/ Atendimento

Entenda porque a conferência online está ganhando o mercado

Compatibilidade de horário, sala de reunião adequada e longas distâncias são alguns empecilhos que todo empreendedor precisa lidar ao ter uma rotina de reuniões. A possibilidade de se reunir via conferência online tem sido uma boa alternativa para esses casos.

Você só precisa ter uma boa internet e um computador/celular para conseguir fazer uma conferência online com algum cliente, sócio ou parceiro.

A conferência online, também conhecida como videoconferência, permite que você converse simultaneamente com a pessoa por chamada de voz e vídeo, como se ela estivesse ali na sua frente.

Uma pesquisa divulgada no início neste ano pela TecMundo mostrou que, das 2 mil pessoas ouvidas, 76% delas afirmou utilizar chamadas em vídeo para tratar de negócios e 96% afirmam que a prática agrega valor às reuniões.

Vantagem da conferência online

Sabemos o quanto uma reunião presencial pode ser efetiva, graças ao poder da linguagem corporal e do “olho-no-olho”, mas a conferência online também tem suas vantagens.

Dependendo da sua demanda, a videoconferência pode ser uma alternativa mais viável e produtiva que a própria reunião presencial.

Vamos citar 6 vantagens da conferência online à seguir:

Reduz custos

Pra quem trabalha em home office é sempre um transtorno conseguir um lugar bacana para receber os clientes, a conferência online permite que reuniões importantes sejam feitas do conforto do seu quarto.

No entanto, mesmo quem tem o seu próprio escritório montado às vezes se vê tendo dificuldades de locomoção para atender clientes mais distantes.

Nesses casos, a conferência online acaba sendo a melhor opção, uma vez que além de reduzir os custos com deslocamento permite que sejam feitas reuniões fora do horário comercial, se vocês quiserem.  

Otimiza o tempo

Chega de pegar táxi ou ter que viajar horas para uma reunião importante. A conferência online permite otimização de tempo.

Além de não precisar se deslocar, a conversa fica muito mais objetiva, focando no que realmente é importante a ser discutido, sem conversas desnecessárias.

Diminui as distâncias

Quem nunca ouviu falar que a internet veio para diminuir distâncias? Essa é a grande vantagem da conferência online, você não se limita a espaços físicos.

Sua empresa pode ter clientes de várias cidades, uma vez que as reuniões entre vocês podem ser feitas por videoconferência e hoje em dia há internet em praticamente todo o Brasil.

Além disso, durante um único dia, é possível fazer várias reuniões online com vários clientes distintos sem precisar ir até cada um deles.

Aumenta o foco

A conferência online é naturalmente mais objetiva e sucinta do que uma reunião presencial, assim você consegue resolver os problemas mais rapidamente e seu dia acaba sendo mais produtivo.

Pode ser feita de qualquer lugar

Em casa, no escritório, em um coworking ou qualquer lugar que tenha wi-fi é possível fazer uma conferência online.

Você não fica limitado ao espaço físico de uma sala de reuniões e nem à disponibilidade de horário presencial do outro. É possível marcar reuniões online em horários não-comerciais, se isso for de preferência de ambos.

Oferece muitos recursos

Atualmente as plataformas de conferência online possuem layout agradável e interface prática e intuitiva. Além disso, os recursos de apresentação, compartilhamento de tela e transferência de arquivos auxiliam no profissionalismo que a reunião pede.

Dica: Utilize esses recursos para mostrar para o cliente através de gráficos e relatórios os resultados que a sua equipe gerou e que ainda pode gerar para ele.

Não é só para fazer reuniões

E você não precisa usar a conferência online apenas para reuniões, hoje em dia muitas empresa já oferecem cursos e palestras e eventos online.

Essa também é forma interessante de manter a sua equipe sempre capacitada. Você pode investir em cursos online com temas variados para treinar seus funcionários.

Como fazer bonito em uma conferência online

Uma reunião online é diferente de uma presencial, por isso algumas dicas podem te ajudar a passar uma boa impressão.

Aja com naturalidade

Muitas pessoas ficam tensas na frente da câmera, mesmo que seja uma simples webcam, mas você não deve ficar nervoso.

Nervosismo dá a ideia de insegurança, e você não quer parecer inseguro para o seu cliente, certo? Por isso, você não pode perder a naturalidade.

Se for preciso, treine a sua apresentação na frente do computador para “se soltar”, assim na hora você estará mais tranquilo.

Vista-se adequadamente

Mesmo que você só apareça da cintura para cima na conferência online é preciso estar vestido de acordo com a ocasião.

Pode acontecer um imprevisto e você precisar levantar para pegar algo e você não passará uma imagem muito profissional se você estiver de bermuda florida, por exemplo.

Seja objetivo

No mundo corporativo todos têm muitos assunto para resolver e as coisas acontecem muito rápido.

Por isso, não perca tempo contando casos ou conversando sobre assuntos que o seu cliente/parceiro não tem interesse, ok? Mantenha sempre o foco.

Olhe para a câmara

Olhar para a câmera indica que você está prestando atenção no que a outra pessoa está falando. é como fazer contato “olho no olho”.

Quando estamos com medo, inseguros ou mentindo, nosso olhar nos denuncia, e esses nuances podem ser percebidos também em uma conferência online.

Por isso, não fique desviando o olhar da câmera enquanto você fala, isso também ajuda a manter a atenção da outra pessoa em você, evitando distrações.

Atenção para o tom de voz

A voz tem um papel fundamental na hora de transmitir credibilidade. Pessoalmente, a pessoa consegue acompanhar a velocidade da sua fala com facilidade, no entanto, em videoconferências não é bem assim.

Ao fazer uma conferência online mantenha um tom de voz calmo e fale devagar. Dependendo da velocidade da internet a transmissão pode falhar em alguns momentos e, se você estiver falando pausadamente, a perda de conteúdo será menor.  

Além disso, falar “correndo” dá a sensação de** desespero** e, manter a calma, aumento o teu poder de convencimento e as suas chances de fechar negócio.

Quer fazer uma conferência online? O Mais Comunicador permite conferências de até 15 pessoas simultaneamente. Teste grátis por 15 dias.  

Fernanda Fonseca

Fernanda Fonseca

Como Relações Públicas e CMO da Mais.im, meu desafio diário é entender como a comunicação pode ajudar (ou não) as empresas, mais especificamente os processos de Customer Success.

Leia Mais