3 motivos que comprovam por que é importante escrever bem no ambiente de trabalho

Se você considera o seu currículo e a sua aparência o seu cartão de visitas na hora de conseguir um bom emprego saiba que, para mantê-lo e para progredir na carreira, algumas habilidades são necessárias.

Dependendo da função exercida, escrever bem no ambiente do trabalho é uma dessas habilidades que provam a sua capacidade de comunicação e de transmissão de mensagens para a boa realização dos trabalhos. Também prova que você possui boa capacidade de articular, interpretar e resolver problemas e provam também que você está apto a representar a empresa e a estar em contato com seus principais parceiros e clientes.

Pensando nessas questões trouxemos para você os principais motivos que comprovam por que é importante escrever bem no ambiente de trabalho. Acompanhe conosco!

Ter uma comunicação sem ambiguidades

O principal motivo pelo qual é importante escrever bem no ambiente de trabalho é para evitar ambiguidades e garantir a boa realização das tarefas. Nesse caso, os funcionários devem ter domínio não apenas de aspectos ortográficos e gramaticais, mas de aspectos semânticos, o que significa saber formular frases com sentido e coerência, para que o seu destinatário possa compreender a mensagem se maiores problemas.

Se a comunicação entre uma equipe acontece prioritariamente através do envio de e-mails, a clareza e a objetividade devem ser prezados na escrita, pois qualquer ambiguidade pode trazer falhas na comunicação e sérios prejuízos. Ou então trazer atrasos na realização das tarefas, pois será necessário saber ao certo o que o funcionário quis dizer com aquela mensagem tão mal escrita!

Passar uma boa impressão e ser levado a sério

Se todos os dias ao sair para o trabalho você se preocupa com a sua aparência, cuida das suas roupas, do seu cabelo e dos seus sapatos para impor respeito e ser levado a sério, o mesmo deveria valer para a boa escrita. Saiba que ela também é responsável pela boa impressão que as pessoas têm de você, seja sua equipe ou seus superiores.

Escrever bem no ambiente de trabalho demonstra que você possui diversas outras qualidades, como ser estudioso, cuidadoso, dedicado, inteligente, com boa capacidade para raciocinar, interpretar e formular as suas ideias. A habilidade de uma boa escrita pode levar, inclusive, à conquista de novas funções e responsabilidades dentro de sua empresa.

Transmitir confiança

Uma pessoa que escreve bem no ambiente de trabalho se mostra confiável e apta para ser colocada na linha de frente da empresa, ou seja, para estar em contato direto com clientes, parceiros e pessoas importantes. Ao contrário, uma pessoa que escreve mal tende a ficar em funções mais mecânicas e em maior reclusão, pois seus superiores não irão querer ser representados por pessoas que cometem graves erros nos e-mails, nas apresentações e nas mensagens transmitidas. Uma empresa tende a perder credibilidade quando funcionários que escrevem mal representam a empresa, pois isso é entendido como falta de responsabilidade e desleixo na condução do empreendimento. Quem é que vai querer ser parceiro e cliente diante dessa situação?

E então, se você acha que precisa melhorar a sua escrita para não ter problemas no ambiente de trabalho, que tal aumentar o seu hábito de leitura, praticar mais a escrita e, quem sabe, fazer algumas aulas de redação? Nunca é tarde para se aperfeiçoar e aprender. Qualquer dúvida, escreva pra gente!