Torne-se um bom colega de trabalho

Ter um ambiente de trabalho agradável é importante para manter a motivação dos funcionários. Há quem passe mais tempo no ambiente de trabalho do que na própria casa. Entretanto, para as empresas, é um desafio criar uma atmosfera agradável para que as mais diversas personalidades não entrem em atrito.

Em muitos processos seletivos já é possível se deparar com questionamentos que avaliam as relações interpessoais e o comportamento do trabalho em equipe. Isso porque ter bons colegas no trabalho é importante para enfrentar a rotina e situações estressantes. Claro que não há uma fórmula mágica para criar um ambiente ideal e harmonioso para todos, mas reunimos algumas dicas imperdíveis que podem te ajudar a fazer parte do hall dos bons colegas:

1) Tenha empatia

Todos sempre dizem que têm empatia, mas colocá-la em prática é mais difícil do que se parece. É importante saber se colocar no lugar do próximo diante de uma situação enfrentada por um colega. Ofereça ajuda diante de um problema ou, simplesmente, chame para esfriar a cabeça no café.

2)  Seja simpático e educado

Ninguém precisa estar sorrindo e feliz o tempo todo, mesmo porque o efeito pode ser contrário, mas simpatia e educação não podem faltar tanto com quem é mais próximo quanto com quem não é. Desejar bom dia vale para a recepcionista e para o colega de bancada. É importante lembrar que a falta de educação e o mau humor são contagiosos.

3) Fuja das fofocas

É inevitável não participar das conversas no café ou na hora do almoço. Ouvir não faz mal, mas evite ser um propagador da fofoca. Mesmo porque a cada versão algo novo é inventado e isso pode minar o ambiente e deixar algum colega em situação constrangedora. Além disso, todos estão sujeitos as fofocas e você pode ser a próxima vítima.

4)  Seja positivo

Assim como o mau humor é contagioso, o positivismo também é. Pessoas positivas lidam melhor com situações de estresse e conseguem solucionar problemas com mais facilidade. Além, claro, de fazer bem para a saúde e para a mente.

5) Trabalhe em equipe

Mesmo que seu trabalho possa ser desempenhado sozinho, fazer parte de um grupo é importante para desenvolver algumas habilidades. Relacionar-se, trocar ideias, ouvir torna a solução de problemas mais fácil e interativa.

6)  Aceite o outro

Sem dúvida, um dos grandes desafios nas relações humanas é saber aceitar a diferença do outro. Tudo que vai de desencontro a nossas histórias, valores e culturas gera estranheza. No ambiente de trabalho é essencial saber lidar e aceitar essas diferenças no próximo. Vale dizer, ainda, que compreender não é julgar, assim como aceitar não é concordar.

7)  Seja fiel ao seu caráter

Em algum momento da trajetória profissional é possível que você se depare com situações que vão em desencontro com o que você acredita ser o melhor para você, a equipe e a empresa. Mantenha-se firme e lembre-se que oportunidades surgem a todo momento, mas o caráter é uma marca registrada que irá te acompanhar por toda sua vida.

E então, você se considera um bom colega de trabalho? Conte para nós através dos comentários!