Gestor de recursos humanos: conheça as habilidades essenciais

A importância do papel do gestor de recursos humanos é algo já disseminado nas empresas, mas nem todos profissionais da área tem as habilidades essenciais para exercer essa função. Se você tem alguma dúvida sobre essas habilidades vamos te ajudar!

O post de hoje foi escrito com base em um estudo realizado em Portugal, onde profissionais do país foram entrevistados a fim de se descobrir as principais características do gestor de recursos humanos. O objetivo do estudo era conhecer o perfil do profissional de recursos humanos mais encontrado no mercado. Chegou-se, portanto, ao conhecimento de uma tendência de competências.

Logo, diante dessas competências, destacamos as 5 primeiras habilidades essenciais de um gestor de recursos humanos. Confira!

1. Compreensão estratégica

Segundo o especialista Mário Ceitil, tal habilidade consiste na capacidade do gestor de entender a visão e a estratégia da empresa, compreendendo sua posição no mercado e estabelecendo uma relação coerente entre essas características e as suas ações. Além disso, dentro desse quesito, inclui-se o papel de identificar os fatores essenciais para o desenvolvimento da empresa.

2. Liderança

É notório que essa habilidade não poderia faltar entre as principais. Isso porque a capacidade de liderar é um ponto imprescindível para qualquer gestor desenvolver em si mesmo.

Alguém com uma boa liderança será capaz de motivar seus colaboradores, engajá-los nas tarefas e comprometê-los com os objetivos da empresa. Essas funções, no entanto, dependerão também de um conhecimento mais profundo do perfil de sua equipe, o que requer uma boa capacidade de relacionamento interpessoal.

3. Orientação para resultados

Foco nos resultados somado à vontade de atingir um alto padrão no seu trabalho. Diferente de buscar um bom resultado devido a cobranças e obrigações, o gestor de RH precisa ter o comprometimento constante com o sucesso da empresa, compreendendo tanto seu papel nesse resultado quanto o impacto do seu trabalho no desempenho com clientes e no mercado como um todo.

4. Adaptação à mudança

Uma pessoa que não consegue lidar com as oscilações, que depende de um equilíbrio externo para estar motivada, dificilmente conseguirá lidar com as pressões de uma liderança e manter um vigor constante voltado para o resultado.

Quando se consegue alcançar um nível de entendimento das coisas, que inclui a inconstância como uma característica inerente, é possível manter a firmeza diante dos objetivos sem se desestabilizar. Uma base firme de valores pode ser a chave para essa firmeza.

5. Análise e resolução de problemas

Finalmente, a quinta habilidade mais escolhida consiste em um ponto bastante presente no RH como um todo. Embora as novas tendências de Recursos Humanos sejam voltadas para uma atuação integrada com estratégias mais voltadas para o mercado, ainda persiste a necessidade do gestor de RH ter uma rapidez em analisar e resolver conflitos.

Uma vez que se é responsável por uma equipe e, ao mesmo tempo, se é o centro voltado à gestão de pessoas na organização, problemas sempre farão parte da sua rotina.

A capacidade de resolução de conflitos dos colaboradores vai depender também dos instrumentos disponibilizados pelo gestor a fim de lhes oferecer maior autonomia. Quanto maior ela for, maior é a eficácia desses instrumentos.

Percebe-se, portanto, que as habilidades destacadas estão todas relacionadas. O desenvolvimento de uma quase sempre interfere na melhora da outra. O autoconhecimento, nesse sentido, é o diferencial para um bom gestor de RH, pois através dele se alcançará um conhecimento profundo de seus pontos fortes e, também, suas fraquezas.

Gostou do nosso post? Quer indicar esse conteúdo para algum amigo? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude-o a conhecer as principais habilidades de um gestor de recursos humanos!