Qual a importância de uma boa gestão do conhecimento nas empresas?

Como já conversamos aqui no blog do Mais.Im, o cotidiano empresarial envolve um intenso fluxo de informações. A gestão da informação vem se tornando elemento essencial para o sucesso de um negócio.

O registro de informações possibilita uma melhor gestão do conhecimento, o que é fundamental para que todos os colaboradores entendam novas oportunidades de investimento e a postura adequada diante de eventuais problemas.

O registro de informações corporativas e a gestão do conhecimento permitem que a sua empresa não cometa erros antigos. Afinal, se for para errar, que sejam erros novos e que venham contribuir com o aprendizado da equipe, certo?

A gestão do conhecimento funciona como uma bússola para a empresa. Esse registro reduz as incertezas das equipes no processo de tomada de decisão e, consequentemente, aumenta a qualidade dos produtos gerados.

Então hoje vamos apresentar os principais motivos para melhorar o registro de informações e potencializar a comunicação da sua empresa. Pronto para ter uma melhor gestão do conhecimento e uma equipe ainda mais engajada? Então vamos lá!

Rendimento da equipe

Um dos principais benefícios trazidos pelo eficaz registro de informações e, consequentemente, pela gestão do conhecimento é o aumento do rendimento da equipe produtiva.

Para potencializar a produtividade procure centralizar a comunicação da sua empresa. A união entre comunicação interna e externa é a melhor maneira de garantir um melhor registro das informações.

A comunicação integrada é a chave para o melhor registro de dados. E quando você integra a comunicação organizacional, todos os processos e decisões ficam mais transparentes, o que evita equívocos e ruídos entre os colaboradores.

Uma equipe que conta com uma comunicação mais fluida com certeza será mais produtiva. A produtividade cresce e, consequentemente, o cumprimento de prazos e a geração de produtos de mais qualidade, uma vez que a equipe está ciente de todos os processos e exigências.

A gestão do conhecimento permite ainda que o relacionamento entre os profissionais se tornem mais sólidos, já que todos terão mais diálogo e colaboração em torno de um mesmo objetivo. Isso gera mais participação e engajamento dos profissionais. Afinal, o compartilhamento de informações, ideias e processos tornam o ambiente de trabalho mais leve.

O seu time e a gestão do conhecimento: colaboradores mais motivados, relacionamentos melhores e produtividade lá em cima!

Aumento da qualidade dos projetos

O principal diferencial das empresas está na valorização à informação e a gestão do conhecimento e como utilizam esses dados no atendimento às demandas dos clientes e na busca de soluções inovadoras.

Registrar as exigências de um cliente, por exemplo, possibilita que a equipe gere um produto mais adequado às suas expectativas. Logo, este será um produto melhor avaliado e mais qualificado.

O registro de informações é importantíssimo durante o processo produtivo. A cada projeto, é essencial que os gestores registrem os problemas, acertos, dificuldades e dúvidas. Assim, quando surgirem novos trabalhos do mesmo modelo ou segmento, a nova equipe produtiva estará ciente dos problemas que podem surgir e, assim, podem se antecipar nas soluções.

A gestão do conhecimento prepara novas equipes e auxilia diretamente na qualidade de produção.

Fidelização de clientes

Com uma eficiente gestão do conhecimento, sua equipe estará sempre atenta aos principais erros e dúvidas e, portanto, sempre irá estar prevenida para solucionar problemas e garantir a conformidade dos produtos e serviços.

Com a comunicação integrada e o bom registro de informações, os colaboradores tem suporte e clareza para produzir mais e melhor. Produtos de maior qualidade e com rápida entrega tem grande impacto na satisfação dos clientes.

Além disso, quando o cliente retorna à sua empresa para um novo projeto e consegue notar melhorias no atendimento, no prazo de entrega e no aprimoramento dos produtos, ele certamente caminhará para a fidelização.

Produtividade em alta = melhor produção = clientes satisfeitos = gestores eufóricos

Cultura organizacional

Agestão do conhecimento é uma grande aliada da cultura organizacional. Quando hábitos, informações, dados e lições são registrados, fica muito mais fácil transmitir esse conhecimento às novas gerações de colaboradores.

A manutenção da cultura organizacional é o elo principal que mantém as organizações alinhadas aos seus valores e com um bom posicionamento com clientes e parceiros.

Portanto, ao registrar informações, processos e outros procedimentos, você garante que as novas contratações do negócio estarão adequadas ao perfil da empresa, tão prezado e consolidado entre clientes, parceiros e público interno.

Como aplicar a gestão do conhecimento?

Estimular o conhecimento  e a troca de experiências entre as equipes produtivas é o primeiro passo para aplicar a gestão do conhecimento. Registrar informações e gerenciar o conhecimento do seu negócio é muito simples. Veja algumas ações que podem ajudar na estruturação de uma boa gestão do conhecimento:

  • Adote canais de comunicação e discussão de interesses comuns entre toda a equipe produtiva. Você conhece as funcionalidades do mais.im? Com ele você pode se comunicar com os clientes e criar diversos canais de comunicação para o seu público interno.
  • Não deixe de lado as reuniões presenciais, mas busque sempre torná-las mais produtivas. Assim você consegue estimular o brainstorming entre gestores e equipe produtiva e, assim, coletar ideias e diferentes pontos de vista.
  • Transforme tudo em conhecimento organizacional. Cada lição, novidade e  aprendizado deve ser documentado para embasamento de projetos futuros.
  • Trabalhe com transparência e dissemine isso na organização. O gestor deve estimular e fazer com que a equipe entenda que todos os erros, novidades ou sugestões devem ser comunicados a toda a equipe o quanto antes e com o maior número de detalhes.

As principais dificuldades enfrentadas pelas organizações hoje têm raiz na centralização do conhecimento ou na comunicação difusa.

Para que uma empresa se mantenha em destaque no mercado e tenha colaboradores motivados, criar canais onde há troca de informações e conhecimento é fundamental.

Registrar informações e integrar a comunicação são atitudes essenciais para garantir a melhor gestão do conhecimento. Quer potencializar ainda mais sua comunicação e melhorar o relacionamento com os clientes?

Baixe o nosso e-book e veja tudo o que você precisa saber sobre atendimento pelas redes sociais.

banner_ebook_sac_2-0