Qual a importância da comunicação interna para a equipe de TI?

Softwares, sistemas, cabos e processos são alguns dos elementos que fazem parte da complexa rotina do setor de Tecnologia da Informação (TI).

Em um contexto onde o perfeito funcionamento das organizações depende da qualidade e eficiência da internet e de outros sistemas informatizados, é essencial que a equipe de TI disponha de uma boa comunicação interna.

Se a equipe de tecnologia da informação cuida do “oxigênio” das corporações, é essencial que esses profissionais tenham conforto e transparência de informações para executar seu trabalho.

As organizações cada vez mais exigem que seus gestores tenham capacidade de tomar decisões rápidas e eficazes, postura que é possível por meio de uma comunicação mais ágil e clara.

A tecnologia da informação e a comunicação, infelizmente, têm um histórico de pouca proximidade.

No entanto, a mudança de cultura na área de TI depende da compreensão de seus membros e gestores sobre a necessidade de uma melhor comunicação na própria área e com os outros profissionais da organização, a fim de gerar melhores soluções.

A área de TI lida com muitos dados, instrumentos e procedimentos. Portanto, é essencial que qualquer reparo seja feito com o máximo de rapidez, precisão e segurança.

Por isso, adotar um sistema de comunicação interna garante a qualidade dos serviços desempenhados. Entenda algumas razões práticas sobre a importância de uma comunicação interna estruturada no setor de TI.

Compartilhamento de soluções

Uma solução trazida pela consolidação da comunicação interna que é capaz de adiantar a vida dos TIs é a criação de um banco de dados interno. Esse sistema é essencial para armazenar e trocar informações e pode assumir o formato de uma rede social corporativa ou uma intranet.

A principal vantagem da comunicação interna no setor de TI é a troca de conhecimento entre os membros do setor. Principalmente para as corporações que têm várias sedes e franquias e, assim, possuem departamentos de TI espalhados por vários lugares, é fundamental que haja troca de informações e soluções.

Logo, a adoção de um sistema de comunicação interna permite que o setor de TI consolide hardwares e tenha softwares compartilhados com as sedes de todo o país. Uma prática de sucesso em uma região pode ser compartilhada rapidamente pela rede social corporativa, para que todos aprendam, testem e se beneficiem.

Também fica mais fácil reportar bugs e pedir ajuda para outros profissionais. Hoje já existem sistemas (assim como o Mais.im!) que permitem até o envio de fotos para demonstrar melhor o erro, o defeito ou a dúvida.

Quanto mais se falam, mais os TIs crescem juntos!

Gestão do conhecimento

Em um setor onde as atividades exigem exatidão, segurança e rapidez, nada melhor do que ter uma gestão do conhecimento consolidada.

Ao se estruturar uma comunicação interna, a equipe de tecnologia da informação se beneficia pela criação de um repositório de conhecimento.

A cada tarefa, é claro que os profissionais criam rotinas de trabalho, cuidados e procedimentos operacionais. Logo, ter um sistema comunicação interna estruturado facilita a criação de documentos e guias com práticas e soluções.

Em geral, esses registros precisam ocupar espaços seguros e de fácil acesso. Portanto, ter uma ferramenta de comunicação interna é a solução ideal para criar essa gestão do conhecimento!

A comunicação interna melhora o relacionamento entre os outros setores e o TI

Transmitir as ações e procedimentos de tecnologia da informação para toda a empresa é indispensável para que todos entendam a importância do setor e tenham postura que não gere danos aos sistemas informatizados.

Como a área de tecnologia reúne termos um tanto difíceis para o vocabulário coloquial, as ferramentas de comunicação interna vêm para facilitar a transmissão de mensagens entre o universo TI e os outros setores.

Em uma área delicada e múltipla como a tecnologia, as informações à respeito do seu funcionamento precisam ser coerentes, claras e fazer sentido. Portanto, é preciso usar uma linguagem capaz de ser compreendida por todos os níveis da organização.

A comunicação integrada melhora o desempenho das equipes na medida em que o exercício da área de TI é comunicado de forma correta, atingindo assim as expectativas e a satisfação do público interno.

A comunicação interna faz com que todo mundo entenda (e abrace!) o universo de TI

Melhora o desempenho da área de TI

Existem diversos programas e métodos capazes de medir a satisfação do público interno com os serviços e soluções prestados pela área de tecnologia da informação.

No entanto, em uma avaliação é necessário que haja maneiras de obter os dados avaliados e os planos de melhoria contínua dos serviços prestados.

Além disso, é essencial que sejam comunicadas, constantemente, as atividades de reparo e aperfeiçoamento do sistema.

Diante desse cenário, é muito relevante que a comunicação interna seja estruturada para possibilitar a constante evolução da área de TI.

Caso contrário, os processos de avaliação e as perspectivas de reparos cairão no descrédito dos colaboradores da organização.

Estabelecer canais de comunicação interna é uma ação que precisa ser organizada de modo eficiente, a fim de impactar e satisfazer as necessidades do público interno. Há diversas maneiras de se criar um bom fluxo de comunicação, como o uso de boletins, redes sociais internas e reuniões semanais. Mas, mais importante do que implementar, é entender constantemente a eficácia desse sistema de comunicação interna.

Vale ressaltar que, antes de adotar uma metodologia de comunicação interna, é obrigatório levar em conta a cultura da organização.

Agora que você já entende como a comunicação interna beneficia o setor de tecnologia da informação, que tal entender como otimizar diversos processos da sua empresa por meio da comunicação? Baixe o nosso e-book e aprenda tudo sobre o assunto!