Atividades multidisciplinares na empresa: Como a comunicação interna pode favorecê-las

Nós já falamos aqui no blog sobre a importância da atividades multidisciplinares para o desenvolvimento de uma empresa.

Seu principal diferencial está, basicamente, na união de profissionais com diversas especializações trabalhando para alcançar um objetivo comum, de modo que suas múltiplas abordagens e habilidades contribuam complementarmente para a realização de um projeto.

Nesse cenário, a comunicação interna de uma empresa é ferramenta fundamental para o desenvolvimento. O segredo para o bom funcionamento de uma equipe multidisciplinar está baseado na comunicação eficiente entre seus integrantes.

Imagine que uma empresa tenha uma demanda que envolva conhecimentos de naturezas distintas para sua realização. Para a elaboração e execução de um projeto, é necessário acionar profissionais técnicos, outros com mais senso artístico e visual, outros da área financeira, outros capazes de gerar conteúdo e por aí vai.

Partindo do princípio que cada um tem um know-how específico e utiliza uma linguagem própria de sua área de atuação, cabe à organização criar e fortalecer mecanismos internos para a existência de um grupo coeso, capaz de gerar resultados.

Entre as ferramentas possíveis para otimizar o desempenho de um grupo multidisciplinar, estão os recursos de uma comunicação interna integrada e eficiente, que podem ser desde os mais tradicionais, como e-mail, jornais internos, intranet, murais, revistas e reuniões, até os mais criativos e tecnológicos, como videoconferências, programas de TV, vídeos informativos, redes sociais empresariais, entre outros exemplos.

É importante avaliar quais são os canais de comunicação mais eficientes para cada tipo de equipe e de trabalho a ser desenvolvido.

Preparamos esse post, para te ajudar a entender melhor como a comunicação interna favorece as atividades multidisciplinares em sua empresa. Continue acompanhando.

**Afinados com a cultura da corporação **

Os benefícios de uma boa comunicação interna passam pela clareza dos valores e das metas da empresa diante de todo o corpo de funcionários, direcionando o discurso coletivo e fortalecendo a imagem da própria organização perante seus colaboradores e, principalmente, o público externo, como parceiros, fornecedores e o consumidor final.

Uma comunicação interna estrategicamente elaborada reduz interferências negativas (ruídos) na comunicação, é capaz de motivar a equipe, ouví-la e melhorar as ações da corporação, aumentando as chances de sucesso.

Além disso, ela também garante que as mudanças na organização não surpreendam os colaboradores e que eles se adaptem com facilidade.

**Relações produtivas **

Através de um sistema eficiente de comunicação interna, também é possível fazer as pontes que serão mais produtivas, colocando as pessoas em contato conforme a necessidade.

Pode acontecer, por exemplo, de ser importante a participação de um colaborador que não faz parte oficialmente da equipe, que trabalhe em outro setor ou até mesmo externo à empresa na execução de um projeto.

A comunicação interna ajuda na identificação desses possíveis parceiros internos e facilita a troca de informações entre eles.

Obviamente, os profissionais da própria equipe multidisciplinar também precisam estar em contato constantemente.

A comunicação entre os integrantes deve ser de fácil execução, a fim de que pequenas dúvidas e atualizações possam chegar a todos os envolvidos imediatamente, incluindo os possíveis líderes. A eficiência desse processo, viabilizado pela equipe de comunicação interna, agiliza a tomada de decisões e torna a evolução do trabalho muito mais dinâmica.

**Coordenação e acompanhamento **

Do mesmo modo, as lideranças encontram diferentes meios de conduzir e acompanhar o trabalho da equipe, cuidando para que sua diversidade não se torne um obstáculo para atingir os objetivos traçados e que ninguém se perca pelo caminho.

Reuniões frequentes também são imprescindíveis dentro dessa proposta, desde que sejam práticas, planejadas e objetivas, a fim de manter um feedback constante do que tem sido feito.

Nesse caso, a comunicação interna trabalha para a realização desses encontros, reforça suas metas, seus encaminhamentos, exibe relatórios, entre outras atividades que contribuem para essa movimentação e oxigenação necessárias no dia a dia da empresa.

Além disso, é possível um melhor aproveitamento do tempo, com acompanhamento de prazos e trocas de informação pelos canais mais adequados a cada demanda, sem que seja necessário interromper o processo produtivo de cada um a qualquer hora.

A comunicação interna, portanto, está a serviço da viabilização dos objetivos e metas estabelecidos. Por meio dela, são realizados os processos de troca, as interações, os relacionamentos dentro da empresa e a coordenação das atividades em grupo.

Para tanto, é preciso que ela esteja em sintonia com o planejamento estratégico corporativo. No caso de serviços multidisciplinares, um sistema eficiente ajuda a melhorar a qualidade do trabalho por meio de uma agenda padronizada de comunicação e da interação dos profissionais da equipe.

Sua empresa já desenvolve ações de comunicação interna a favor de atividades multidisciplinares? Compartilhe sua experiência com a gente através dos comentários e enriqueça o nosso artigo.