Melhorando a comunicação interna e externa nas instituições de ensino

A comunicação corporativa é a atividade que mais deve ser levada a sério nas empresas, a chance de encontrar uma tarefa que não necessite dela é praticamente nula.

Em instituições de ensino a prerrogativa não muda, pois sem comunicação não há organização de processos, não há diálogo com o público, o trabalho dos colaboradores é comprometido e o relacionamento com os alunos torna-se insuficiente. Em suma, o desempenho do seu negócio está bastante associado à eficiência da sua comunicação interna e externa.

As instituições de ensino atendem os mais diversos tipos de público, o interno, colaboradores, professores e alunos, e o externo. Garantir a integração e a comunicação eficiente entre todos é um grande desafio.

O processo educacional depende em grande parte de dois fatores: o diálogo entre professores e alunos e entre os departamentos da instituição como um todo, sendo o segundo fator, o principal ponto de sucesso das Instituições de ensino superior.

A maior parte dos clientes das instituições de ensino frequenta as suas instalações diariamente, bem como os seus departamentos, buscando informações variadas, seja a respeito de eventos, matrículas, documentos, pesquisa, entre outras.

Isto ressalta a importância de todos os departamentos estarem afinados entre si, mesmo convivendo com os seus ruídos diários, para que assim, estas informações sejam passadas aos seus clientes de forma clara e eficiente.

Logo, a comunicação interdepartamental, institucional e interpessoal é imprescindível para o bom funcionamento de uma instituição de ensino e para diferencia-la no mercado competitivo. Preparamos esse artigo para te mostrar como melhorar a comunicação, interna e externa, na instituição.

Para entender melhor, a comunicação interna refere-se aos relacionamentos, diálogos e interações que ocorrem dentro âmbito profissional da instituição de ensino. Os agentes desse modelo comunicacional são os colaboradores, desde professores até os diretores.

Já a comunicação externa pode ser entendida como um conjunto de informações e mensagens transmitidas ao público externo. Os alvos são alunos, pais de alunos, concorrentes e todos que tenham algum interesse na sua instituição de ensino.

Mas o que pode ser feito para melhorar a comunicação interna e externa na sua instituição de ensino? É o que veremos nas próximas linhas. Continue acompanhado.

Como aprimorar a comunicação interna?

Estimule o diálogo e a interatividade

Para os processos internos fluírem da melhor forma é preciso que os colaboradores interajam e troquem informações. A falta de comunicação ou um excesso de ruídos são extremamente prejudiciais ao desenvolvimento das tarefas. O ambiente de trabalho precisa ser favorável às conversas e dar liberdade para que os funcionários compartilhem suas opiniões, sugestões e reclamações aos seus superiores.

Utilize ferramentas de comunicação corporativa

As ferramentas de comunicação interna também são alternativas interessantes. Eles ajudam a centralizar, facilitar e otimizar a troca de informações entre profissionais da sua instituição de ensino.

Muitas instituições baseiam a sua comunicação em ferramentas como telefone, email, Skype e Whatsapp. Num primeiro momento, essas soluções cumprem o seu papel de levar uma mensagem.

Mas para toda organização, é fundamental registrar e organizar as informações, documentar os processos e armazenar os dados. E isso só é possível de forma eficiente, com o uso de uma ferramenta desenvolvida exclusivamente para o ambiente corporativo.

Transmita os valores organizacionais de forma clara

Antes de promover a imagem da sua empresa aos futuros alunos, você precisa conquistar os seus próprios colaboradores. O público interno das instituições de ensino precisa comprar as suas ideias, valores e propostas. Se eles não acreditarem no que você tem a oferecer, dificilmente venderão bem os seus serviços.

Crie pequenos eventos

Como estímulo a uma maior interação entre os profissionais da casa, você pode promover happy hours, almoços com toda a equipe reunida e festas aos fins de semanas para quebrar o clima mais engessado do ambiente de trabalho e, assim, gerar uma maior aproximação e entrosamento entre os funcionários.

Como aperfeiçoar a comunicação externa?

Capriche no design

Design trata-se de criar um projeto e transmitir um conceito para o público em todos os pontos de interação dele com a sua marca. Um bom trabalho de design pode cuidar, por exemplo, de toda a identidade visual da sua instituição para que ela comunique, de forma clara, qualificada e criativa, os valores propostos ao público-alvo. Design está no site da instituição, na fachada da escola ou mesmo no material distribuído aos alunos.

Invista em assessoria de imprensa

Na comunicação externa, essa área é essencial para fortalecer a imagem das instituições de ensino perante a imprensa e, consequentemente, ao público. O trabalho da assessoria é importante, também, para acompanhar a forma como sua marca é mencionada na mídia e para cuidar de possíveis problemas veiculados.

Mantenha um bom relacionamento com os seus alunos

É imprescindível garantir um bom relacionamento com os alunos — não só dentro da instituição como fora dela também. Não basta ter um bom atendimento e se mostrar acessível somente na escola.

No site, por telefone e nas redes sociais é necessário estar disposto a ajudar os alunos a resolverem seus problemas, trocar ideias com eles e responder a comentários em postagens nas suas páginas.

Na era do imediatismo, a sua instituição não pode ficar presa a burocracia em excesso e na demora para interagir. É preciso estar sempre a disposição.

Em uma breve análise sobre as formas de melhorar a comunicação interna e externa da sua instituição de ensino, é possível notar que as soluções são mais voltadas para a criação de mais diálogos entre os agentes dessas relações.

Diretores, professores, equipe de atendimento, vendas, alunos, pais de alunos e imprensa. Todos fazem parte de uma cadeia de informações que precisa fluir sem ruídos, além de transmitir com eficiência e cuidar da imagem projetada pela sua empresa.

E você, entendeu como poderá melhorar a comunicação interna e externa da sua instituição de ensino? Tem alguma dúvida ou experiência para dividir? Compartilhe com a gente através dos comentários. Se inscreva em nosso blog e receba nossos materiais em seu e-mail.

banner-consultoria-azul