6 dicas infalíveis para apresentar projetos com impacto

Um bom projeto não consegue chegar a lugar algum se não for apresentado da maneira correta. Fazer com que ele seja compreendido e tenha a sua função especificada é tão importante quanto a própria elaboração. Portanto, é importante dedicar uma boa parte do seu planejamento para pensar em como a sua ideia será transmitida.

Existe uma série de vícios dos quais precisamos nos livrar quando lidamos com apresentações, pois eles podem prejudicar todo o projeto. Veja a seguir 6 dicas infalíveis para apresentar projetos com impacto:

Saiba o que é o projeto

Se o projeto foi elaborado por você, é necessário conhecê-lo a fundo e ter noção de todos os seus desdobramentos. A apresentação será um retrato fiel do seu produto e, por isso, precisa ser feita por alguém que possui total conhecimento sobre ele. Se você ainda possui dúvidas, adie o início da apresentação e mergulhe nas pesquisas necessárias. Só comece a montar os slides quando tiver completa segurança de que sabe tudo a respeito do projeto.

Faça um rascunho

Nem pense em abrir o PowerPoint logo de cara. Antes de começar a preparar sua apresentação, faça um rascunho em papel. Aproveite a liberdade do lápis para colocar tudo o que você considera importante para só depois pensar em ordem e layout. Faça um verdadeiro mapa mental do seu projeto e de como você quer que seja a apresentação. Aproveite para já ter uma boa noção de como ela será e por qual rumo seguirá.

Conte uma história

Uma apresentação, seja ela qual for, precisa ser envolvente. Ninguém gosta de assistir a uma sequência de slides entediante, e isso contará pontos contra o seu projeto. Afinal, ele precisa ser compreendido pelo público, e não fazê-lo dormir. Uma excelente maneira de cativar os espectadores é estruturar a apresentação como se fosse uma história. Em vez de destacar as características do seu projeto, comece contando a razão de sua existência e o que motivou a criação dele. O que você estava fazendo quando teve a ideia de começar esse projeto?

Complemente seus slides

Uma apresentação de slides não deve ser lida do começo ao fim. Na verdade, este recurso serve apenas para complementar o discurso do apresentador. Muitas pessoas, quando utilizam esse recurso, acabam apenas lendo tudo o que está escrito em cada um dos slides. Não caia nesta armadilha! Os slides devem servir de guia para o que você falará, e não como uma fonte de leitura na hora da apresentação. Se toda a informação sobre o projeto está nos textos dos slides, não há necessidade de alguém apresentá-los, não é mesmo?

Evite exageros

No momento da apresentação, a tendência é que passemos mais tempo do que planejamos falando de todas as qualidades e benefícios do nosso projeto. No entanto, os espectadores não possuem muito tempo disponível para ouvir sobre todos os detalhes do projeto.

Por isso, evite deixar sua apresentação muito longa, cortando tudo que não for essencial. Cada slide deve conter informações objetivas e contribuir para que o público chegue a algum lugar e entenda a ideia que você deseja passar. Evite excessos, tanto nos slides quanto na fala.

Pratique

Por melhor que seja o seu domínio do assunto, você precisa praticar a sua apresentação minuciosamente antes de levá-la para o público. Essa é a melhor forma de garantir que você vai se lembrar de todos os detalhes e não vai travar diante do público. Para melhor transmitir a ideia do seu projeto, é necessário passar segurança ao espectador. Ninguém vai dar credibilidade a alguém que não sabe apresentar o próprio produto. Pratique quantas vezes for necessário para que você consiga seguir bem pela estrutura da sua apresentação e transformá-la em um sucesso.

A verdade é que não importa o quão bom seja um projeto, ele precisa ser bem apresentado para ganhar a confiança de seu público. Do contrário, não terá chances de sucesso dali para frente. Portanto, dedique-se à apresentação de seu projeto tanto quanto você se dedicou à elaboração dele. Seguindo estas dicas infalíveis, é possível garantir sucesso nessa missão!

Quais são suas técnicas e meios infalíveis para apresentação de projetos? Já conhecia alguma de nossas dicas? Comente e compartilhe as suas técnicas através do espaço de comentários!