Cultura organizacional: entenda por que ela é tão importante

A cultura organizacional é o principal pilar de sustentação da verdadeira identidade da empresa, por isso é tão importante. Diante de uma concorrência cada vez mais acirrada, a identidade pode ser considerada um forte diferencial. Sendo assim, merece atenção especial e deve fazer parte do planejamento estratégico da organização.

Aspectos fundamentais para a gestão corporativa estão baseados na própria cultura organizacional, como conjuntos de políticas, procedimentos e regras, além de valores, princípios e objetivos. Através da cultura, a empresa transmite seus ideais e padrões de atuação, criando uma certa personificação do negócio.

Desta forma, a cultura organizacional pode ser compreendida como o núcleo da gestão, que fundamenta todos os processos, metas e atividades em todas as esferas da empresa, envolvendo todos os colaboradores e gestores. É necessário ressaltar que uma cultura claramente definida e transformada em ações efetivas, pode trazer uma série de benefícios para a empresa. Continue acompanhando e confira por que a cultura organizacional é tão importante:

Criação de uma identidade singular

Toda empresa precisa criar sua própria identidade, um perfil que a diferencie dos concorrentes e que a torne única no mercado. Neste contexto, devem estar incluídos alguns fatores, tais como, práticas relativas à gestão de pessoas, valores como respeito às diferenças e individualidades, ética, moral, obediência às regulamentações legais, investimento em pesquisa e desenvolvimento e apoio a causas sociais. É desta forma que a empresa será vista e reconhecida, interna e externamente.

Imagem e reputação

A cultura organizacional também é responsável pela construção da imagem e da reputação da empresa, portanto, deve ser muito bem elaborada e executada. Os conceitos estabelecidos precisam permear toda a empresa, rotinas e processos, e principalmente, deve haver o alinhamento entre os conceitos e as ações e decisões tomadas pelos gestores.

A coerência é essencial para que a cultura seja, de fato, compreendida e absorvida por todos os colaboradores. Também é essencial investir na divulgação externa, que pode ser bastante facilitada pelo uso correto das redes sociais, páginas e blogs, que são ferramentas úteis para a propagação da identidade da empresa, no mercado. A soma de todos esses fatores é capaz de produzir credibilidade — item indispensável para o sucesso de qualquer negócio.

Estratégia para atração e retenção de talentos

Seguindo pelo caminho da construção de uma boa reputação, credibilidade e imagem, é possível entender que esses aspectos são extremamente favoráveis para a atração e retenção de talentos, profissionais competentes e capacitados, que se identificam com a cultura da empresa e compartilham os mesmos ideais. Essa questão favorece muito a qualidade dos processos seletivos e assegura escolhas mais acertadas, possibilitando a formação de equipes de alto desempenho, com profissionais engajados aos objetivos da empresa.

Clima organizacional e produtividade

Os valores definidos pela cultura organizacional influenciam diretamente no clima e, por isso, é fundamental planejar boas práticas relacionadas à gestão de pessoas e assegurar que elas sejam aplicadas corretamente. É preciso investir em um ambiente de trabalho saudável, que conte com iniciativas como o incentivo à participação dos colaboradores, à valorização das competências, ao reconhecimento do esforço e dedicação e à oportunidade de crescimento profissional. Desta maneira, o clima positivo interfere também na produtividade da equipe, que passa a produzir mais e melhor.

Liderança e cultura organizacional

Os líderes são fundamentais no processo de absorção da cultura por todos os colaboradores. Cabe a eles fazer a liderança pelo exemplo, através de decisões e comportamentos diários. Novamente, é essencial atuar com total coerência, alinhando o discurso e as ações para conquistar a confiança das equipes. Os valores propostos pela cultura organizacional devem ser nobres e abrangentes e que, quando desdobrados em iniciativas, motivem e incentivem os colaboradores. Neste cenário, é essencial que os líderes demonstrem sempre uma atitude positiva, segura, entusiasta, além de serem capazes de conduzir seus liderados sempre com foco em resultados e objetivos.

E então, você já havia percebido a importância da cultura organizacional na sua empresa? Deixe o seu comentário! E se você tem alguma dúvida entre em contato com a gente!