4 dicas para definir as políticas de RH da sua empresa

A importância das pessoas para uma empresa se relaciona com a sua produtividade, com o perfil de trabalho em equipe adotado e até mesmo com a forma como a empresa quer se colocar no mercado. Por isso, a gestão de pessoas é uma parte essencial para o sucesso do empreendedor. Adotar políticas de RH é uma prática básica para estruturar a parte de gerenciamento, organização e estratégias, atuando desde a contratação dos funcionários.

É necessário elaborar um plano daquilo que se pretende com a implementação de políticas de RH dentro da empresa, deixando claro quais são as necessidades, o modo de desenvolvimento e manutenção da política a médio e longo prazo. Para isso, o plano deve ser elaborado com base nos parâmetros da empresa e formulado a ponto de atender com eficiência e estratégia a articulação entre os objetivos e os colaboradores.

Confira agora algumas dicas para definir as políticas de RH da sua empresa:

Adote pesquisa de mercado

As pesquisas de mercado no campo da empresa trazem a oportunidade de estar sempre atualizado quanto à média de salário, formas e periodicidade de atualização profissional, tipos de benefícios e comunicação com as pessoas. Se há uma nova área a ser implantada pela empresa, a pesquisa permite saber os quadros médios para que sua expansão se dê de acordo com os parâmetros do mercado.

Use o suporte de RH para ampliar o quadro de funcionários

Para a contratação de novos funcionários, pode-se usar os mesmos dados da pesquisa para analisar a melhor forma de selecionar pessoas para a empresa. A política de RH deve elaborar de que forma serão anunciadas as novas vagas e através de que o concorrente será analisado — currículo, prova ou entrevista, dinâmica etc. —, visando aquele que mais está de acordo com os planos do empreendedor. Deve ser definido anteriormente qual o perfil a ser priorizado, tendo também a referência dos funcionários que já trabalham na empresa.

Faça um estudo da empresa e explique à sua equipe

Tendo como objetivo organizar e orientar corretamente as pessoas, as medidas de RH devem estudar de que formas ocorrerão as mudanças para tornar o plano eficaz e melhorar o desempenho dos funcionários. O critério do novo desenho das funções deve ser claro e atender prioritariamente o plano estratégico e operacional da empresa. Caso seja necessário, exemplifique com organogramas e fluxogramas como se dará tal funcionamento. Alguns funcionários podem ser treinados para exercerem funções chaves na integração da equipe, tal como acompanhar as mudanças e seu desenvolvimento.

Entenda a importância das políticas de RH no dia a dia da empresa

Uma vez que o plano esteja implementado e correndo conforme os objetivos estabelecidos, é preciso elaborar a maneira com a qual o setor de RH lidará com a diversidade no trabalho de organização. Esta atenção visa conseguir aproveitar as qualificações e talentos individuais para a atender os objetivos principais da empresa. A tabela de salários e o plano de carreira devem ser desenhados ainda em cima de uma base clara e proporcionando benefícios como estímulo aos funcionários, oferecendo a mesma política para todos. A segurança do trabalho deve ser considerada como causa prioritária no ambiente de trabalho, assim como a higiene e medidas que visem o bem-estar de todos.

E você, tem alguma dica para compartilhar? Deixe o seu comentário!