6 dicas de atendimento para concessionária: aprenda ainda hoje

Quando procuramos por dicas de atendimento, encontramos muita coisa abrangente, mas nada muito específico. O que acontece é que as práticas do bom atendimento devem ser adaptadas para a realidade de cada empresa. Quando o assunto é o mundo dos carros, você encontra dicas de atendimento para concessionária rapidamente?

Pois é, não é tão fácil descobrir como é possível se diferenciar da concorrência no quesito atendimento quando o assunto é concessionária.

Por isso, hoje vamos te dar 6 dicas de atendimento para concessionária para que você possa ganhar promotores da sua marca e assim conseguir novos clientes.

Vamos às dicas?

Dica número 1: Trate todos os clientes igualmente, independente do valor do carro que eles quiserem comprar

Não há nada mais desagradável do que ver os clientes de um determinado lugar serem tratados de formas diferentes por conta de suas atribuições financeiras.

Em concessionárias, é tão ruim quanto.

Um possível cliente entra em uma concessionária e diz que procura um determinado modelo que custa R$ 35.000,00. Outro possível cliente entra e procura por um carro que custa mais de R$ 1.000.000,00.

Os dois clientes devem ser tratados da mesma forma. Quando há diferença no tratamento entre um e outro, sua concessionária ficará com má fama e isso atrapalhará as vendas.

Dica número 2: Promova um ambiente agravável

Iluminação, lugares confortáveis para sentar, café sempre fresco e quentinho, tudo isso deve ser levado em consideração na hora de manter uma concessionária.

Todo o ambiente ajuda na experiência de compra do consumidor e nada deve ser subestimado.

A temperatura do local deve estar agradável. Um ambiente climatizado evita que os clientes queiram logo ir embora sem nem terem a oportunidade de se encantar com o carro.

Um cantinho com café bem feito e quem sabe uns biscoitos e balas também torna a experiência mais agradável. Escolher um carro pode demorar bastante e ninguém gosta de ficar com fome.

Outro ponto que faz a diferença é a existência de sofás ou cadeiras confortáveis para as pessoas esperarem.

Às vezes, o comprador quer a opinião da família e leva até os filhos para a concessionária. Nesse caso, ter um lugar para as crianças ficarem deixará os pais tranquilos.

Dica número 3: Mantenha os carros em bom estado para test drive

Nada pior que pegar um carro para test drive e o carro estar sujo, cheirando mal ou sem combustível, né?

Esse tipo de erro é erro de principiante e não pode acontecer na sua concessionária.

Os carros de test drive devem estar em plenas condições de uso para que o cliente tenha a melhor experiência possível com o veículo.

Isso quer dizer que é preciso que haja alguém responsável por esse tipo de cuidado para que o vendedor não tenha surpresas desagradáveis ao mostrar o carro.

Se o atendente vê que o cliente realmente está interessado naquele carro, ele pode inclusive deixar o carro com o cliente para que ele faça um test drive de um final de semana inteiro.

Legal, né? Vamos continuar com as nossas dicas de atendimento para concessionária!

Dica número 4: Garanta que seu atendentes conheçam bem os carros e saibam tirar as dúvidas

Nada pior que um vendedor que parece que nem sabe onde está ou o que está fazendo ali.

Sua equipe de atendimento precisa estar preparada para qualquer dúvida que o cliente tenha sobre os carros que estão sendo oferecidos.

Isso inclui preço, condições de pagamento, diferença entre os modelos, diferenciais encontrados, opções de cores etc.

Caso o vendedor tenha alguma dúvida, deve se desculpar e ir imediatamente ao encontro de alguém que saiba resolver a questão trazida pelo cliente.

Durante um test drive, por exemplo, se o vendedor estiver no carro, ele deve aproveitar o caminho para chamar a atenção do consumidor para a boa direção do veículo, a qualidade do sistema de som e até a potência do motor.

Isso tudo fará diferença na hora dele escolher qual carro comprar.

Dica número 5: Não faça o cliente perder tempo

Deixar o cliente esperando enquanto o atendente terminar uma conversa com um colega não é nada legal. Além de ser anti-profissional, isso pode deixar o cliente estressado.

Por isso, evite situações que possam deixar seu possível cliente desconfortável. Procure tratá-lo sempre com empatia e educação.

Ter empatia significa saber se colocar no lugar do outro. Por isso, todos os funcionários que trabalham na concessionária devem tratar os cliente como gostariam de ser tratados.

Outro diferencial é na hora de pegar o carro para o test drive. Encontrar os termos de responsabilidade já preenchidos, esperando apenas para ser assinados, é uma boa surpresa.

Dica número 6: Não esqueça de caprichar no pós-venda

Ter um processo bem definido de pós-venda é importante para qualquer negócio, porém, quando o assunto é concessionária, ele é essencial.

As pessoas compram roupas com uma frequência muito mais alta do que compram um carro, por isso, ao perder uma oportunidade de venda, você pode demorar até 10 anos para tê-la novamente.

Isso quer dizer que as concessionárias mais espertas vão continuar investindo no bom relacionamento com o cliente para que ele volta quando decidir trocar de carro.

Esse trabalho de cuidar do relacionamento com o cliente mesmo após a venda do produto é chamado pós-venda.

Um bom exemplo de estratégia de pós-venda para concessionárias é promover eventos para os seus melhores clientes.

Esses eventos podem contar com o lançamento de um novo modelo de veículo, salão de demonstração de novidades e, claro, boa comida e bebida.

Essa é uma excelente forma de manter sua marca firme na cabeça do cliente.

Depois dessas dicas de atendimento para concessionária você deve ter percebido que o atendimento vai muito além do trabalho do atendente.

O atendente não atende sozinho, existe a pessoa que mantém o café quentinho, que mantém o carro em boas condições de limpeza, que mantém a temperatura do ar condicionado agradável etc.

Todas essas pessoas são responsáveis pelo atendimento ao cliente e todas têm influência na satisfação do cliente e na venda final.

E aí, gostou das nossas dicas de atendimento para concessionária? Esperamos que esse tenha sido um texto bem informativo para você. Para continuar seus estudos sobre o tema, indicamos que você leia: O guia completo do atendimento de sucesso!

Fernanda Fonseca

Fernanda Fonseca

Como Relações Públicas e CMO da Mais.im, meu desafio diário é entender como a comunicação pode ajudar (ou não) as empresas, mais especificamente os processos de Customer Success.

Leia Mais