Implemente a comunicação 360 e otimize os processos da sua empresa

Foi-se o tempo em que o público era um mero consumidor de informação. Hoje, todos podem atuar como produtores de conteúdo, seja nas redes sociais, em um blog ou até mesmo em um artigo no jornal. O conceito de comunicação 360 é uma evolução da comunicação integrada, com a principal diferença de acontece tanto em plataformas offline quanto online. Quer entender por que você deve implementar a comunicação 360 e otimizar os processos da sua empresa? Então continue lendo o nosso artigo!

Comunicação 360: foco no planejamento

Um dos diferenciais da comunicação 360 é que o planejamento ocupa papel central na estratégia. Ele é construído a várias mãos, pelos principais líderes das áreas com foco em um problema de comunicação específico a ser solucionado. Os meios e as estratégias a serem usados são discutidos de acordo com o target a ser atingido e com o objetivo de mercado da companhia.

Informações disponíveis a todo momento

O ciclo que começa a partir do desenvolvimento do produto, passando por sua distribuição e pela percepção do cliente tem a comunicação corporativa como principal mediadora. Para fazer uma comunicação 360 de qualidade, a área deve estar sempre atenta ao que acontece dentro da empresa e também fora dela, atuando de forma proativa no recolhimento de informações. De posse destes dados, o produto ou serviço oferecido pode ser aprimorado tomando como base a experiência do consumidor.

Compartilhar é preciso

Além de prever o domínio de todas as informações relacionadas ao negócio, a comunicação 360 é realmente eficaz para os processos de uma organização a partir do momento em que todas as áreas estão igualmente cientes destes dados. É preciso que todos os departamentos se perguntem constantemente por que o produto ou serviço que vendem é diferenciado e por que ele causa um impacto positivo no mercado. É necessário, ainda, que todos os funcionários tenham em mente como eles gostariam que o cliente reagisse ao produto ou serviço da organização.

Implementando a comunicação 360

A comunicação 360 deve ser vivenciada por todos os setores da empresa. Apenas assim a informação necessária chegará a todas as áreas e a comunicação efetivamente entrará no dia a dia da companhia de forma processual. O departamento de comunicação tem papel estratégico nessa disseminação de informação. Ao apostar em uma comunicação interna transparente e constante, a área integra todos os departamentos da empresa e passa a contar com sua valiosa ajuda na hora de traçar uma estratégia de comunicação que seja realmente adequada aos objetivos da empresa.

Investir na comunicação 360, muitas vezes, é uma mudança de cultura na empresa. É preciso engajar todos os líderes da organização e atualizá-los em relação ao momento que está sendo vivido pela companhia, ressaltando a importância de encarar o cliente não mais como um mero consumidor de informações e sim como um produtor de conteúdo. Ao apostar na comunicação 360 é possível otimizar os processos internos e fazer com que as informações relevantes relativas à empresa cheguem a todas as áreas, permitindo que se trace uma estratégia de comunicação que seja realmente eficiente.

E você, já implantou esse tipo de comunicação na sua empresa? Depois de ler o nosso artigo você pretendeimplantar? Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de escrever para a gente através dos comentários! E continue de olho no nosso blog!