4 dicas para fortalecer sua marca de dentro para fora!

Trabalhar o branding externamente parece o caminho certo a ser seguido, contudo, onde começa o processo de venda para o cliente? Quem é o responsável por transmitir confiança e credibilidade ao mercado? Se a resposta que veio primeiro à sua mente foi o marketing, repense um pouco. Quem tem o maior contato com os clientes? Isso mesmo, são os funcionários da empresa, e por esse motivo o branding deve começar internamente, focando-se em fortalecer a marca junto aos funcionários para que estes sejam mais do que meros executores, sejam verdadeiros defensores da marca. E como fazer isso? Confira nossas dicas!

Mantenha a coerência entre fala e ação

Certamente você já ouviu a frase “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”. Essa é a essência da marca que comunica uma postura ao mercado e pratica outra internamente, como as várias empresas que vêm sendo denunciadas por trabalho escravo, por exemplo.

Para não incorrer nesse tipo de erro, mantenha suas ações de acordo com o discurso que a empresa prega, de acordo com seus valores, crenças e posturas. A imagem da empresa deve ser uma só, tanto para o público interno quanto para o externo.

Invista em uma comunicação de duas vias

A imagem da empresa é formada pelas percepções positivas, negativas e neutras que ela gera no público interno, que faz um balanço de tudo e forma uma opinião a respeito da marca. Se você deseja fortalecer sua marca de dentro para fora, é preciso manter uma comunicação aberta, clara e transparente, que inspire confiança nas pessoas e se reflita na conduta de cada funcionário.

Ao acreditar na marca, o funcionário se sente mais seguro e comprometido, repassando essa percepção para o cliente, que também confiará mais na empresa, acreditando que a postura do funcionário é a postura da empresa.

Utilize o endomarketing para gerar conexões emocionais

O endomarketing é uma poderosa ferramenta de motivação e envolvimento para o público interno. Ele se utiliza das ferramentas do marketing tradicional para vender uma ideia, uma cultura, um posicionamento para as pessoas que estão envolvidas com a empresa, fazendo com que estas assumam uma postura mais positiva perante o seu trabalho.

Através do endomarketing é possível conscientizar as pessoas, estimular a participação e gerar engajamento, criando sinergia no ambiente de trabalho. Quanto mais envolvidas as pessoas se sentirem, mais satisfeitas com a marca elas estarão, contribuindo para o fortalecimento do branding, tanto interna quanto externamente.

Valorize as pessoas

Uma comunicação interna eficiente não vale nada se as pessoas não se sentirem valorizadas, o que pode comprometer seriamente a percepção do público interno em relação à marca. Dessa forma, crie processos, estratégias e políticas de reconhecimento das pessoas que constroem sua marca diariamente, estimulando não apenas as premiações e elogios por parte da empresa, mas o reconhecimento entre colegas de trabalho.

Quanto mais felizes as pessoas se sentirem no trabalho, mais envolvidas estarão com a empresa e com seus objetivos, atuando proativamente para a conquista deles tanto interna quanto externamente.

Sua empresa investe no fortalecimento da marca internamente? Quais ações são realizadas e quais resultados você percebe?