Comunicação interna nas empresas: o diferencial das grandes marcas
Megas campanhas publicitárias costumam gerar bons resultados, mas será que só a preocupação com o público externo basta? O que estamos vendo é que cada vez mais as grandes organizações estão se preocupando com um outro público: o interno. E é dentro desse contexto que hoje vamos falar de comunicação interna nas empresas.
A comunicação interna nas empresas engloba todo o fluxo de informação que tramita entre os membros de uma organização, seja por e-mail, redes sociais ou boca-a-boca.
Quando falamos de comunicação interna nas empresas estamos falando de comunicados oficiais, informações importantes, divulgação de novos processos e até disseminação de boatos.
Em momentos de crise, um boato pode ter resultados catastróficos e resultar em problemas de clima, confusão nos processos e até pedidos de demissão.
Por conta disso, as grandes marcas hoje em dia se preocupam em manter uma boa comunicação interna no ambiente de trabalho e também nas redes oficiais de comunicação.
No artigo de hoje vamos te mostrar porque a comunicação interna nas empresas é tão importante e 6 ferramentas de comunicação interna que você pode implementar na sua organização.
Ficou interessado? Então continue a leitura!
Por que a comunicação interna nas empresas é tão importante?
Os funcionários de uma empresa são o primeiro nível de representação da sua empresa, pois eles contarão para os seus familiares sobre os seus produtos e a sua marca.
Quando você encontra alguém na rua uniformizado, você o vê como representante daquela marca. Se essa pessoa é pega praticando algum ato ilícito, você terá uma impressão ruim daquela organização.
Logo, tudo o que aquela pessoa fizer ou falar sobre a empresa ou produto, te levará a julgamentos, positivos ou negativos, em relação àquela organização.
Seu público interno deve ser o primeiro a conhecer a história, valores, missão, políticas, princípios e cultura da organização.
Além disso, seus produtos e/ou serviços também devem ser conhecidos por eles nos mínimos detalhes, é preciso saber porque e para quem cada produto foi desenvolvido.
Uma empresa com boa comunicação interna trata seus funcionários com o mesmo carinho que seus clientes. Isso porque eles são realmente clientes: são clientes internos.
Por isso, os mesmos valores utilizados na comunicação com os clientes externos, devem ser vistos na relação entre o líder e o liderado.
Isso também evita boatos, que podem ser muito danosos para a empresa, causando problemas de clima, mal entendidos e baixa produtividade.
Se uma empresa quer se desenvolver, ser reconhecida no mercado e gerar mais resultados, é imprescindível que ela invista e valorize o seu público interno, afinal, são eles que movem e promovem a organização.
6 ferramentas de comunicação interna para implementar na sua organização
Algumas ferramentas são muito úteis na missão de garantir uma comunicação interna efetiva e fluida. Por isso separamos 6 delas para você conhecer e identificar a melhor para sua organização.
-
Mural
Invenção antiga, mas muito prática e efetiva. O mural é uma excelente ferramenta de comunicação interna, pois deixa as informações bem visuais.
Através dele ninguém fica dependendo de um computador ou celular, e também não gasta muito tempo para captar o recado, já que está tudo explícito no mural.
Mas atenção: para um mural cumprir com o seu papel ele precisa estar em um lugar estratégico, onde seus funcionários passem diariamente; e precisam ser objetivos, pois poucas pessoas estarão dispostas a ler longos textos em um mural.
-
Newsletter
Newsletter é um boletim informativo mandado aos funcionários via e-mail. A vantagem de se utilizar a newsletter é que não gasta papel nem tinta, portanto, ele mais econômico e sustentável.
Como hoje em dia todo mundo está conectado, transmitir informações importantes online costuma ser bastante efetivo.
-
Intranet
Intranet é uma rede de internet corporativa, na qual todos os computadores da organização estão ligados, facilitando a troca de informações entre os colaboradores de todas as áreas da empresa.
Essa ferramenta demanda um investimento maior e seu acesso é restrito aos funcionários, por isso, é mais utilizada em grandes organizações ou naquelas que têm seus funcionários muito separados geograficamente.
-
Caixa de sugestões
A velha caixinha de sugestões, em que são depositados papeizinhos com reclamações e sugestões de melhoria de maneira anônima, pode ser uma excelente ferramenta de comunicação interna.
Isso porque os gestores não conseguem pensar o tempo todo em formas de otimizar o ambiente e os processos, no entanto, seus funcionário podem ter boas sugestões durante o dia.
A grande vantagem é que, por ser anônima, as pessoas se sentem mais à vontade para opinar e é daí que surgem as melhores ideias.
-
Guias
Guias e manuais ajudam os novos funcionários a entenderem melhor a empresa em que estão começando a trabalhar. Eles são excelentes para explicar práticas, procedimentos, regras internas e até metas.
Utilizando o apelo visual, os guias são funcionais e podem ser consultados sempre que necessário, e não apenas pelos novos membros, mas por qualquer um.
-
Chats corporativos:
Você já deve ter ouvido falar que utilizar o Whatsapp e o Facebook para resolver questões administrativas ou cobrar resultados não é uma boa escolha.
Você precisa ter a opção de chats para os seus colaboradores conversarem entre si e para resolver assuntos da empresa.
O Slack, por exemplo, é uma boa ferramenta para este fim. Através dele é possível criar grupos, abrir chats privados e enviar mensagens para toda a organização.
Como saber se a comunicação interna nas empresas está sendo efetiva?
Através dos famosos indicadores! Existem indicadores que podem ser utilizados para medir a eficácia da comunicação interna.
Dessa forma, torna-se possível adaptar as práticas de comunicação quando estas não estiverem gerando os resultados desejados e potencializar aquelas que estão se mostrando mais adequadas.
Outra forma de perceber se a comunicação interna está boa é aplicando pesquisas de satisfação subjetivas, ou seja, com perguntas abertas para os colaboradores exporem suas opiniões.
É válido inclusive deixar a pesquisa como anônima para evitar que as pessoas fiquem constrangidas e não falem a verdade.
Conheça 7 indicadores de comunicação interna nas empresas para auxiliar suas métricas através do nosso artigo sobre o assunto.