5 estratégias de fidelização de clientes para adotar na sua empresa

Ter um grupo de clientes que sempre recorre à sua marca é uma garantia e tanto de estabilidade para o seu negócio. Os clientes fiéis são verdadeiros porta-vozes de uma empresa, pois conhecem os detalhes do seu produto e possuem grande potencial de engajamento e autoridade para indicar e atrair novos compradores. Portanto, investir em estratégias de fidelização de clientes é uma atitude indispensável para as empresas.

A fidelização de clientes é uma ação rentável para as organizações. Manter um cliente chega a custar até cinco vezes mais barato que conquistar novos.

Segundo uma pesquisa realizada com a Harvard Business School, uma empresa que busca aumentar a sua base de consumidores fiéis em 5% pode aumentar seus lucros de 25% a 95%, variando de acordo com o setor.

Se sua empresa não investe na fidelização de clientes, é hora de repensar essa conduta! Existem algumas estratégias de fidelização de clientes que são curingas, ou seja, são capazes de beneficiar qualquer negócio. Conheça as 5 melhores!

Conheça o seu cliente

Tornar um cliente fiel depende da construção de um relacionamento. E uma relação saudável só nasce quando as duas partes se conhecem bem, certo?

A primeira estratégia de fidelização de clientes é tornar-se íntimo dos seus clientes.

O primeiro passo é coletar os dados básicos como nome, endereço, telefone, e-mail e histórico de compras.

Depois, é hora de buscar entender suas preferências individuais. Invista em formulários e pesquisas que coletem informações sobre hábitos de consumo, renda, faixa etária e mais.

Ter conhecimento do perfil do cliente permite que sua empresa invista em ofertas adequadas às suas preferências, ou seja, ofertas irrecusáveis.

Além disso, entender o perfil do seu cliente permite a construção de um canal de comunicação com seu público-alvo.

Crie vínculos e mime o seu cliente

Se os clientes fiéis são os responsáveis por maior parte do seu faturamento, eles merecem um tratamento diferenciado.

Portanto, para mantê-los sempre satisfeitos com o seu negócio, busque criar vínculos e oferecer verdadeiros “mimos” para a clientela.

Cupons de descontos, clubes de fidelidade, bônus em datas especiais são presentes que fazem toda a diferença e estimulam novas compra.

Para fidelizar clientes, invista em conteúdo personalizado. Ofereça desconto em um uma categoria que ele sempre compra. Dê desconto naquele produto que ele anda “namorando” mas ainda não levou.

Conquistar o cliente pelo preço parece mais complicado, mas há alternativas. Mostre que você oferece mais que a concorrência. Se você trabalha em um hotel, por exemplo, ofereça uma refeição grátis ou brinde em caso de uma hospedagem estendida.

Surpreender é a maneira mais eficiente de cativar. O Nubank, por exemplo, reúne diversos cases de sucesso de fidelização de clientes, como o envio de brindes relacionados a uma situação ou contexto vivenciado pelo cliente. Há relatos de clientes que receberam almofadas, sanduicheiras e muito mais!

Criar vínculos com o cliente também é alimentar seus desejos. Se o cliente procura um produto indisponível no estoque, não deixe avisá-lo quando o produto chegar.

Um carinho às vezes cai bem! Seus clientes vão adorar receber brindes e outros benefícios.

Um bom atendimento é maior estratégia de fidelização de clientes

O atendimento é o cartão de visitas da sua empresa. Por isso, investir em um atendimento encantador é a principal estratégia de fidelização de clientes. Afinal, a primeira impressão é a que fica, não é?

Trate os seus clientes com muito carinho e treine seus funcionários para que façam o mesmo.

Clientes não querem apenas suporte às suas dúvidas, mas estabelecer uma relação de confiança com a sua empresa.

A equipe de atendimento deve ser cordial e empática, buscando entender as dúvidas e reais necessidades do cliente.

Além disso, não há quem dispense um atendimento rápido e eficiente. Por isso, os atendentes precisam estar preparados para oferecer uma solução efetiva no menor espaço de tempo.

Um bom atendimento é aquele que está presente em diferentes canais. Assim, o cliente pode tirar suas dúvidas pelo suporte mais adequado ao seu perfil e às suas necessidades.

Portanto, invista no SAC, no FAQ, em um chat online para o site e, é claro, nas redes sociais!

Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais se tornaram importantes aliadas para as empresas, uma vez que os clientes estão constantemente conectados e têm preferência por esse canais por sua agilidade e objetividade.

Portanto, é indispensável que sua marca crie uma fanpage no Facebook e uma conta no Twitter, por exemplo.

Além de oferecer um rápido suporte para os seus clientes, o atendimento pelas redes sociais permite acompanhar o engajamento dos consumidores, por meio de menções, comentários e avaliações.

Estar presente nas redes sociais é indispensável também para gerenciar crises, uma vez que esses canais são frequentemente escolhidos pelos clientes para manifestar suas reclamações, devido à rápida propagação.

Uma empresa que não está nas redes sociais com certeza irá ficar pra trás!

Solicite feedbacks

Seja por meio das redes sociais ou nas vendas presenciais, permita sempre que seu cliente registre sugestões, comentários ou reclamações.

A prática do feedback mostra que a opinião do seu cliente é essencial para a prosperidade de seu negócio e é a melhor maneira de conseguir insights para o aperfeiçoamento de produtos e serviços.

Nas vendas em lojas físicas, o ideal é orientar os operadores a questionarem os clientes se eles observaram a falta de um produto ou se foram bem atendidos.

No e-commerce, ofereça sempre formulários e espaços para avaliações sobre o atendimento e/ou produtos e serviços prestados.

O pós-venda é um momento importantíssimo para coletar feedbacks. Envie formulários e pesquisa de satisfação para entender como foi a experiência de compra do cliente na totalidade.

O cliente se sentirá muito mais à vontade para retornar ao seu negócio se souber que tem liberdade para realizar trocas, receber estornos e sugerir novos produtos.

Em um mercado competitivo, marcas e produtos estão cada vez mais buscando um altíssimo padrão de qualidade. Portanto, para se destacar entre tantas ofertas tentadoras, você deve buscar atribuir valor aos seus produtos e serviços e mostrar que oferece muito mais que a concorrência.

Por isso, apostar em um atendimento diferenciado e políticas vantagens é o bônus que o cliente precisa para priorizar sua marca em meio a tantas oportunidades.

Hoje os clientes não estão interessados apenas em comprar, mas estabelecer relacionamentos duradouros com algumas marcas, para garantir que sempre saiam satisfeitos com a sua compra.

Viu como é fácil traçar um conjunto de estratégias de fidelização de clientes? Então que tal  conquistar a fidelidade dos clientes desde o primeiro contato? Por isso, entenda qual é o perfil dos seus clientes e invista no atendimento. Com o guia completo do atendimento de sucesso, os clientes irão se apaixonar pela sua empresa! Acesse já!

banner_ebook_sac_2-0