Ferramentas de comunicação: como elas ajudam sua empresa?

Em nossa atual era de informações múltiplas e interesses profissionais variados, investir em relacionamentos saudáveis e proveitosos com clientes e equipes tornou-se essencial. Nesse contexto, as ferramentas de comunicação atualizam-se cada vez mais rapidamente para dar conta de um mercado que precisa expor ideias claras em um espaço cada vez mais reduzido de tempo.

Com isso, sem um cuidado rotineiro em relação a elas, as ferramentas comunicacionais podem se tornar obsoletas ou, até mesmo, deixar o ambiente excessivamente burocrático. Essa atenção especial traz consequências diretas para o desempenho dos funcionários e para a satisfação dos clientes.

Portanto, para tirar proveito dessas possibilidades e crescer cada vez mais, é fundamental entender como as ferramentas de comunicação ajudam e aprimoram sua empresa. É exatamente isso o que vamos abordar no post de hoje. Continue a leitura!


Confira o que você vai aprender aqui:


Diferentes ferramentas para objetivos variados

Em uma cultura organizacional interativa, na qual todos possam trazer contribuições para o melhor andamento dos negócios, é essencial que as ferramentas de contato sejam justas e permitam o diálogo, sem impor pontos de vista ou inibir a contribuição de qualquer funcionário.

O que torna esse quadro comunicacional mais complexo é o fato de cada ferramenta possuir um tipo de efeito sobre um determinado público. Em alguns casos, a organização pode se dar conta de que está atuando de forma pouco convincente em uma frente, ou de maneira incisiva demais em outra.

Portanto, a decisão de qual é a melhor ferramenta para cada caso trata-se de uma percepção empresarial a ser construída junto ao setor de Recursos Humanos e com a colaboração da equipe, que conhece o dia a dia dos serviços e pode trazer uma visão aprofundada dos problemas comunicacionais existentes.

Aprimoramento do desempenho e da produtividade

Os dois principais objetivos de uma comunicação interativa eficiente dentro da empresa são promover a alavancagem do desempenho dos colaboradores e garantir a produtividade da equipe.

Para que os mecanismos de motivação organizacional levem a um patamar de produtividade positivo, você deve apostar na transparência das ações e em uma visão apurada quanto ao perfil comportamental dos colaboradores.

Quando há uma visível falta de receptividade por parte da equipe em relação aos meios comunicacionais selecionados pela gerência, é hora de rever ou atualizar as ferramentas utilizadas. Muitas vezes, a necessidade de atingir metas em curto intervalo de tempo leva a uma insensibilidade quanto aos problemas de comunicação e, em algum momento, isso definitivamente ocasionará atritos.

As novas e as antigas ferramentas de comunicação

Atualmente, as ferramentas de comunicação são fundamentais para que a empresa atinja seus objetivos com o mínimo de dúvidas e ambiguidades. Afinal, muitas vezes, um assunto breve ou rotineiro pode ser resolvido de forma prática e eficiente através de um e-mail ou de um informativo na intranet da empresa.

Por outro lado, é claro, alguns casos necessitam de um contato humano mais próximo. Nesse sentido, as reuniões continuam sendo importantes para esclarecer detalhes e solucionar dúvidas imediatas, ajudando a melhorar a integração da equipe. Diante de guinadas nos projetos e nas metas de uma organização, todos os dados envolvidos devem ser colocados com antecedência frente aos colaboradores.

Os benefícios e praticidades das ferramentas digitais

As ferramentas de comunicação digital, como as redes sociais corporativas e a intranet, tomaram conta do mercado por sua agilidade e produtividade na circulação de informações em poucos minutos e com sua riqueza de recursos tecnológicos. Essas ferramentas trazem uma importante modernidade e inovação para a empresa, mas também impõem alguns limites.

Por trás das telas, nem sempre é possível que um colaborador alcance seu desejo de ser reconhecido em sua individualidade, oferecendo seus conhecimentos e habilidades particulares para, assim, contribuir para a produção da empresa. Nessa situação, percebe-se a necessidade de, mesmo investindo no digital, haver envolvimento cara a cara entre gestores e equipe.

Afinal, as ferramentas de comunicação devem proporcionar um maior entrosamento no ambiente de trabalho, mas sem abrir mão do relacionamento interpessoal direto, que também é essencial. A proximidade traz vigor e harmonia ao dia a dia organizacional, o que reflete uma imagem positiva aos clientes.

E então, pronto para utilizar as ferramentas de comunicação na sua empresa? Tem outras dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

banner_ebook_tecnologia_a_favor_da_comunicacao