Como a equipe de vendas da sua empresa pode melhorar a performance com uso de ferramentas mobile

Muitos empresários acreditam que a implantação de tecnologias para uso pela equipe de vendas pode atrasar o dia a dia de uma empresa, exigindo longos processos de aprendizado e adaptação. No entanto, as ferramentas mobile disponíveis no mercado já são bem similares às que as pessoas estão acostumadas em sua rotina, sendo rapidamente assimiladas e usadas em todo seu potencial.

Com concorrentes mais qualificados e clientes cada vez mais exigentes, as empresas precisam se preocupar em facilitar as tarefas da equipe de vendas em campo com essas tecnologias para que os vendedores possam se concentrar em garantir uma experiência de compra mais satisfatória. Saiba como o uso de ferramentas mobile pode melhorar a performance da equipe de vendas:

Chat corporativo

Ao usar um dispositivo móvel como um smartphone ou tablet no trabalho de campo, a equipe de vendas poderá interagir a todo o momento com colegas no escritório e até mesmo entre si.

Por meio de aplicações que permitem o envio de mensagens instantâneas individuais ou coletivas, transferência de arquivos e até mesmo a organização de fóruns de discussão, a equipe poderá ter acesso às melhores práticas definidas pela empresa ou colaborar entre si para melhorar a performance no dia a dia.

Além disso, as agendas podem ser compartilhadas entre todos, permitindo uma visualização mais completa dos horários disponíveis por gestores e vendedores, facilitando o agendamento de visitas e outras tarefas.

Informação sempre acessível

Com um dispositivo móvel em mãos, a equipe de vendas também estará a apenas alguns cliques de acessar informações que podem ser cruciais no momento de fechar um negócio.

A equipe pode conferir a chegada de produtos em estoque, a disponibilidade de determinado item, e consultar especificações, permitindo a transmissão de informações mais precisas e confiáveis a todas as partes envolvidas no processo.

Outro uso interessante das ferramentas mobile é a integração com sistemas de clientes, fornecedores e parceiro, fazendo com que informações importantes para o relacionamento entre todos sejam trocadas com maior agilidade.

Sempre por perto

Lembre-se que, com um dispositivo móvel em mãos, os vendedores terão perfis individuais de usuário que poderão ser gerenciados de diversas formas por sua empresa em busca de maior segurança ou produtividade.

Com as ferramentas mobile, é possível que os dados inseridos pela equipe alimentem automaticamente outros sistemas da empresa, aumentando a agilidade de geração de relatórios e a elaboração de projeções.

Essas informações sempre disponíveis podem subsidiar, ainda, ações de melhoria de produtividade em tempo real, caso sua empresa identifique oportunidades para vendedores ou equipes específicas.

Segurança total

Embora alguns empresários temam pela segurança de seus processos ao dar autonomia para seus vendedores em campo, os dispositivos mobile permitem a definição de permissões personalizadas para que cada funcionário tenha acesso somente às funcionalidades adequadas para seu perfil de uso.

Além disso, os gestores e funcionários podem acessar informações como histórico de conversações individuais, em grupo e até mesmo as transferências de arquivo realizadas, garantindo o uso do sistema de forma adequada e estimulando seu uso com foco na melhoria da performance.

A adoção de ferramentas mobile está se tornando cada vez mais comum em diversos segmentos e pode fazer toda a diferença na hora de aumentar a produtividade da equipe de vendas.

E você? Como tem usado as ferramentas mobile no dia a dia da empresa? Comente aqui em nosso blog!