Confira 3 dicas para engajar as pessoas no seu projeto

É fato que, quando os funcionários estão engajados no projeto em que estão trabalhando, tudo flui melhor. Desde a comunicação até a conclusão da tarefa, se os colaboradores estão dedicados e focados, os resultados dificilmente sairão fora do esperado. E qualquer bom líder de uma empresa quer ver os seus funcionários engajados, produzindo cada vez mais e melhor e contribuindo para o sucesso da organização, não é mesmo?

Para te ajudar a conquistar os seus funcionários em favor da sua causa é que elaboramos o post de hoje. Continue acompanhando e confira algumas dicas para engajar os seus colaboradores no seu projeto!

Motive os seus colaboradores

Não adianta querer resultados positivos e cada vez melhores da sua equipe, se você não trabalha para motivá-la e mostrar os caminhos que precisam ser seguidos. A motivação é fator essencial para o sucesso e crescimento de um grupo. Quando uma equipe está motivada e sabe onde ela precisa chegar, é muito mais fácil alcançar o objetivo final do grupo.

Portanto, se você quer engajar os seus funcionários, esteja sempre em constante comunicação com eles, dê feedbacks positivos quando algo for realizado com excelência, ensine o melhor caminho quando alguma coisa não estiver seguindo o rumo certo e, acima de tudo, mostre que você está aberto ao diálogo.

Tire dúvidas, explique sobre novas estratégias de trabalho que possam surgir e mostre aos seus colaboradores que vocês são uma equipe e que trabalham juntos. Assim, cada funcionário se sentirá especial, importante para o sucesso da instituição e, com isso, se empenhará cada vez mais.

Saiba a hora certa de parabenizar e de chamar a atenção

Entenda que, quando o feedback for positivo, ou seja, quando algum funcionário ou uma equipe tiver superado as expectativas da empresa, ou simplesmente realizado uma tarefa difícil, eles precisam ser reconhecidos. Isso ajuda na motivação e mostra que a empresa dá o merecido reconhecimento. Para isso, parabenize-os e não tenha medo de expor isso ao restante da empresa.

Entretanto, se o feedback que você tem para dar a algum colaborador ou equipe for negativo, sobre alguma situação que não está de acordo ou que está seguindo um caminho diferente do esperado, entenda que isso deve ser feito em particular. Não existe nada mais desmotivador para um funcionário do que receber uma advertência em público. Isso gera sentimento de insatisfação, ineficiência e vergonha e pode prejudicar completamente o engajamento desse colaborador da equipe.

Reconheça sempre que os funcionários são o maior bem da empresa

Você sabe que, sem os funcionários, nenhuma empresa segue adiante, não é mesmo? São eles que trabalham dia após dia para o crescimento e sucesso da organização. Portanto, mostre que eles não são apenas números para a empresa, mas sim parte dela. Quando os colaboradores se sentem parte de um grupo maior, de uma instituição, eles se sentem mais engajados e empenhados em alcançar os objetivos.

Como gestor, converse com cada um deles, chame-os pelo nome, busque saber o que eles pensam sobre a empresa, o que gostariam que fosse diferente e o que eles acham que pode melhorar. Deixe que eles saibam que a opinião deles é importante e faz a diferença. Isso também fará com que os seus funcionários estejam cada vez mais engajados e interessados no sucesso de todos.

Seguindo essas dicas você se mostrará como um líder que se preocupa e se interessa por cada situação dos seus funcionários e, como consequência, será referência para eles. Trabalhe duro e você verá a sua equipe cada vez mais engajada!

Você tem outras dicas para compartilhar sobre como engajar pessoas no seu projeto? Escreva para nós através dos comentários!