4 formas de alavancar a sua carreira e ocupar um cargo de gestor de comunicação interna

A maioria dos profissionais tem como meta se desenvolver para se tornar um grande gestor. Para isso, o trajeto a ser percorrido é longo e exige bastante dedicação de quem possui esta ambição. O primeiro passo, sem sombra de dúvidas, é relacionado ao foco que você precisa ter ao longo desta jornada. Portanto, se você almeja ser um gestor de comunicação interna, é fundamental que busque experiências profissionais práticas, entenda as diversas funções e tenha as habilidades essenciais para ser este profissional.

Isso porque, apesar deste cargo ser atrelado a diversas possibilidades que a formação em comunicação social possibilita, as peculiaridades das atividades e o objetivo estratégico do profissional de comunicação interna exigem um direcionamento particular para o seu desenvolvimento enquanto profissional. Para orientá-lo e contribuir para que você consiga um cargo de gestor, selecionamos 4 dicas que lhe ajudarão a alavancar a sua carreira para que você conquiste este objetivo, seja em sua empresa atual ou em uma nova oportunidade. Confira:

Qualifique-se sempre!

Muitos profissionais ganham o reconhecimento pelas atividades prestadas e, por isso, acabam sendo promovidos. Isto se deve ao fato de executarem as tarefas de acordo com os objetivos estratégicos – o que deve-se também à experiência adquirida com o passar do tempo. Contudo, para se destacar e se tornar um gestor de comunicação interna, é preciso estar sempre atento às novidades do mercado e buscar qualificações que o elevem de patamar. Por isso, invista em uma pós-graduação, em um MBA ou mesmo em mestrados e doutorados. Isso demonstrará o seu interesse em aprimorar o seu conhecimento e suas habilidades para assumir posições mais desafiadoras.

Crie um plano para resolver problemas do setor

Uma excelente forma de alavancar a sua carreira é desenvolvendo um planejamento claro de inovações para o setor, demonstrando suas competências. Para isso, avalie os gargalos existentes e pesquise meios de corrigi-los. Além disso, apresente os problemas e as soluções como um projeto, englobando também formas de mensurar os resultados para comprovar a eficiência da proposta. Mesmo que a atual empresa onde trabalha não possibilite alcançar um cargo de gestão, este tipo de experiência contribuirá para o aprimoramento do setor e será um grande diferencial para o seu currículo, abrindo portas para novas oportunidades.

Demonstre atitude

Um cargo de gestão exige liderança. Contudo, enquanto você não o assume, terá pouca autonomia para liderar algo, a não ser que lhe seja delegada alguma questão. Porém, é necessário apontar esta habilidade até mesmo nas atividades de rotina. Portanto, é preciso demonstrar atitudes de líder, ser proativo na resolução de imprevistos, manter a calma e conseguir domar os problemas em prol de resolvê-los. Por isso, sugira melhorias, indique caminhos, atente-se aos detalhes e demonstre sua habilidade em liderar mediante a questões de qualquer espécie.

Esteja aberto à inovação e à tecnologia

Gestores de comunicação precisam estar abertos às inovações. Isto deve começar enquanto você ainda é um assistente, analista ou em qualquer outro cargo atribuído a você no momento. Uma dica fundamental para isto é estar atento aos benefícios gerados pela tecnologia. As melhores práticas de comunicação mudam rapidamente e, portanto, é preciso acompanhar o mercado. Neste contexto, cabe ressaltar que a tecnologia aumenta a eficiência, aprimora a segurança nas atividades, e otimiza o acompanhamento, além de minimizar riscos. Não é porque os murais de comunicação interna são eficientes que eles não podem ganhar um upgrade na estratégia, como a utilização de comunicadores internos online, por exemplo. Por isso, aceite e sugira inovações tecnológicas para que, ao assumir o papel de gestor, você encontre o caminho adequado.

E você, o que tem feito para alavancar a sua carreira em busca de uma posição de gestor de comunicação interna? Aproveite os comentários abaixo para complementar a nossa lista! Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de comunicação interna.