Como o fluxo de informações pode ajudar minha empresa a ser mais eficiente?

Com tantas ferramentas tecnológicas, nosso tempo acaba ficando comprometido com coisas supérfluas, como as redes sociais, os chats, as videoconferências… Mas é possível manter a equipe mais focada no trabalho quando se dispõe de ferramentas que aumentem a interação entre as pessoas sem distraí-las. E é aí que um fluxo de informações bem direcionado pode ajudar a sua empresa a ser mais eficiente. Vamos saber como?

**Otimização do tempo **

Um fluxo de informações constante, mas que priorize os temas relacionados ao trabalho mantém as pessoas focadas nas metas e objetivos propostos pela empresa, encurtando distâncias e otimizando decisões rápidas, que não necessitam de encontros presenciais ou discussões muito aprofundadas.

**Fomentando ideias **

A criação de blogs corporativos, onde as pessoas possam compartilhar ideias e opinar sobre projetos que estão sendo desenvolvidos pela empresa são uma ótima opção para fomentar a criatividade e buscar soluções mais rapidamente, pois os debates podem trazer soluções inusitadas para problemas recorrentes. Além de interagir com os colegas, as pessoas passam a criar melhorias em conjunto, tornando a produtividade mais ágil.

**Informação reduz gastos **

Os recursos tecnológicos disponíveis atualmente proporcionam atualização de informações em tempo real, o que mantém as pessoas conectadas o tempo todo. Concentrando o fluxo de informações da empresa em recursos internos, como chats, fóruns e intranet, fica mais fácil comunicar, com a vantagem de serem recursos gratuitos, o que influencia e muito na redução de gastos com telefones, celulares e rádio, por exemplo.

Comunicação até para quem está fora

Utilizar o envio de mensagens para o celular dos colaboradores que trabalham fora da empresa é uma maneira de manter o fluxo de informações constante, com baixo custo. Para grandes empresas, este recurso tende a ser gratuito, o que facilita ainda mais a utilização dele. Enviar um recado urgente, solicitar a compra de algum item, avisar sobre mudança de planos, com apenas uma mensagem, garante que não haverá dois trabalhos, como chegar até a empresa e ter que sair novamente.

Comprometimento gera eficiência!

Manter as pessoas informadas é um sinal de respeito para com elas, que se sentem valorizadas e inseridas nas decisões da empresa. Com um sentimento positivo sobre o clima organizacional, as pessoas trabalham mais e melhor, procurando mostrar resultados com mais afinco.

Sem rádio peão

A informação bem trabalhada no ambiente empresarial torna a empresa mais eficiente porque deixa as pessoas mais tranquilas para trabalhar, certas de que, se houver algum imprevisto, serão avisadas. Além disso, pessoas informadas evitam criar e fomentar boatos, que atrapalham a condução dos negócios.

Sinergia entre equipes!

Para ter um ambiente mais sinérgico, nada melhor como investir em ferramentas de comunicação que proporcionem um fluxo de informações constante, mantendo os colaboradores engajados e sentindo-se parte da empresa. Com um bom clima organizacional, as pessoas trabalham motivadas, trazendo resultados surpreendentes e tornando a empresa muito mais eficiente!

Uma comunicação interna bem estruturada é a porta de entrada para uma empresa mais eficiente e eficaz, pois otimiza tempo e reduz as incertezas do ambiente. Além disso, traz as inovações tecnológicas para dentro da empresa sem dispersar a atenção das pessoas, o que facilita e muito a interação!

Como você organiza e gerencia o fluxo de informações em sua empresa? Comente sua experiência conosco através dos comentários!