Fórum de Discussão: Dicas e sugestões de uso para melhorar a comunicação interna da empresa
O fórum de discussão pode ser muito útil para melhorar a comunicação da empresa e de equipes de trabalho. Independente do porte da sua organização ele é uma ferramenta importante para aumentar a produtividade dos colaboradores e pode ser também um canal para aproveitar novas ideias e sugestões.
Levantamos algumas vantagens do uso do fórum para melhorar a comunicação interna da empresa. Confira:
Ele é atemporal
Ideias podem ser debatidas e apresentadas a qualquer momento, sem necessariamente ter um retorno imediato. Se você teve uma ideia depois da reunião, por exemplo, não vai precisar esperar a disponibilidade dos outros integrantes da equipe para apresentar suas sugestões. É só criar o tópico e aguardar até que cada um leia e dê sua contribuição.
Todas discussões ficam registradas
É possível acompanhar de forma clara e organizada a contribuição de cada um no debate. Além disso, se um colaborador começar a participar do processo no meio do caminho poderá acompanhar tudo que foi discutido, não perdendo nenhuma informação.
Contribui para o aprendizado coletivo
Vários profissionais tem acesso ao material, facilitando o processo de construção coletiva. A dúvida de um profissional pode ser a resposta para a pergunta de outro e assim as ideias podem se complementar.
Você pode usar o fórum para diversas atividades na empresa. A seguir, sugerimos algumas ideias para te ajudar a começar:
Reuniões mais produtivas
- Apresentação e discussão de pauta de forma antecipada
- Registro dos principais pontos discutidos para acompanhamento
- Continuidade de debates iniciados em reuniões presenciais
- Criação de debates específicos para complementar discussões
Gestão de projetos
- Registro de tarefas e responsabilidades
- Acompanhamento de atividades
- Orientação da equipe
- Debate de temas relacionados ao projeto
Programa de sugestões
- Espaço permanente para a apresentação de sugestões de novas ideias para a empresa
Grupos de estudo
- Espaço para apresentar e debater temas que podem contribuir para desenvolvimento profissional dos colaboradores, como boas práticas de gestão e dicas sobre qualidade de vida e trabalho, por exemplo.
Estas são apenas algumas sugestões, nosso objetivo é mostrar como o fórum de discussões pode contribuir para o desenvolvimento da cultura empresarial.
Se você também tem sugestões, contribua e nos diga como está usando o fórum para melhorar a comunicação interna da sua empresa.