Como fazer a demissão um funcionário de forma ética e amigável?

A demissão é sempre um momento muito difícil, tanto para a empresa, como para o profissional. Antes de decidir pela demissão, o empregador realmente precisa avaliar uma série de variáveis e só então concluir se este é o melhor caminho. Trata-se de um processo delicado e que merece toda a atenção e cuidado.

Alguns sinais indicam quando a demissão deve acontecer e, por isso, necessitam de acompanhamento. Quando o colaborador não atende as expectativas da empresa, por exemplo. Apesar do esforço e das orientações, o profissional não alcança resultados planejados, ou ainda, quando ele é resistente a mudanças e não se adéqua aos processos de melhoria, reluta aceitar inovações e novas tendências. Outro sinal importante é a falta de entusiasmo e de engajamento — neste caso, apesar das oportunidades de crescimento, não há motivação interna, o que pode gera desinteresse e perda do foco. Outro indicador muito relevante é a ausência de identificação com a cultura e valores da empresa, o que impacta diretamente no rendimento e produtividade deste profissional.

Em todas essas situações, é importante que o gestor adote o feedback, reforçando a comunicação com o colaborador, indicando os pontos fortes e as competências a serem aprimoradas, bem como os trabalhos de destaque e os comportamentos inadequados. Esse processo de orientação é essencial para confirmar se de fato é um caso para demissão. Mas como demitir um funcionário de forma ética e amigável? Veja 7 dicas que separamos para ajudar neste momento:

A demissão não pode ser uma surpresa

A demissão não deve ser uma surpresa para o funcionário. Para isso, ressaltamos a necessidade de feedback e de conversas para indicar que as expectativas não estão sendo atingidas regularmente, além da necessidade de recomendações de como melhorar o rendimento.

Use o arquivo pessoal

É fundamental manter o histórico do colaborador, desde o primeiro dia de trabalho. Guardar anotações sobre orientações, resultados obtidos, falhas e acertos importantes, medidas disciplinares, avaliações de desempenho e participação em treinamentos, é muito importante para basear explicações na hora da demissão.

Obedeça os procedimentos

Toda empresa precisa estabelecer políticas e procedimentos relacionados ao processo de demissão de funcionários e esses procedimentos devem seguidos fielmente pelos gestores, de modo a evitar transtornos adicionais.

Escolha um local reservado

Por ser um momento delicado, é importante conversar com o colaborador em um local reservado, longe da curiosidade dos demais membros da equipe. É primordial preservar a privacidade e evitar haver qualquer exposição desnecessária.

Seja breve e claro

Ser breve e claro é fundamental na hora de uma demissão. O gestor precisa explicar a situação de forma transparente, evitando rodeios, transferências de responsabilidades ou excessos de sentimentalismo. É crucial ser educado e respeitoso.

Proteja a empresa

Adote todas as medidas legais previstas no processo de demissão. Explique ao funcionário as questões burocráticas, como valores relativos às indenizações, datas de pagamento e homologação, além dos demais direitos trabalhistas. Não deixe informações e acertos para depois. Seja cuidadoso e trate o colaborador como gostaria de ser tratado, principalmente em um momento tão sensível. Evite a todo custo constrangimentos, incômodos e embaraços, eliminando, assim, a chance de futuras alegações de assédio moral.

Comunique o restante da equipe

Para evitar que fofocas e boatos se espalhem pelo ambiente de trabalho, o melhor é reunir a equipe e comunicar de forma franca, o desligamento do funcionário. Demissões sempre causam impacto no clima organizacional, por isso a necessidade de lidar com o assunto de maneira clara. Os gestores precisam agir de modo positivo, a fim de minimizar os estragos e assegurar o rendimento do grupo.

E você, já precisou demitir algum funcionário? Como você faz para tornar esse momento o mais amigável possível? Compartilhe com a gente através dos comentários!