Quais as habilidades necessárias para me tornar um gerente de RH?

A área de Recursos Humanos tem um papel fundamental dentro das empresas: trabalhar para que o quadro de colaboradores esteja adequado às necessidades e à cultura da empresa. Além disso, o setor deve manter as equipes em harmonia, para ganhar eficiência, aumentar a produtividade e, consequentemente, otimizar os resultados dos negócios. Neste contexto, o trabalho do RH é executado nas frentes de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, além de segurança do trabalho, relações trabalhistas, cargos e salários. Assim também, é preciso trabalhar alinhado com a comunicação interna, que garante a disseminação de informações e dos objetivos da empresa.

À frente do RH há sempre um gerente, responsável por gerir uma estratégia adequada à cultura e aos interesses da organização. Por isso, se você pretende assumir esta responsabilidade, é fundamental que desenvolva algumas habilidades essenciais. Confira quais são, trabalhe-as e garanta oportunidades de liderar um setor de Recursos Humanos com eficiência:

Boa comunicação

Se você tem pretensão de se tornar um gerente de RH, certamente compreende a necessidade de um trabalho interno bem desenvolvido. Lembre-se que você lidará com pessoas da sua equipe que trabalharão em função de orientar e motivar outras pessoas, neste caso, os colaboradores de outras áreas. Por isso, é imprescindível ter a habilidade de uma boa comunicação, haja vista que de nada adiantará desenvolver um trabalho excepcional na ponta do seu negócio, se você não focar nas pessoas que o auxiliarão a fazê-lo (os demais colaboradores).

Jogo de cintura

Cabe ressaltar que o gerente de RH tem um papel fundamental nas organizações: intermediar interesses e conflitos entre empregados e empregadores. Desta forma, é imprenscindível ter bastante jogo de cintura para administrar estes fatores, sem prejudicar nenhuma das partes envolvidas. Por isso, é importante ser político e se orientar por objetivos estratégicos, sem tomar partido de nenhum lado.

Adequar-se às multitarefas

Devido às diversas subáreas dos Recursos Humanos, é fundamental que o gerente de RH possua a habilidade de ser multitarefa. Portanto, mesmo que você conte com um “braço direito” em cada uma destas atividades, ainda assim será fundamental o seu envolvimento na tomada de decisões ou mesmo para a orientação de sua equipe sobre as melhores práticas para atingir os objetivos definidos.

Organização

No que diz respeito à habilidade de ser multitarefa, será também fundamental desenvolver a organização. Lembre-se que você lidará com um grande volume de informações estratégicas do negócio, estará a par de todos os objetivos da empresa, assim como de todos os problemas reportados pelos colaboradores. Desta forma, precisará avaliar cada uma destas questões de forma organizada, em prol de tomadas de decisões mais efetivas.

Equidade

Você lidará com todos os níveis hierárquicos da organização, do presidente aos colaboradores operacionais. Certamente, precisará mediar os interesses de todos eles. Contudo, faça isto sempre com equidade! Todos os funcionários precisam ser tratados da mesma forma e terem as mesmas oportunidades de se manifestarem.

Habilidades gerenciais

Você será um líder e, por isso, precisa se portar como tal. Lembre-se sempre do que o diferencia dos tradicionais “chefes” e posicione-se sempre como referência. Além disso, é esperada muita iniciativa, capacidade de planejamento e tomada de decisões estratégicas do gerente de RH. Assim também, o líder precisa ser acessível a todos da corporação, ter senso crítico de análise, dentre outras questões primordiais para agir com cautela em prol de resultados.

E você, já se sente preparado para assumir as funções de um gerente de RH? Conhece mais alguma habilidade que precisa ser trabalhada, mas tem dúvida de como fazê-las? Aproveite os comentários abaixo para esclarecer suas dúvidas!