Por que uma comunicação transparente melhora a confiança dentro da sua equipe?

Não é segredo para nenhuma empresa, ou equipe de trabalho, que a comunicação é a chave do sucesso para alcançar resultados satisfatórios ao final de um projeto. Equipes que se comunicam bem e sem ruídos, são exemplos de harmonia no ambiente de trabalho dentro de uma instituição. Mas não basta somente saber valorizar a comunicação inter na na sua empresa para poder aumentar a produtividade do seu time — é preciso também fazer com que essas informações sejam transparentes e aumentem, ainda mais, a confiança dos funcionários no trabalho de toda a empresa.

Quer saber mais sobre como a comunicação transparente pode lhe ajudar a melhorar a relação entre lideres e colaboradores? Confira o artigo abaixo para saber mais sobre o assunto!

A comunicação une o trabalho de uma equipe

Muitas empresas trabalham de maneira errada o conceito de comunicação. As informações sobre o trabalho, metas da equipe e resultados alcançados são sempre repassadas para colaboradores através de uma prática descendente — aquela que flui dos grandes líderes direto para os funcionários. Esse tipo de comunicação, apesar de importante para a divulgação de informações sobre o trabalho de uma instituição ou empresa, não é capaz de unir toda a equipe em busca de resultados melhores, já que ela reforça ainda mais a distância entre os responsáveis por cada tarefa.

A comunicação que une o trabalho da equipe e melhora a confiança dos colaboradores deve ser sempre horizontal, permitindo uma política de feedbacks e opiniões que fluem de ambos os lados da relação, tornando todas as informações mais transparentes e acessíveis. Somente assim é possível começar a aumentar a confiança dentro de uma equipe.

Quanto mais informação, mais confiança

Quanto mais um colaborador conhece os objetivos, as dificuldades e os resultados de uma empresa, mais confiante ele estará em relação à qualidade do seu trabalho e o que pode ser feito por ele para aumentar a sua produtividade durante a sua rotina.

Uma equipe bem informada e com comunicação horizontal constante entre seus membros resulta em funcionários mais capazes de conhecer suas limitações e seus pontos fortes, aumentando a confiança no trabalho e nos esforços.

A importância do hábito de elaborar relatórios

Uma maneira de aumentar a comunicação transparente entre equipes, mas que é frequentemente negligenciada em pequenas e grandes empresas é a formulação de relatórios que divulgam resultados e objetivos de uma equipe.

Os relatórios ajudam a registrar em papel, ou em arquivos digitais, todas as ações que foram tomadas em busca de um objetivo ou em algum procedimento específico da empresa. Apesar de parecer que a formulação de relatórios é somente a construção de mais um documento inutilizado pela equipe, essa é a melhor maneira de tornar a comunicação interna ainda mais eficiente e transparente.

Não basta apenas elaborar documentos e divulgar para todo o corpo de colaboradores através do envio de um e-mail: os relatórios devem ser apresentados constantemente em reuniões para toda a equipe, para que seja possível realizar, em conjunto, a análise de todos os pontos importantes daquele resultado.

Essas reuniões são ótimas oportunidades para ouvir opiniões diferentes sobre as estratégias da equipe e também para repassar feedbacks valiosos sobre o trabalho, integrando todos os colaboradores em busca de um único objetivo.

Transparência permite melhores resultados

Equipes que trabalham com estratégias de comunicação transparente (como a elaboração e divulgação de relatórios e as constantes reuniões para buscar soluções e novos objetivos) têm maior facilidade para alcançar resultados satisfatórios ao final de um projeto ou período de trabalho.

Esse estilo de comunicação permite que os colaboradores se dediquem mais e confiem mais nas suas equipes, aumentando a produtividade do setor pelo qual são responsáveis e influenciando diretamente no resultado final da empresa.

Sabemos que trabalhar a comunicação interna pode ser uma tarefa muito difícil em equipes grandes ou pequenas, mas é preciso começar a investir nesse conceito para que os resultados alcançados por líderes e funcionários sejam muito melhores.

Como é a comunicação dentro da sua empresa ou equipe? Quais são suas maiores dificuldades para torná-la mais transparente e favorável para aumentar a confiança de seus colaboradores? Deixe seu comentário sobre o assunto!