Qual a importância da definição de processos de comunicação interna em sua empresa?

Se você acompanha o nosso blog, com certeza já leu vários artigos falando sobre a importância de uma comunicação interna eficiente para as empresas. Nós sempre batemos nessa tecla, porque quando a comunicação em uma organização vai mal, nenhum processo vai bem.

A comunicação interna é a principal aliada da sua organização para a geração de resultados e é fundamental que ela seja valorizada e fortalecida. Só quando todos os setores trabalham integrados, a informação circula pela empresa e não há ruídos, a organização consegue se desenvolver.

Mas para garantir a eficiência da comunicação interna de uma empresa é preciso passar por um bom planejamento estratégico. Organizar e definir processos de comunicação, de acordo com a cultura da corporação e as necessidades que sua rotina impõe, é imprescindível para o sucesso de uma equipe.

Preparamos o post de hoje para te ajudar a entender a importância da definição dos processos de comunicação interna em sua empresa. Continue acompanhando!

Organização e exclusividade

A escolha por processos de comunicação interna bem sistematizados e através de ferramentas exclusivas da corporação, garante uma troca de informação ágil e transparente, de maneira objetiva. E a consequência é aumentar a produtividade de toda a equipe. Além disso, você conta com a segurança de dados que não devem sair da empresa e maior controle sobre conteúdo.

Ao apostar em um comunicador interno automatizado você otimiza os processos

Ao contrário de comunicadores abertos, quando você tem um mensageiro interno com um perfil corporativo que atende exclusivamente às demandas relacionadas ao trabalho e pode ser usado somente pela equipe. Isso evita dispersão dos colaboradores e ameaças externas de vírus, por exemplo.

Além disso, essa sistematização disponibiliza ferramentas para manter tudo organizado: agenda coletiva compartilhada por todos – que ficam sabendo dos horários de reuniões e outros compromissos profissionais. Da mesma forma, o histórico de conversação e de transferência de arquivos, para que possam ser resgatados se forem esquecidos e organizador pessoal, com registro de anotações, avisos e links importantes, entre outras.

Equipe bem informada

Com a definição de processos de comunicação, é possível executar um melhor gerenciamento do fluxo de informação, considerando, com maior precisão, o que a empresa deseja falar ao colaborador como e com quais ferramentas ela fará isso.

Tal sistematização evita a conhecida “rádio peão”, ou seja, a propagação de boatos ou informações equivocadas que podem prejudicar o trabalho, a motivação dos funcionários e a imagem da empresa.

A comunicação interna de uma empresa tem, entre suas funções, o papel de informar seus colaboradores com conteúdo claro e de acordo com os valores da corporação. É importante, portanto, que esse canal também possua um aspecto formativo, colocando todos a par das decisões da empresa, suas metas e sua cultura.

Canal de diálogo aberto

Vale lembrar que seus funcionários também são seus consumidores e levarão sua imagem para fora dos muros da organização e, por isso, o alinhamento organizacional deve ser praticado nesses processos de comunicação.

Ao mesmo tempo, o canal de diálogo deve existir de fato. Isso significa que a empresa não deve apenas falar, mas também ouvir seus funcionários. Nesse caso, a utilização de ferramentas de comunicação interna precisa funcionar como um estímulo à participação dos colaboradores com sugestões, propostas e avaliações sobre as pautas debatidas em fóruns e reuniões, inclusive virtualmente, a partir do mensageiro interno e de redes sociais corporativas.

Esse contato direto permite tirar dúvidas facilmente, resolver problemas e tomar decisões com mais rapidez. Além disso, a ferramenta favorece o trabalho colaborativo e multidisciplinar, uma vez que profissionais de diferentes setores podem ser acionados imediatamente para o mesmo projeto, tudo com a possibilidade de acompanhamento da liderança.

Ganhos com mobilidade

Processos sistematizados de comunicação interna permitem, ainda, integrar profissionais que trabalham fora da empresa, viajando ou visitando clientes, a exemplo da equipe de vendas.

Através de dispositivos móveis com iOS ou Android, programados especialmente para atender às demandas da organização, esses colaboradores podem ter acesso a todas as informações gerenciadas pela comunicação interna, como se estivessem in loco.

Além disso, esse sistema possibilita agilidade na verificação da disponibilidade de determinado produto no estoque, da previsão de sua chegada e outras informações fundamentais para sua rotina de trabalho.

Investir em processos de comunicação interna bem definidos, portanto, passa a ser fundamental para a formação de uma equipe em sintonia com os valores da empresa e integrada em torno de suas metas. Potencialize a capacidade produtiva da sua equipe por meio da sistematização de uma comunicação interna ágil e objetiva e colha os frutos!

Para que os processos de comunicação interna sejam eficientes, é preciso planejar, analisar, definir o caminho que será seguido e agir. Pensando em como te ajudar ainda mais a entender a importância da comunicação interna e a desenvolver essas etapas necessárias na sua empresa, preparamos o ebook “Como otimizar os processos da empresa através da comunicação”. Faça o download e comece a agir.

Como é a realidade em sua empresa? Os processos de comunicação interna estão bem definidos? Enriqueça o nosso post compartilhando a sua experiência com a gente.

E se você ainda tem dúvidas sobre a importância da definição de processos de comunicação interna, deixe nos comentários que lhe ajudaremos.

Por Talita Maria