O que é comunicação organizacional?

É muito comum que as pessoas considerem comunicação organizacional um sinônimo de comunicação institucional ou interna, mas esse é um grande equívoco.

A comunicação organizacional é muito mais ampla, e é considerada o conjunto de estratégias ou processos da empresa para o relacionamento com todos os seus públicos: a comunicação entre cliente interno e externo, com fornecedores, prestadores de serviços e outros que necessitem de informação da organização em evidência.

Se você quer saber mais sobre a comunicação organizacional e como ela é fundamental para alavancar os resultados da sua empresa, continue acompanhando o nosso post.

Toda empresa é constituída por pessoas e trabalha para oferecer produtos ou serviços de qualidade para a comunidade na qual está inserida, seja local ou mesmo global, logo, para gerar bons resultados e se desenvolver a organização precisa garantir a integração de todos.

Para isso, uma comunicação eficiente e organizada é o melhor caminho, mas não é o mais fácil, já que dentro de uma empresa existem vários tipos de indivíduos, cada um com seu modo de agir, pensar e sua cultura.

Para alcançar a qualidade na comunicação organizacional, é fundamental que as informações circulem por todos os setores da empresa, que a verdade sempre prevaleça, e que respeitando as diferenças de cada público, a gestão seja a mais participativa possível.

Foi-se o tempo em que o emissor, a empresa, apenas impunha uma informação, hoje em dia é preciso estabelecer um relacionamento, onde emissor e receptor dialoguem e compartilhem informações.

Grande parte dos problemas enfrentados por uma empresa, acontecem por falta de um sistema de comunicação bem definido. Quando a comunicação é eficiente, evitar desvios e alcançar os objetivos estabelecidos é bem mais fácil.  Claro que um sistema só é eficiente quando os gestores da organização também são, ele precisa saber aproveitar os recursos que a comunicação oferece, para compreender melhor o que acontece e o que pode acontecer na empresa.

Cada empresa é única, e só com o passar do tempo a forma de lidar com seus vários públicos é aperfeiçoada. É importante ressaltar que a organização não deve agir da forma que cada individuo pensa, mas sim de acordo com o que cada grupo realmente precisa.

O que compõe a comunicação organizacional?

Na comunicação, existem várias ferramentas e estratégias que são utilizadas para identificar e suprir as necessidades dos clientes de uma organização. E são essas ferramentas e estratégias que compões a comunicação organizacional.

Comunicação Institucional:

É através dela que a organização busca ter um posicionamento favorável perante o público. Ela é fundamental para a construção da credibilidade e da identidade da empresa. Além de um bom posicionamento, a comunicação institucional também busca estabelecer relacionamentos duradouros com os públicos da organização.

Para isso, é importante realizar ações personalizadas e segmentadas, com base nas necessidades de cada cliente.

A comunicação institucional engloba: relações públicas, marketing cultural, jornalismo, assessoria de imprensa, identidade corporativa e propaganda institucional.

Comunicação Mercadológica:

É a responsável pelas ações para reforçar a imagem dos produtos e serviços de uma organização, ela compreende toda a manifestação gerada em torno dos objetivos de venda da mesma. Ela é projetada para ser persuasiva, para conseguir um efeito calculado nas atitudes ou no comportamento do público visado. Ela precisa ser trabalhada junto ao setor comercial da empresa.

A comunicação mercadológica engloba: Marketing, propaganda, promoção de vendas, feiras e exposições, marketing direto, merchandising, venda pessoal.

Comunicação Interna:

Voltada para o público interno da empresa, visa proporcionar meios para promover maior integração dentro da organização mediante diálogo, à troca de informações e experiências e à participação de todos os níveis.  Através dela, é possível o desenvolvimento harmonioso de todos os processos executados pelos colaboradores da empresa.

A comunicação interna é composta por: comunicadores internos, circulares, boletins, jornal-mural, relatórios e comunicados.

A importância da comunicação integrada para as empresas

A comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

O conceito de comunicação integrada se mistura ao de organizacional. Ela sugere que a empresa saiba utilizar todos os componentes da comunicação organizacional, a seu favor.

Mas em grande parte das empresas, por mais contraditório que seja, falta comunicação entre os setores de comunicação. É muito comum que sejam feitas divisões, definindo instâncias particulares e independentes de decisão dentro das empresas, e cada setor ou assessoria fica responsável por um componente da comunicação organizacional.

Reunir todos os responsáveis pela comunicação nessas organizações para um diálogo, parece impossível.

A equipe precisa ter consciência que mesmo que os públicos sejam diferentes, a imagem da empresa ter que ser a mesma. Uma organização não pode ser descontraída em uma peça publicitária e extremamente autoritária no relacionamento com o público interno, por exemplo.

A comunicação integrada propõe um planejamento conjunto de todas as ações da empresa. A tomada de decisões não deve contar apenas com os membros do setor de comunicação, é preciso compartilhar e ouvir a opinião de outras instâncias da organização. Dividir, é fundamental para somar.

Com o avanço da tecnologia, várias ferramentas e práticas para otimizar e integrar a comunicação organizacional, estão disponíveis. Cabe aos gestores encontrarem as melhores soluções que atendam as necessidade de suas empresas e implementá-las.

É fundamental que as empresas e os profissionais fiquem atentos a como estão estabelecendo seus processos de comunicação. Como já foi falado aqui, informar não é estabelecer comunicação, é preciso que sempre aconteça uma troca.

São os processos de comunicação eficientes que permitem que todos os setores da empresa se desenvolvam e tenham sucesso. Colocar a comunicação organizacional entre as estratégias da empresa, é um passo largo em direção ao sucesso.

E na sua empresa? Como está a comunicação organizacional? Os processos estão integrados? Se esses conceitos que foram apresentados aqui, são novidades para você, é hora de refletir, analisar e tomar algumas decisões. Compartilhe sua experiência e suas dúvidas com a gente, através dos comentários.

Por Talita Maria