6 ferramentas que te ajudarão a medir sua produtividade

A produtividade é a nossa capacidade de desenvolver uma maior quantidade de atividades no menor tempo possível, sem deixar de lado a qualidade. Devido à grande quantidade de tarefas que é preciso desenvolver todos os dias e às pequenas distrações existentes no caminho — como as redes sociais —, a produtividade pode ficar comprometida. Por isso, é preciso utilizar ferramentas para medir a produtividade para conseguir desenvolver todas as atividades necessárias, otimizando o tempo.

Quer saber como medir a sua produtividade? Continue acompanhando o nosso texto e confira as dicas de ferramentas que separamos para você!

Técnica Pomodoro

Este método foi criado no final da década de 80 por um italiano e consiste em dividir o tempo em “pomodoros”, que nada mais seriam do que períodos de 25 minutos. Assim, você deve estabelecer uma lista de tarefas para desenvolver durante cada “pomodoro”, cronometrando o tempo, trabalhando sem parar e evitando distrações.

Sempre que um “pomodoro” acabar, descanse e, em seguida, inicie outro período. O período de descanso entre cada período deve ser de cinco minutos e, a cada quatro “pomodoros”, faça uma pausa de 15 minutos.

Task Counter

Que tal medir quanto tempo você leva para desenvolver cada atividade no computador? Isso é possível com o Task Counter, um software que pode ser baixado gratuitamente na internet. Após inserir as tarefas, classificá-las de acordo com a sua prioridade e descrevê-las, basta clicar no relógio do programa assim que começar cada uma das atividades. Desta forma, é possível verificar no final do dia o relatório com o tempo gasto em cada uma das tarefas. Você só não pode esquecer de ligar ou desligar o relógio, certo?

Orkanizer

O Orkanizer é um excelente aplicativo para quem utiliza a técnica Pormodoro, permitindo que você faça uma lista de tarefas e registre quantos “pormodoros” foi preciso para concluir cada uma delas.

Rescue Time

Esta é uma ferramenta muito eficaz para controlar quanto tempo você passa nas redes sociais, por exemplo. Isso porque ele analisa todas as janelas abertas no computador e fornece um relatório.

Além disso, no Rescue Time há a possibilidade de criar objetivos, como o tempo que você quer gastar com sites de entretenimento. Assim, quando o tempo acabar, a ferramenta te avisa.

Agenda do Google

Uma outra dica para medir a sua produtividade é utilizar a ferramenta Agenda do Google, inserindo cada tarefa realizada durante o dia como se fosse um compromisso e colocando o horário de início e de término de cada uma delas. Uma das vantagens da Agenda do Google é que é possível sincronizá-la com o celular.

BreakFree

Este aplicativo monitora o tempo que você gasta mexendo no seu celular, analisando a quantidade de tempo gasto como sendo saudável ou não. Através doBreakFree, é possível configurar alertas para um limite de uso, desativar a internet para não receber notificações de outros aplicativos e permitir chamadas de números específicos, por exemplo.

Monitorar o tempo que é gasto em cada tarefa é um dos primeiros passos para melhorar a produtividade. Isso porque, ao fazer isso, é possível verificar onde está havendo desperdício de tempo.

Você tem alguma outra dica sobre como medir a produtividade? Compartilhe com a gente através dos comentários!