Como escrever uma circular para a empresa?

Uma circular é uma carta enviada pelo chefe de um setor para todos os funcionários da equipe, com o objetivo de alinhar o comportamento de todos, através da homogeneização. Desta forma, a circular é utilizada para transmitir aos colaboradores normas, avisos, ordens e pedidos, sendo relevante, principalmente, em momentos em que todos precisam adotar a mesma conduta.

Quer saber como escrever uma circular para a empresa? Continue acompanhando o nosso artigo e confira as dicas que separamos para você!

Todos devem entender o conteúdo

Como a circular é enviada para todos os colaboradores, é preciso que a linguagem seja clara, garantindo que qualquer pessoa que a receba consiga entender com facilidade o seu conteúdo, independentemente do seu nível de escolaridade. Para isso, seja objetivo e evite usar um vocabulário rebuscado.

É importante ressaltar que o texto não deve deixar dúvidas. Por isso, deve-se investir em uma linguagem didática, com frases curtas e claras. Outra dica sobre como escrever uma circular é usar as frases na ordem direta (sujeito + verbo + complemento). Além disso, não se esqueça de revisar o conteúdo da comunicação, para garantir que não há erros gramaticais nem de ortografia. Se possível, peça alguém para ler o texto. Isso porque, às vezes, o nosso olhar “viciado” nos impede de identificar alguns erros.

Fique atento à estrutura

Assim como qualquer outro tipo de comunicação, a circular tem algumas características próprias. Ela deve ser impressa em papel timbrado, aquele que possui a logomarca ou símbolo que represente a empresa e o setor. Além disso, deve-se conter:

  • Título e número: é preciso identificar qual é o número daquela circular, além do ano em que ela foi expedida. Exemplo: Circular nº 01/2015;
  • Data: a circular deve apresentar a data completa por extenso, contendo inclusive o nome da cidade;
  • Ementa: com o resumo do assunto que será tratado no texto. Exemplo: Ref.: Recesso de final de ano;
  • Vocativo: neste caso, utilize o pronome de tratamento adequado;
  • Texto: o conteúdo da circular deve ser claro e objetivo, de forma a evitar que o leitor fique com dúvidas;
  • Despedida: encerre o texto se despedindo brevemente do leitor.
  • Assinatura: no caso da circular, a assinatura não deve ter linha. Ela deve estar sobre o nome datilografado e o cargo de quem assina o documento.

Utilize softwares de comunicação para facilitar a comunicação

Existem softwares de comunicação corporativa que podem auxiliar no compartilhamento de informações relevantes nas empresas. O mais.im, por exemplo, possibilita a circulação das informações na empresa através do mural eletrônico, fazendo com que o conteúdo chegue a todos de maneira muito mais rápida e fácil.

Viu que não há segredos sobre como escrever uma circular para uma empresa? Porém, é preciso ficar atento para que o conteúdo do texto seja compreendido por todos. Tem alguma dúvida sobre o assunto? Fale conosco através dos comentários!

E não se esqueça de acessar o nosso site para conhecer melhor a Moblife e o nosso software de comunicação corporativa. Com certeza podemos transformar a comunicação da sua empresa!