Comunicação interna e externa: Entenda a importância da comunicação integrada para a empresa

A sua empresa está sempre investindo em marketing e propaganda? Sua marca está na “boca do povo” e fazendo sucesso nas redes sociais? Ótimo! Isso indica que suas estratégias para lidar com os clientes, que são muito importantes para o sucesso da sua empresa, estão funcionando.

Mas e os seus clientes internos? Estão recebendo a devida atenção? São os colaboradores que trabalham para oferecer produtos e serviços de qualidade para os seus clientes, eles refletem a imagem da sua empresa. Garantir uma comunicação eficiente com eles e fortalecer a cultura organizacional, é sinônimo de bons resultados.

A organização que busca se desenvolver e passar a ser referência em seu mercado, precisa saber conciliar a comunicação externa e interna, investir na chamada comunicação integrada.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e das mudanças no cenário econômico do país, a comunicação integrada passa a ser uma necessidade básica para as organizações. E graças ao advento da tecnologia, garantir a sua eficiência não é mais um desafio, é apenas uma tarefa que exige muita análise e planejamento.

Preparamos esse artigo para te ajudar a entender as diferenças entre a comunicação interna e a externa, e te mostrar a importância da comunicação integrada para a sua empresa. Continue acompanhando!

O que é comunicação interna?

A comunicação interna tem como principal objetivo promover o diálogo com os colaboradores e tornar o clima organizacional saudável.

Para isso, ela utiliza os meios de comunicação institucionais, para levar as informações relevantes sobre a organização para os clientes internos.

Quando é vista como um setor estratégico, a comunicação interna é capaz de transformar cenários organizacionais e motivar os funcionários, ajudando a empresa a atingir as metas e os objetivos definidos. Para isso, é preciso que este setor tenha contato direto com os gestores.

Para que as ações da comunicação interna sejam bem-sucedidas, é necessário que se faça uma análise detalhada sobre qual é o melhor canal atingir o público: jornal mural, newsletter, informativo, software de comunicação, todos eles juntos, entre outros.

Porém, independente do meio de comunicação escolhido para falar com os funcionários, é preciso ter cuidado com a linguagem utilizada, que deve ser clara e objetiva.

Tudo isso, para evitar dúvidas e comentários indevidos, além da disseminação da comunicação informal na empresa, a famosa “rádio peão”.

O que é comunicação externa?

A comunicação externa cuida da imagem que a sua empresa transmite para seus clientes, fornecedores e o público externo em geral.

Desenvolver estratégias de comunicação externa é fundamental para as empresas que querem se destacar no mercado, só através dela é possível difundir a marca e a identidade da organização. Ela constrói uma ponte entre sua empresa, outras organizações, consumidores e potenciais clientes.

A comunicação externa se dá, principalmente, dá através da propaganda, da assessoria de imprensa, do marketing e das relações públicas. Essas ferramentas e suas estratégias possibilitam que a empresa seja vista e procurada pelo mundo dos negócios.

Vale lembrar que a comunicação externa não é a publicidade do seu produto ou serviço. Ela visa divulgar ações realizadas pela sua empresa, atividades desenvolvidas, projetos, novidades e todos os assuntos que sejam do interesse do público externo.

Outro ponto que merece destaque, é a importância filtrar as informações que serão divulgadas. É fundamental desenhar uma estratégia de comunicação externa, para eliminar as falhas. Uma informação incoerente, gera muitos resultados negativos para a organização.

Para isso, é preciso analisar o ambiente de mercado e identificar os canais e métodos de comunicação ideais para o público-alvo. Essa fase exige muito cuidado e atenção, um bom planejamento é fundamental para a imagem da empresa.

A importância da comunicação integrada

O principal objetivo da comunicação integrada é fazer com que todos que compõe a empresa, sejam informados de forma rápida e objetiva, para garantir eficiência e produtividade. E deixar o clima organizacional mais agradável, mais colaborativo e engajado, para que os objetivos compartilhados sejam alcançados.

Ela busca unificar os conceitos da comunicação interna e externa, para transmitir uma imagem correta e objetiva da empresa ao público. A comunicação integrada também tem como objetivo estabelecer relacionamentos sólidos e produtivos, que compartilhem os valores da organização e as metas.

Quando a comunicação de uma empresa é eficiente, os papéis são bem definidos, todos os departamentos trabalham de forma integrada e todos os colaboradores sabem em que se basear para o relacionamento com o público externo.

E é exatamente isso que deve acontecer em uma empresa. Apesar de todas as diferenças presentes em seu ambiente, as pessoas devem trabalhar integradas e engajadas, para garantir o desenvolvimento e o sucesso da organização.

Quando tudo flui bem no ambiente interno, não é necessário muitos esforços para passar uma imagem positiva para o público externo.

Para implementar a comunicação integrada em sua empresa, é preciso seguir alguns passos.

O primeiro é fazer uma análise da comunicação na sua empresa atualmente, tanto a interna quanto a externa. Depois, é preciso definir quais os objetivos da sua estratégia de comunicação integrada.

O terceiro passo é determinar um orçamento para suas ações. Elaborar uma estratégia tangível e criativa também é fundamental. Na hora de implementar, é muito importante envolver todos que fazem parte da empresa.

Cabe ressaltar, que depois de implementar a sua estratégia, é fundamental acompanhar e controlar os resultados, e sempre que for necessário, fazer alterações para garantir ainda mais resultados.

Quando uma empresa aposta na comunicação integrada, não existe mais um departamento de marketing, um de comunicação interna e outro de relações públicas. Existe apenas o departamento de comunicação, esse é começo da integração que fará parte de toda a rotina da organização.

Conseguiu compreender a importância da comunicação integrada? Ela já faz parte da rotina da sua empresa? Compartilhe suas dúvidas e sugestões com a gente através dos comentários.

Por Talita Maria