6 dicas para lidar com um funcionário “sabe-tudo”

Qualquer profissional já passou pela experiência de trabalhar com um funcionário sabe-tudo, aquela pessoa que tem uma opinião sobre tudo, que não aceita ser contrariada e que inevitavelmente se acha melhor e mais capacitada do que outros funcionários. Em tempos de crise, ou de falhas em projetos, essa é a primeira pessoa a jogar toda a culpa nos colegas, a dizer “eu avisei” e a não compartilhar responsabilidades entre a equipe.

Além de esse ser um perfil extremamente irritante para outros funcionários e até mesmo para seus superiores hierárquicos, a personalidade do sabe-tudo pode ser extremamente prejudicial ao ambiente de trabalho. Ela gera uma forma não saudável de competitividade, inimizades entre membros de uma mesma equipe e o sentimento de que ninguém é bom o suficiente.

Mas o que fazer quando isso acontece em sua equipe? Como lidar com esses funcionários? Confira algumas dicas essenciais:

Dê exemplo por meio de suas próprias atitudes

Não é porque você é o líder de uma equipe, que também precisa ser um sabe-tudo. Ao contrário, superiores hierárquicos que assumem suas falhas e deficiências contam com mais apoio de seus empregados e produzem trabalhos mais colaborativos. Além disso, essa atitude por meio do exemplo gera um clima de cooperação entre você e seus funcionários.

Tente compreender melhor a pessoa e a situação em que ela se encontra

Procure entender o porquê de um dos funcionários querer demonstrar tanto conhecimento e opinião sobre tudo. Ele quer ganhar uma promoção? Essa é uma característica da personalidade dele? O ambiente da empresa promove esse tipo de atitude? Ao se colocar no lugar desse funcionário, é possível descobrir as melhores formas de lidar com o problema.

Converse com o funcionário e ofereça seu feedback

Se a situação exigir, converse com o funcionário em particular e ofereça alguns conselhos. Não tenha essa conversa em público, porque o constrangimento em frente aos colegas de trabalho pode acarretar sentimentos de revanchismo, que não são saudáveis. Se a reação à conversa não for positiva, é possível que decisões mais drásticas tenham que ser tomadas.

Escolha bem quando entrar em discussões

Não vale a pena discutir por bobagem, certo? Então reflita: o comportamento do sabe-tudo é rotineiro, ou esporádico? Quais são as consequências reais desse comportamento? Procure intervir apenas quando for efetivamente necessário. Muitas vezes, o tempo é suficiente para corrigir essas atitudes e tudo que o funcionário precisa é um período de ajuste ao novo contexto de trabalho.

Esteja sempre seguro de suas informações e dados

Se tem uma coisa que funcionários sabe-tudo sempre fazem, é contestar seus colegas e figuras de autoridade. Por essa razão, é importante ter bastante segurança e convicção acerca de seus dados e informações. Esteja preparado em todas as reuniões e não deixe de fazer correções quando necessário.

Saiba como desconstruir discursos de pessoas muito seguras de si

Desconstruir as afirmações de funcionários sabe-tudo é mais fácil do que você imagina. Muitas vezes, as afirmações deles são infundadas e aquilo não passa de retórica, para aparentar maior conhecimento sobre determinado tema. Evite entrar na lógica de argumentos pouco racionais e faça questionamentos específicos sobre cada tema, induzindo o funcionário a evidenciar suas próprias contradições, quando elas existirem.

E então? Acha que essas dicas podem ser úteis na hora de lidar com um funcionário sabe-tudo no ambiente de trabalho? Compartilhe sua opinião e dicas no espaço de comentários!