Como multiplicar o conhecimento da sua empresa com um fórum de discussão

Assim como as redes sociais, blogs e sites corporativos, o fórum de discussão também pode ser uma excelente ferramenta de comunicação para sua empresa. Entretanto, cada um desses formatos desempenha um papel diferente e têm finalidades distintas, uma vez que o grande espaço oferecido pela Internet permite isso.

O principal propósito de um fórum de discussão é promover a troca de informações e ideias sobre um determinado tema. Nele, um tópico é lançado e os participantes podem opinar, propor conselhos, fazer críticas, compartilhar informações e dados. Enfim, é possível gerar um grande debate e enriquecer a temática proposta, além de possibilitar novos aprendizados e conhecimento aos envolvidos.

Fóruns dentro das Empresas

Essa ferramenta pode ser utilizada para diversas finalidades, inclusive nas empresas. Nestas corporações, que possuem diversos setores e funcionários, é possível criar um fórum mais rico em temas e colaborações, que inclusive estreitará o relacionamento entre funcionários. Um fórum de discussão é fundamental para disseminar conhecimento entre os empregados. Além disso, as pautas discutidas podem ser aproveitadas em publicações no site da empresa ou serem utilizadas estrategicamente pela alta gestão.

Por meio desse método, seus colaboradores podem ajudar na criação de conceitos, desenvolvimento de produtos, concepção de serviços e gestão de projetos. Até mesmo as tarefas do dia a dia podem ser facilitadas e melhoradas com os esforços conjuntos dos participantes.

Os fóruns de discussão também possibilitam a continuidade e a expansão de debates iniciados em reuniões ou treinamentos, por exemplo. Grupos de estudos ou debates sobre um trabalho específico também podem ser criados para gerar conhecimento.

Facilidade no acesso as informações

Uma das maiores vantagens dessa ferramenta é sua facilidade. Qualquer pessoa autorizada ou com acesso a determinado tópico pode entrar na plataforma e participar das discussões de onde estiver, com o dispositivo – computador, tablets ou smartphone – que tiver em mãos e na hora que puder.

As informações ficam organizadas em ordem cronológica, sem perda de informação, permitindo que os usuários naveguem pelo fórum, escolhendo as discussões em que irão participar.

Moderadores colocam ordem na casa

Dependendo do número de participantes ou do assunto debatido, é provável que o foco do tema central seja desviado, tornando esse processo um tanto quanto bagunçado. Por isso, é preciso definir com clareza e objetividade a política de participação desse fórum e seus moderadores, aqueles com liberdade para gerenciar discussões e membros da ferramenta.

Definir essas diretrizes é fundamental para que as discussões não percam o foco e também para evitar que o assunto seja encerrado quando há muito a se discutir. Em determinadas ocasiões os moderadores fazem exatamente o contrário: encerram um assunto quando o mesmo já foi discutido à exaustão. Os moderadores são essenciais, pois são responsáveis por supervisionar as mensagens postadas e prezam pelo bom andamento dos debates.

De fora para dentro

Os fóruns de discussão também podem ser abertos aos clientes de sua empresa. Eles podem colaborar com discussões voltadas para o desenvolvimento de produtos e serviços, ou no feedback de atendimento. Essas contribuições podem ser muito úteis para diversos processos dentro da empresa.

Essa ferramenta também serve como suporte para clientes, possibilitando a publicação de dúvidas e críticas em um ambiente fechado sob seu controle, permitindo a resposta imediata de funcionários ou moderadores, mas isso dependerá da atuação da sua equipe no fórum.

Sua empresa utiliza algum tipo de fórum de discussão? Se sim, qual sua opinião sobre a ferramenta e de que forma seu empregador usa esse expediente para melhorar o trabalho cotidiano? Deixe seu comentário!