação e melhores resultados, logo, é um passo fundamental para o aumento da produtividade no ambiente de trabalho.

Vamos explicar agora como engajar a sua equipe com esse propósito, fazendo-os entender a importância do trabalho em equipe para as organizações.

Crie um ambiente de confiança

Um trabalho em equipe só é 100% eficaz se feito em um ambiente de confiança. Se seus funcionários não confiarem uns nos outros ou em você, certamente ficarão coisas por debaixo dos panos.

É indispensável criar um ambiente colaborativo, saudável e que estimule a criatividade e fluidez dos envolvidos.

O consultor americano Stephen M. R. Covey, autor do livro “O Poder da Confiança”, fala exatamente isso. Ele diz que a confiança pode crescer e diminuir rapidamente, dependendo das ações dos envolvidos. Combinados não cumpridos geram desconfiança. Combinados cumpridos tem o poder de gerar resultados incríveis.

Suas ações estão alinhadas com o seu discurso? Elas precisam estar, pois essa é a base da confiança de qualquer organização.

Todos nós sabemos o que é certo e o que é errado. Faça o certo independente das consequências pessoais que virão disso. Isso gera respeito, admiração e confiança.

Quando a sua equipe vir que você fará o certo mesmo que não seja o melhor para você individualmente, vão se dedicar da mesma forma.

Tenha empatia

Augusto Cury em seu livro “treinando a emoção para ser feliz” diz que ninguém conseguirá trabalhar em equipe se não aprender a ouvir e se colocar no lugar do outro.

O exemplo deve vir de você, então pense como o seu funcionário está se sentindo e faça com ele o que você gostaria que fizessem com você.

A partir daí você pode começar a trabalhar a empatia no ambiente de trabalho, para que cada membro da sua equipe tenha empatia com o seu colega.

Quando todo mundo entende o trabalho e se coloca no lugar do outro fica natural ajudar e trabalhar em equipe.

Invista em um treinamento para mostrar a importância do trabalho em equipe

Se o seu time está com dificuldade de trabalhar junto, essa pode ser uma boaforma de integrar seus colaboradores e mostrar a eles a importância do trabalho em equipe.

Um bom treinamento de trabalho em equipe deve ter um momento destinado a conhecer a si mesmo e aos outros.

Primeiro cada um deve descobrir suas qualidades e pontos de melhoria. Depois há um momento de troca de informações em que cada um descobre as habilidades dos seus colegas.

É interessante questionar o que cada um pode contribuir para o grupo, para o objetivo-macro da organização e como pode haver uma ajuda mútua.

Os treinamentos de trabalho em equipe costumam ter momentos de dinâmicas de grupo também, que demonstram na prática a importância do trabalho em equipe.

Por último, não deixe que os ensinamentos aprendidos sejam esquecidos, faça o acompanhamento contínuo da sua equipe, fortalecendo-os.

Para isso você precisa ser um bom líder. Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico!

Seja um líder

A participação do líder é essencial nesse processo. Entenda que o líder é o exemplo e quer ser visto dessa forma, por isso, esteja atentoàs suas atitudes.

Você sabe a diferença entre um chefe e um líder? Esses são conceitos que são frequentemente confundidos. Vamos explicar a diferença a seguir.

Um chefe comanda as pessoas, eles são temidos, veem seus funcionários como subordinados e jogam a culpa das falhas da empresa neles. Por outro lado, quando algo dá certo, eles se vangloriam do feito.

Já um líder inspira as pessoas. Ele motiva seus funcionários vai junto com eles. O líder é respeitado, ouve sua equipe e valoriza as particularidades de cada um.

Os subordinados de um chefe não fazem perguntas, não se interessam pelos problemas da empresa e, na maioria das vezes, nem gostam do chefe.

Os subordinados dos líderes nem são chamados de subordinados, são a sua equipe, o seu time de sucesso, e isso faz total diferença no resultado final.

Algumas pessoas já são líderes natos, outras ainda precisam se aperfeiçoar, mas todas são capazes de se tornarem excelentes líderes.

Por isso, seja um líder e acompanhe o desenvolvimento dos seus funcionários.

Você deve entender a importância do trabalho em equipe e não deixar com que apenas seus colaboradores trabalhem dessa forma. Você precisa fazer parte da equipe e trabalhar junto.

Garanta um trabalho conectado

O trabalho conectado é aquele que integra várias partes de uma mesma organização. O corpo humano, por exemplo, trabalha conectado, temos o cérebro que comanda nossos movimentos, mas ele só é atua se vier sangue do coração e assim por diante.

Uma empresa é como o corpo humano, para funcionar bem, precisa ter todos os componentes em harmonia.

Por isso, valorize cada departamento e funcionário igualmente e mostre para a sua empresa o quanto cada um é essencial. Assim você consolida a cultura de motivação na organização.

Quando os funcionários de uma empresa começam a trabalhar conectados e veem o aumento da produtividade que isso gera, eles finalmente começam a trabalhar em equipe de maneira natural.

Agora que você entendeu a importância do trabalho em equipe e como maximizar isso na sua organização, que tal aumentar o resultado com os seus clientes? Nosso e-book gratuito sobre gamificação tem tudo sobre como gerar os melhores resultados utilizando as técnicas dos games. Baixe já!

Fernanda Fonseca

Fernanda Fonseca

Como Relações Públicas e CMO da Mais.im, meu desafio diário é entender como a comunicação pode ajudar (ou não) as empresas, mais especificamente os processos de Customer Success.

Leia Mais