Como equilibrar a vida pessoal e profissional

É preciso muito esforço para não se curvar às exigências sociais que nos incitam a “ter” para “ser”.

Um dos maiores desafios do homem contemporâneo é o de harmonizar sua rotina para ter tempo para realizar suas obrigações diárias, trabalhar e estar com familiares e amigos.

Quando foi a última vez que você saiu para jantar fora? Qual foi a última viagem que você fez com sua família? Quando você saiu de casa sem se preocupar com assuntos do trabalho ou a hora de trabalhar? Há quanto tempo você não faz uma atividade física ou lê um livro que te interesse?

São essas pequenas ações, que causam um grande impacto na sua qualidade de vida. Nós estamos sempre em busca de ganhar mais dinheiro para ter uma vida melhor, mas durante essa procura, grandes momentos passam despercebidos.

Porém, encontrar o “justo meio” de tais ações não é tarefa fácil. Mas então, como equilibrar a vida pessoal e profissional? É justamente sobre este assunto que falaremos no post de hoje. Fique atento e saiba como viver melhor!

Conheça a si mesmo

Para equilibrar a vida pessoal e profissional é preciso um exercício de autoconhecimento para que você seja capaz de conhecer suas qualidades, mas também suas fraquezas e pontos falhos.

Entender quais são seus valores e saber analisar se eles estão condizentes com a rotina que você leva é tarefa primordial para que seja possível ter sucesso nestes dois campos da vida.

Também é muito importante saber o que você realmente gosta de fazer, o que te motiva e o que alivia sua mente.

Organize melhor seu tempo e estabeleça prioridades

Para conseguir equilibrar a vida pessoal e profissional é preciso ter pulso firme e uma certa rigidez em relação ao que você se propôs. Isso não significa ser inflexível, mas sim cuidadoso em relação ao dever e ao prazer.

Organizar o tempo e estabelecer prioridades é necessário para que seja possível trabalhar e ter períodos para realizar as atividades pessoais. Quando são feitas muitas concessões para uma ou outra área da vida, algo — e alguém — fica prejudicado.

Por isso, ao definir as horas de seu dia para fazer tudo aquilo que você deseja, tente ao máximo cumprir os objetivos que você criou para si.

Saiba dizer não

Saber dizer não é muito importante, tanto para sua vida pessoal quanto para a profissional.

Você não tem que aceitar todos os convites feitos por seus amigos e familiares. E também não precisa ter medo de dizer que está sobrecarregado no trabalho e pedir ajuda aos colegas.**
**

Desenvolva a inteligência emocional

De forma resumida, a inteligência emocional é a capacidade controlar e lidar com suas emoções, ela é a grande responsável pelo sucesso de muitas pessoas.

Quando você desenvolve a inteligência emocional, consegue controlar impulsos, canalizar emoções para as situações adequadas, praticar a gratidão, motivar a você mesmo e a outras pessoas.

Dessa forma, você consegue lidar muito bem com seus sentimentos e emoções. E os problemas profissionais e pessoais não interferem um no outro.

Saia da internet

Com o advento das tecnologias, desconectar-se do trabalho, quando se está em casa; ou da família, quando se está em serviço, virou tarefa difícil.

Invertemos completamente nosso tempo e não sabemos mais como equilibrar nossa vida pessoal e profissional. Com isso, perdemos o foco e não damos a devida atenção ao que estamos fazendo, o que gera baixa produtividade e uma sensação constante de não realização.

Por isso, saia da internet e foque no que você está fazendo. Se o momento é de diversão, não fique checando e-mails; agora, se é hora de trabalhar, não fique no Facebook nem no Whatsapp.

Divida as responsabilidades

Se você é do tipo que acha que ninguém mais é capaz de realizar uma atividade com a presteza, atenção e precisão que você mesmo executa, está na hora de rever seus conceitos.

Ser “o dono do mundo” ou o “o dono da verdade” não te levará a nada diferente de uma vida estressante. E para fugir deste mal, aprenda a dividir responsabilidades, delegar funções e, principalmente, confiar no trabalho do outro.

Isso te ajudará a manter uma boa relação com aqueles que estão a sua volta e permitirá a você ter mais tempo para fazer aquilo que gosta.

Não adie suas férias e folgas

Muitas pessoas estão sempre adiando suas férias, seja por medo de deixar o trabalho acumular ou deixar a empresa na mão. Ou por considerar perda de tempo.

Mas esse é um grande erro, e prejudica seriamente sua vida pessoal e profissional. Trabalhar é muito importante, mas o seu tempo de descanso é valioso.

Além de melhorar a sua qualidade de vida, tirar férias também é ótimo para sua produtividade, pois a volta ao trabalho é cheia de novas energias e ideias.

Faça o que você gosta

Por mais corrido que seja o seu dia e por maior que seja a quantidade de problemas que você precisa resolver, sempre reserve um tempo para fazer o que você gosta.

Pode ser alguma atividade que você sempre quis fazer, ou algo que você deixou de fazer por falta de tempo ou dinheiro. O importante, é ser algo que você goste e te deixe feliz.

Tente seguir as nossas dicas para conseguir equilibrar a sua vida pessoal e profissional de maneira que você tenha tempo para fazer aquilo que precisa e aquilo que te dá prazer.

Mesmo que seu trabalho seja algo que você goste muito, saiba que reservar um período para desenvolver outras atividades e estar com a família e amigos é essencial até mesmo para que você produza mais. Portanto, saiba como dividir suas horas e viva melhor!

E você, tem alguma dica sobre como equilibrar a vida pessoal e a profissional? Que tal compartilhar através dos comentários? Continue de olho no nosso blog!