Descubra como a comunicação pessoal pode transformar a sua carreira

Quem está no mercado de trabalho certamente já passou, ou ainda vai passar, por momentos em que percebe a necessidade de adotar algumas medidas para evoluir seu status profissional. Mas nem sempre é tarefa fácil definir quais atitudes devem ser colocadas em prática – ou abolidas – para alcançar a tão almejada promoção.

Nessas horas, vale levar em consideração que, além de investir em atualização como cursos de línguas, MBAs, especializações e afins, também é preciso investir em uma qualidade ainda pouco falada quando o assunto é mercado de trabalho: a comunicação pessoal. Acredite: esse termo pode transformar a sua carreira.

Pensando nisso, optamos por falar um pouco sobre essa habilidade, com 3 dicas práticas de como desenvolvê-la e cultivá-la. Se você está disposto a turbinar a sua carreira, confira com atenção o nosso post de hoje e aproveite para colocar as dicas em prática o quanto antes. Confira!

Seja o colega que você gostaria de ter

Nada mais oportuno do que começar por essa dica. Afinal, se estamos falando sobre comunicação pessoal no ambiente de trabalho, a empatia deve ser tida como meta. Todos sabemos que um dos setores mais complicados dentro de uma empresa é o de recursos humanos. As pessoas são complexas e muito diferentes entre si. Em uma equipe é possível encontrar perfis variados, por vezes ocupando extremos opostos, mas que no final das contas, se equilibram e se completam.

Em um ambiente assim, tão rico de personalidades, como é possível se destacar? Sendo, certamente, o colega que você gostaria de ter. Apesar de as personalidades serem diversas, em um ponto todas convergem: qualquer profissional se sente mais seguro convivendo com colegas “do bem”.

São aquelas pessoas gentis, capazes de abrir mão de alguns minutos do seu dia corrido para auxiliar um colega em dificuldades. Bem educadas, respeitam todas as opiniões e também sabem respeitar o espaço do próximo, nunca colocando o seu bem-estar próprio acima do coletivo. Você gosta de gente que age assim, certo? Pois tenha certeza de que seus líderes, também. Pense nisso.

Propaganda é a alma do negócio. Mas vá com calma!

Sim, todos sabemos que a propaganda é a alma do negócio. E quando o assunto é comunicação pessoal, essa máxima não é diferente. Afinal, para que suas qualidades profissionais sejam percebidas a ponto de turbinar sua carreira, seus líderes precisam ser impactados pela sua “propaganda”, certo?

Nessa hora, todo cuidado é pouco. Evite exageros, ou sua tentativa de autopromoção pode assumir o caminho inverso e se tornar um grande desastre.

Evite exageros, deixe que sua propaganda seja feita pelos seus pares, e não diretamente por você. Se você seguir a dica anterior, e também a próxima, certamente você terá colegas divulgando seu nome positivamente.

Imagem é tudo. Cuide bem dela!

É importante que você saiba que a comunicação pessoal ultrapassa as habilidades comportamentais. Nesse contexto, preste atenção na imagem que você passa aos seus colegas. Você gesticula muito? Demonstra ansiedade ou nervosismo exagerados? Observe a si mesmo e tente equilibrar suas próprias emoções e ações.

Ao mesmo tempo, certifique-se de que está em dia com a sua aparência. Unhas, cabelos merecem atenção especial, assim como a higiene, como um todo devem ser levados em conta por quem deseja turbinar a sua carreira. Se você for mulher, evite roupas muito justas, decotadas ou chamativas. Afinal, quem deve atrair olhares é a sua performance interpessoal.

E então, você também tem alguma sugestão para compartilhar sobre como a comunicação pessoal pode transformar carreiras? Escreva para nós através dos comentários!