5 formas de delegar tarefas sem dor de cabeça

Delegar é preciso e uma ação muito produtiva para a sua equipe. Se você tem algum cargo de chefia, coordenação ou gerência, deve ter que delegar tarefas durante todo o dia no trabalho, mas será que você faz isso de maneira correta? É importante delegar todo tipo de atividade, não somente aquelas que você não gosta de fazer.

Confira 5 formas de delegar tarefas que vão tornar o seu trabalho mais produtivo e sua equipe mais motivada:

Conheça a sua equipe

Só é possível delegar tarefas quando se conhece bem a equipe com a qual se trabalha. Veja quais são as habilidades e competências de cada membro da equipe e quais são as características que eles precisam desenvolver. Peça auxílio da equipe de RH para usar ferramentas de mapeamento de competências, como os testes PI e outras.

Assim, você poderá aproveitar as habilidades que eles já possuem e também poderá delegar tarefas que vão contribuir para que eles se aperfeiçoem cada vez mais.

Passe as instruções completas

Antes de delegar uma tarefa, reúna todas as informações que o profissional precisará para desenvolvê-la, explique para que a tarefa está sendo feita, a metodologia recomendada, as especificações técnicas necessárias e, principalmente, os prazos. Se possível, explique pessoalmente, mas deixe também um documento com todas as instruções que possa ser consultado.

Ao final, pergunte se há alguma dúvida e peça para a pessoa repetir de forma resumida o principal objetivo da tarefa e o prazo. Isso evita que a pessoa te consulte toda hora ou tenha muitas dúvidas durante o processo.

Acompanhe o andamento da tarefa

Você delegou a tarefa, mas a responsabilidade pela tarefa continua sendo sua. Se for possível trabalhar com cronograma, vá acompanhando o cumprimento das diferentes etapas e cobre de forma sutil o responsável, caso haja algum atraso. Se o cronograma geral estiver atrasado, explique que o tempo terá que ser compensado nas demais etapas e auxilie o funcionário no que for preciso.

Valide o projeto antes de entregar

Antes de entregar um projeto feito por alguém que você delegou, peça à pessoa que o desenvolveu para que explique todos os passos seguidos, análises e soluções propostas. Tire suas dúvidas diretamente com a pessoa antes de apresentar o projeto à diretoria. Verifique estatísticas, dados, cálculos e datas, pois essas são informações passíveis de enganos. Dê sugestões para melhorar e deixar a apresentação mais objetiva e didática. Assim, em caso de dúvidas, você mesmo será capaz de responder.

Ofereça feedback à equipe

Depois que o trabalho foi entregue e avaliado pela diretoria, com as devidas observações, dê o retorno ao colaborador responsável. Detalhe a avaliação da diretoria, os pontos positivos e de melhoria, para que eles tenham a noção completa do trabalho que desenvolveram. Dê sugestões amigáveis e com o objetivo de aperfeiçoar sempre a equipe. Nada é mais desmotivador do que solicitar um trabalho do qual o funcionário jamais terá notícia. Agradeça a parceria e fale que você contará sempre com eles nos próximos projetos!

Viu só como é fácil delegar tarefas sem ter dor de cabeça? Quais outros métodos você utiliza para essa finalidade? Conte para nós através dos comentários e continue de olho no nosso blog!