Especial Contabilidade: 5 motivos para melhorar a comunicação entre funcionários e clientes

Você sabia que mais de 75% dos fracassos nos processos empresariais decorre de uma comunicação ineficiente? Isso mesmo! A comunicação ruim dentro das empresas, a falta de diálogo entre líderes e liderados, os déficits de interação entre os colaboradores e até mesmo, as falhas comunicativas entre profissionais e clientes contribuem para o insucesso nos projetos corporativos.

Não dá para negar que, independente da área de atuação, todo e qualquer negócio precisa investir em uma comunicação clara, objetiva e sem ruídos, a fim de minimizar problemas de produtividade, dificuldades na execução das tarefas, perdas e prejuízos financeiros e, especialmente, conflitos interpessoais. No post de hoje, você vai conhecer cinco razões para melhorar a comunicação entre clientes e funcionários na sua empresa de contabilidade. Confira!

## **Evitar problemas de relacionamento **

Tudo bem que a base do trabalho em uma empresa de contabilidade está nas ciências exatas, no entanto, é impossível obter um bom desempenho quando há problemas nas relações humanas, não é mesmo? Nesse sentido, torna-se indispensável buscar melhorias para a comunicação, pois quando há uma comunicação transparente e objetiva, ocorre, consequentemente, uma expressiva melhora no clima organizacional da empresa. Esse processo contribui, ainda, para estreitar os laços entre os colegas, evitar mal-entendidos, otimizar o convívio e facilitar o gerenciamento de conflitos.

Diminuir erros de execução

Os problemas de comunicação nas empresas contábeis podem gerar, também, conflitos na execução do trabalho, o que pode causar perdas para o negócio, impactando negativamente na receita e reputação da contabilidade.

Aumentar a produtividade

Com uma boa comunicação em todos os processos da empresa, os profissionais perdem menos tempo, produzem mais e melhor. Se a comunicação for impecável, as tarefas serão realizadas com agilidade e precisão, diminuindo os riscos de terem que ser refeitas. Em outras palavras, a comunicação eficiente é fundamental para elevar a produtividade do seu escritório, pois melhora consideravelmente o aproveitamento dos recursos.

Motivar funcionários

Quando as falhas de comunicação são constantes, o ambiente profissional tende a ser desorganizado e tumultuado. As reuniões normalmente são confusas e as questões não ficam bem definidas. Esse quadro de caos comunicativo faz com que a equipe perca a motivação gradativamente e apresente dificuldade de trabalhar de forma sinérgica e colaborativa. Por outro lado, quando a comunicação é eficaz, os profissionais ficam mais motivados, dispostos e engajados nos processos organizacionais e, com isso, o trabalho rende mais.

Fidelizar clientes

A boa comunicação traz benefícios não apenas para a equipe da contabilidade, mas também para os clientes da empresa, que terão atendimento melhor e mais organizado. Isso significa que os gestores devem implementar melhorias nos processos comunicacionais e investir em tecnologias que agilizem, facilitem e otimizem, tanto a comunicação interna, quanto o relacionamento com o cliente. Vale usar as tradicionais ferramentas, como reuniões, telefonemas e e-mails, mas também é preciso inovar, apostando em chats, murais online e videoconferências e muito mais.

Depois de ler estes motivos você também acredita que a comunicação é crucial na sua empresa? Compartilhe sua experiência e conte-nos a sua opinião, deixando o seu comentário! Continue de olho no nosso blog!

banner_ebook_comunicacao_contabilidade