10 dicas para turbinar a produtividade da sua equipe de TI

Diante de um mercado altamente competitivo, todos os empresários e gestores reconhecem a importância de iniciativas e ações efetivas, visando o aumento da produtividade de suas equipes.

A busca por performance e rendimento depende também de uma série de práticas relacionadas a uma gestão com foco em resultados e pessoas.

É preciso salientar que a complexidade da operação é um fator complicador para essa gestão, demandando mais atenção, conhecimento, recursos e dedicação destes gestores.

Em função das automatizações de diversos processos internos e da real necessidade de integrá-los à rotina de todos os colaboradores. É certo que processos mais eficientes, seguros e ágeis podem trazer excelentes resultados para a organização.

Mesmo na era da tecnologia, manter a empresa atualizada, inseri-la no mundo digital e otimizar os processos ainda é um desafio para muitas organizações.

Adotar novos modelos de negócio, virtualizar, redesenhar os sistemas de informação, implantar estratégias inovadoras e manter tudo isso em harmonia, não é uma tarefa fácil.

Toda essa demanda fica sob a responsabilidade da sua equipe de TI. Um time fundamental para manter a empresa funcionando e alcançar ótimos resultados.

Assim como em todo ambiente corporativo, quando acontece alguma falha nesse departamento, todos os outros setores da empresa são afetados, principalmente com a dependência de tecnologia que temos atualmente.

Preparamos esse artigo, para te ajudar a aumentar a produtividade da sua equipe de TI e a deixa-la ainda mais criativa. Continue acompanhando!

Comunique a estratégia e defina metas

É preciso que os colaboradores conheçam muito bem a estratégia da empresa, os projetos e os planos para curto, médio e longo prazo.

Assim, é necessário desdobrar os objetivos macro da empresa em metas de menor dimensão, de modo que todos os colaboradores possam compreender o que deve ser feito para chegar aos resultados planejados.

Essas metas devem ser designadas coletiva e individualmente, ou seja, às equipes e aos profissionais, de modo que haja maior engajamento e participação.

Para que isso aconteça, é essencial contar com uma comunicação interna clara e transparente, evitando, assim, interpretações equivocadas e dúvidas.

Otimize os processos internos

Outra medida fundamental para aumentar a produtividade das equipes é otimizar os processos internos, eliminando desperdícios e falhas.

Desta forma, é preciso avaliar as tarefas realizadas e descartar as desnecessárias, incluindo relatórios, apresentações e e-mails que não agregam valor e que podem ser considerados mera perda de tempo.

Vale a pena atuar em conceitos como Kaizen e melhoria contínua, incentivando a equipe a simplificar procedimentos, encontrar soluções para os problemas atuais, identificar e eliminar os gargalos. A criatividade deve ser sempre estimulada, a fim de buscar alternativas e novas respostas.

Organize reuniões gerenciais

As reuniões com o grupo são ótimas ferramentas de comunicação e podem ser bem utilizadas. É o momento para informar, atualizar, orientar e direcionar os esforços.

E para serem ainda mais efetivas, devem propiciar a troca de ideias, experiências e sugestões, favorecendo o trabalho em equipe e a integração entre os colaboradores.

Porém, é preciso ter bom senso, já que o excesso de reuniões impacta direta e negativamente na produtividade da equipe.

Invista nas ferramentas adequadas

Os recursos e a infraestrutura oferecidos pela empresa aos seus colaboradores influenciam fortemente na produtividade e nos resultados das equipes.

É importante oferecer condições adequadas para o trabalho, além de fazer uso de soluções tecnológicas, principalmente para otimizar tarefas operacionais e também, para integrar diversos processos.

Dê feedback imediato

O feedback é uma excelente ferramenta de gestão de pessoas e, se usado em tempo real, pode evitar retrabalhos, perda de tempo ou duplicidade de tarefas.

Sempre que houver a necessidade de melhorias ou mudanças na postura ou rendimento, deve haver uma conversa franca e estruturada entre gestor e colaborador, a fim de indicar as correções.

Também é preciso reconhecer a dedicação e o bom trabalho, mantendo, assim, os colaboradores motivados e engajados

Crie um sistema de recompensas

É interessante criar um sistema de recompensas financeiras, gratificações por metas e objetivos alcançados e premiações por resultados acima da média.

Esse tipo de incentivo costuma encorajar os colaboradores a buscar a excelência e, se esse incentivo for para a equipe, favorecerá a coletividade e a colaboração em prol dos mesmos propósitos.

Elimine distrações e dispersões

Foco e concentração são essenciais para a produtividade da sua equipe de TI, e de qualquer equipe, assim, é preciso eliminar distrações e dispersões que retiram a atenção e a energia dos colaboradores.

Neste caso, é interessante rever a quantidade de mensagens, de reuniões na agenda, além do livre acesso à internet e às redes sociais sem monitoramento da empresa.

Conversas paralelas e improdutivas também merecem atenção, pois muitas vezes são guiadas por fofocas, boatos ou reclamações, que refletem um comportamento bastante nocivo e que deve ser eliminado do ambiente de trabalho.

**Ofereça oportunidades de crescimento **

Dê oportunidades para os membros da sua equipe encararem novos desafios e responsabilidades. Invista em cursos de aperfeiçoamento, ofereça novas tecnologias e ferramentas.

Assim, a sua equipe de TI verá que a empresa confia em sua capacidade e trabalhará muito mais engajada e motivada.

Reconheça e valorize os talentos

Reconhecimento e valorização também são práticas básicas para uma boa gestão de pessoas.

Neste sentido, é essencial investir nos talentos, oferecendo treinamento e qualificação, delegando responsabilidades e autoridade e propiciando oportunidades de crescimento profissional.

Desenvolva o ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho tem grande influência na produtividade da equipe, por isso é necessário desenvolver um clima organizacional saudável.

Para isso, alguns aspectos da gestão são fundamentais, tais como respeito pelas diferenças e individualidades, imparcialidade, meritocracia, reconhecimento, oportunidades de desenvolvimento profissional, incentivo à participação dos colaboradores etc.

**Invista na comunicação **

A boa comunicação é fundamental para o aumento da produtividade e da integração de todas as equipes. Tenha um canal de comunicação oficial da empresa, tanto para a comunicação entre líderes e colaboradores, quanto para as equipes de trabalho.

Quando a comunicação interna é eficiente, a equipe trabalha mais integrada e motivada, o ambiente de trabalho é mais organizado, os processos são eficientes. São vários os benefícios para a sua empresa.

Como está a produtividade da sua equipe de TI? Você tem alguma dica para aumentar a produtividade de equipes, que não foi citada nesse artigo?  Enriqueça o nosso post compartilhando suas dúvidas e sugestões, através dos comentários.

Por Talita Maria