5 dicas para ter colaboradores motivados na empresa

As empresas consolidadas no mercado sabem que é mais do que essencial ter colaboradores motivados. São os funcionários o verdadeiro “valor” de uma instituição. Por isso, é importante tê-los sempre ao seu lado! Pessoas que trabalham com satisfação produzem mais, adoecem menos e tendem a colaborar mais uns com os outros. Por isso investir no funcionário deve ser parte essencial do trabalho de todo negócio. Os colaboradores são a base do sucesso, mas a questão é: como deixá-los motivados?

Na verdade, muito se enganam aqueles que pensam que é necessário gastar rios de dinheiro em campanhas de incentivo ou dar aumento para todo mundo. Algumas atitudes simples, mas poderosas, surtirão muito mais efeito e produzirão o mesmo resultado. Confira as dicas que separamos para lhe ajudar nisso:

Que tal mimar um pouco os seus colaboradores?

Todo mundo gosta de um mimo, não é verdade? Se o seu colaborador se sente confortável na posição em que ele atua, com certeza ele trabalhará mais motivado. Massagens, manicure (para mulheres), ingressos para atrações especiais (shows, espetáculos) e jantares, etc. são alguns desses exemplos.

Porém, se não puder investir em nada disso, invista em um banco de horas “informal”, daqueles que se a pessoa trabalhou a mais, terá um dia de descanso depois. Pode ter certeza, de que, independentemente de qual for a opção que você escolher, contribuirá para que seu colaborador fique mais motivado.

Integre sua equipe

Já experimentou convidar os seus colaboradores para um almoço ou para um happy hour? É importante reservar um momento para que todos possam interagir e conhecer um pouco mais dos demais colegas. Situações menos formais e ambientes fora da empresa costumam gerar bons efeitos nesses casos.

Demonstre interesse por cada um de seus colabores e ouça o que eles têm a dizer. Dessa maneira, eles se sentem parte de um time e você ainda pode aprender muito com essa interação.

Celebre as conquistas

Faça disso um hábito e passe a celebrar os bons momentos. Não precisa ser nada muito caro – um café da manhã ou um brunch são boas pedidas. Dessa maneira todos se sentem reconhecidos e motivados e você planta também a competitividade entre os seus colaboradores, que estarão cada vez ansiosos por bater mais metas.

Sempre dê feedback

Se você quer que o seu colaborador produza mais e melhor é importante sempre dar um feedback. Vale lembrar que feedback é dado tanto em particular quanto individualmente e é extremamente necessário ter jogo de cintura ao dar o seu parecer.

Mesmo se for uma crítica, ela deve ser construtiva – ou seja, deve ser feita em forma de conselho, mostrando o caminho que o indivíduo deve ou pode seguir para corrigir ou melhorar. Quando se tratar de elogios, não deixe de falar também. Tenha em mente que as pessoas gostam de saber como o seu trabalho está sendo avaliado.

Invista na capacitação do colaborador

Uma ótima maneira de matar “dois coelhos em uma cajadada só” é investir em cursos para os seus colaboradores. Ao arcar com estes gastos você, além de mostrar que se importa com o seu colaborador, investe automaticamente em sua empresa.

Aproveite nossas dicas e mantenha seus colaboradores motivados. Além de contribuir para o crescimento pessoal e profissional deles, sua empresa sai ganhando com o aumento da produtividade. Como você mantém sua equipe na mesma sintonia do negócio hoje? Conte para a gente nos comentários.