Por que você deve contratar funcionários de acordo com a cultura da empresa?

A cultura de uma empresa de certa forma traduz a personalidade daquela organização e, por isso, é importante que as pessoas contratadas acreditem e compartilhem os mesmos valores, para evitar problemas futuros. Neste post você vai descobrir a importância deste alinhamento e como ele deve ser feito no momento da contratação ou entrevista. Veja a seguir:

Por que se importar com a cultura organizacional?

A cultura de uma empresa refere-se aos pressupostos e normas comuns que os trabalhadores daquele local conservam, além dos aspectos tangíveis do ambiente que influenciam e refletem suas crenças. Este fato é importante porque dá sensação de pertencimento, estrutura a ordem e a disciplina interna e ainda ampara o entusiasmo da equipe. É por isso que a cultura importa: erguer (e nutrir) uma cultura corporativa é útil para a empresa e lhe dá vantagem competitiva.

E por que um candidato deve ter afinidade com a cultura da empresa?

Os recursos humanos da empresa abastecem seu capital intelectual, o que é fundamental para seu crescimento. Se o profissional contratado, ainda que habilidoso e apto em vários setores, não se identifica com a corporação onde vai trabalhar, seu rendimento será comprometido. A relação interpessoal com os demais funcionários também pode ser afetada. Ou seja, de modo geral, a produtividade da organização sofre quedas, além de eventualmente gerar desarmonia no ambiente corporativo.

A adequação cultural rápida de um candidato pode ser uma ótima oportunidade para que ele comprove mais uma habilidade, porém será mais conveniente — e menos arriscado — que a empresa invista na contratação de alguém que desde o início já esteja coeso com a tradição e os hábitos corporativos.

Como fazer uma contratação condizente com a cultura corporativa?

A primeira coisa que o gestor e o pessoal de seu RH devem fazer é pensar em como traduzir os valores e missões da empresa em ações e comportamentos e buscar por essas características na hora de contratar. Afinal, colaboradores que exemplificam os valores corporativos servem para reforçar a missão da organização e criar uma equipe mais unida. As entrevistas devem também solicitar informações focadas nas condutas dos candidatos, a fim de descobrir como eles lidaram com situações-modelo no passado. Isso vai ajudar os recrutadores a perceber se os candidatos têm um histórico de agir de acordo com os valores centrais da empresa.

Vale a pena, inclusive, não apenas listar os valores buscados no anúncio da vaga na internet e em outros canais de mídia, porém ser criativo e listar histórias que demonstram como esses valores foram colocados em ação internamente. Isso já ajuda a peneirar os candidatos que aspiram ao cargo e procuram a empresa, facilitando o trabalho dos recrutadores.

Tenha em mente que um candidato muito bem preparado e talentoso pode não se dar bem na sua empresa, caso não se encaixe de forma nenhuma no compasso e na cultura que você construiu para sua organização. Você já teve problemas com funcionários inadaptados? O que você tem feito para contratar os novos talentos que ao mesmo tempo se ajustam à sua cultura corporativa? Comente a seguir, sua opinião é importante! Aproveite e conheça mais sobre a Moblife, torne a comunicação interna da sua empresa mais eficiente e segura!