Saiba como elaborar um planejamento de comunicação interna para a empresa

Ter uma comunicação interna bem planejada é um passo importante na conquista de grandes objetivos internos de uma empresa. Contudo, isso requer planejamento, cuidado a diversos aspectos e, principalmente, muita dedicação. Se você já identificou a importância desse planejamento para a sua empresa, mas ainda tem dúvidas de como elaborá-lo, não se preocupe! Elaboramos um breve guia para ajudá-lo nessa missão. Confira!

**1) Diagnóstico
**Antes de estruturar seu plano de comunicação interna é preciso diagnosticar o cenário. Isso significa entender o momento que a empresa vive, ouvir os funcionários em relação às ações já realizadas de comunicação e entender profundamente onde a comunicação interna da sua empresa se encontra.

Para realizar esta análise, basta conversar com seus funcionários. Escolha alguns e faça algumas perguntas como as listadas abaixo. Elas vão te ajudar a coletar dados para seu diagnóstico:

  • Quais as suas expectativas em relação à empresa? Como você vê nossa empresa daqui 10 anos?
  • Você é bem informado sobre todas as notícias internas da empresa? De que forma? Você acha esta forma de comunicação eficaz?
  • Existe algum ponto crítico de relacionamento dentro da empresa? Alguma postura que você acha ruim para os funcionários ou para a nossa empresa?
  • Onde é mais adequado a empresa conversar com os funcionários? Espaço de integração? Pela Intranet? Por e-mail?

Leve a conversa de maneira leve e vá fazendo mais perguntas. Anote tudo e depois analise, comparando as respostas mais recorrentes. Você vai perceber que existem ótimos insights neste tipo de entrevista. Depois, escreva tudo que é importante você ficar atento na hora de implementar seu planejamento de comunicação.

**2) Planejamento
**Agora que você já tem os pontos fortes e fracos da cultura interna da empresa é hora de começar a traçar um plano de comunicação. Nesta etapa você deve, basicamente, responder 5 perguntas essenciais da comunicação: Quem? Quando? Como? Onde? Por quê? Com estas perguntas respondidas, você já tem uma ideia mais clara de como será seu plano de ação.

Quem: Defina o perfil dos seus funcionários e sempre saiba para QUEM você está emitindo sua comunicação;

Quando: Determine um tempo de execução do plano e também a temporalidade das peças de comunicação que serão desenvolvidas. Por exemplo, você pode realizar um plano de comunicação trimestral com newsletter semanal;

Como: Defina qual será a linguagem da sua comunicação, de acordo com seu público. Você pode usar texto, imagem, reuniões presenciais mensais, mural eletrônico, etc. Lembre-se que, para definir isso, tenha em mente as informações obtidas no primeiro passo;

Onde: Defina em quais locais você vai enviar sua mensagem, se será através de e-mail, cartaz, TV corporativa, intranet, etc.

Por que:  Esta é a parte mais complexa do plano de comunicação. Defina por que você está desenvolvendo seu planejamento de comunicação e lembre-se que esse é o objetivo que vai sempre nortear os próximos passos.

**3) Implementação e mensuração
**Você fez o diagnóstico e desenvolveu o planejamento? Agora é hora de realizá-lo! Comece a implementar cada canal de comunicação e fique atento aos resultados. Se algo não estiver dando certo, mude seu plano e tente outra vez. A melhor maneira de se tornar um expert em planejamento de comunicação interna é fazer, prestar atenção e refazer se preciso.

Siga as nossas dicas e desenvolva um plano de comunicação interna estruturado, que atenda às necessidades da sua empresa. Se ainda tiver dúvidas ou precisar de ajuda sobre qual caminho seguir, deixe nos comentários que lhe ajudaremos.