4 dicas valiosas para procrastinar menos

Procrastinar é um hábito comum dos brasileiros, principalmente quando a tarefa que precisa ser feita não é lá das mais agradáveis. E quando você percebe que os colaboradores da sua empresa andam procrastinando demais, é preciso agir. Afinal, tarefas adiadas todos os dias podem gerar diminuição dos resultados, por mais que essas tarefas sejam as mais simples. Pensando nisso, resolvemos reunir algumas dicas valiosas que você pode colocar em prática na sua empresa para que os seus colabores parem de procrastinar e melhorem o rendimento no trabalho. Ficou curioso para conhecê-las? Então continue com a leitura!

Motive os funcionários

Pode parecer algo bobo ou simples, mas funcionários desmotivados tendem a procrastinar mais. Isso acontece porque eles já não se importam tanto assim com a situação da empresa e com a ideia de crescer dentro dela. Portanto, uma das primeiras coisas que você deve fazer para evitar a procrastinação é motivar os seus funcionários constantemente. Converse, dê dicas, pergunte o que eles acham que pode melhorar na empresa, ofereça benefícios para crescimento profissional (como cursos, palestras etc.) e faça com que os colaboradores da sua empresa realmente se sintam satisfeitos de estar ali, melhorando, assim, o rendimento no trabalho. Com isto, as tarefas começarão a fluir mais rapidamente e a procrastinação ficará para trás.

Invista em tecnologia

Muitas vezes, uma comunicação mal organizada, ou até mesmo a falta de comunicação, acabam tornando os processos da empresa muito mais lentos e improdutivos. Para lidar com isso é necessário investir em tecnologia e otimizar tudo o que for possível. Você pode começar, por exemplo, com a instalação de um comunicador interno, que facilitará o trabalho dos colaboradores e contribuirá para a circulação da informação de forma mais eficaz. Muitas vezes, uma tarefa não é cumprida não pela falta de boa vontade de um funcionário, mas sim pela falta de uma comunicação clara e objetiva. Com o comunicador interno esses problemas tendem a diminuir.

Crie uma cultura de comprometimento

Mostre aos seus colaboradores que, por mais que eles demorem para fazer uma tarefa, uma hora ela precisará ser cumprida. E se tiver que ser feita às pressas por falta de tempo, ela poderá se tornar ainda mais chata. Ensine-os a querer ficar “livre” dessas tarefas que não são as que eles mais gostam logo de cara. Criar uma cultura de comprometimento — ou seja, mostrar que se algo precisa ser feito, que seja feito logo — pode ajudar significativamente a diminuir a procrastinação na sua empresa.

Torne as tarefas mais divertidas

Por mais que seja obrigação dos funcionários cumprir as tarefas, você pode dar uma forcinha tornando aquelas que são realmente complicadas ou chatas de se realizar, mais divertidas. Você pode oferecer um bônus; algum benefício, como uma folga extra ou flexibilização etc. Tenha em mente que você não estará perdendo dinheiro, mas sim fazendo com que os seus funcionários sejam mais participativos e queiram resolver logo as coisas que estão pendentes.

A procrastinação não é boa para nenhuma empresa — e nem mesmo para a vida pessoal de alguém. Se algo precisa ser feito, que seja feito logo e não deixado para o último momento. Busque aplicar essas dicas à rotina da sua empresa e não deixe de voltar aqui e contar para nós como foram os resultados!