/ Comunicação Interna

Comunicação integrada e sua relação com o número de clientes

Você já ouviu falar em comunicação integrada? Você sabe como implementar na sua empresa? Você sabe a importância dessa estratégia na captação e fidelização de clientes?

Se não, pode ficar tranquilo. No nosso artigo de hoje nós vamos esclarecer todos esses pontos.

A comunicação integrada é uma forma de comunicação interna para empresas e parece que esse conceito veio para ficar.

A comunicação é uma das coisas mais importantes na realidade do nosso dia a dia. Através da comunicação conseguimos interagir , criar conexões e alcançar objetivos.

Podemos arriscar dizer que sem a clareza de uma boa comunicação a nossa vida seria muito mais difícil.

E isso não é diferente para as empresas.

A comunicação das empresas, chamada de organizacional, é eficaz quando aliada à comunicação institucional , interna e mercadológica de maneira eficiente.

O que isso quer dizer? Quer dizer que toda a comunicação de uma empresa precisa estar alinhada, independente do público a que ela se direciona.

A comunicação institucional é a responsável por assegurar a imagem da empresa frente a todos os que possuem algum tipo de interesse na mesma, sejam os clientes, investidores ou fornecedores.

Enquanto a comunicação interna estabelece contato com os seus colaboradores e a mercadológica cria um diálogo direto com o consumidor sobre a própria empresa e o serviço por ela oferecido.

É necessário que os canais de comunicação de uma empresa sejam gerenciados de maneira a transmitir uma única mensagem coerente com o seu principal objetivo e também valores.

Todos eles precisam estar alinhados para que o sucesso da empresa seja alcançado em diferentes âmbitos.

Para continuarmos nossa conversa, vamos ver um pouco mais a respeito da importância da comunicação integrada nas empresas.

A importância da comunicação integrada nas empresas

Vamos nos colocar no lugar do cliente por um segundo.

Estamos precisando de uma informação a respeito de um produto e quando tentamos encontrá-la no site recebemos um direcionamento, mas não entendemos muito bem o que fazer.

Por esse motivo, decidimos ligar para a central da empresa buscando tirar a dúvida que temos. Através desse canal de comunicação, recebemos outra instrução diferente do que foi dito no site.

Por fim, acabou sendo necessário a ida até a loja física para solucionarmos a questão.

Nossa, que situação chata, não foi?

Como clientes, foi necessário buscarmos uma resposta em diversos canais de comunicação e tivemos diferentes soluções apresentadas. Que desgaste!

Dessa forma, além de ficarmos literalmente confusos, não sabemos qual informação seguir e como proceder.

Além de passar uma imagem muito negativa para o cliente, de falta de organização e preparação do pessoal, muito provavelmente o consumidor acredita que é melhor recorrer a outra empresa.

É muito fácil ele pensar "não é disso que eu estou precisando".

Assim você perde um potencial cliente ou até mesmo um consumidor que já comprava com você há um tempo.

Com certeza você não quer ver isso acontecendo no seu negócio. E por isso a comunicação integrada é tão importante.

A comunicação integrada dentro da sua empresa vai te auxiliar a ter um controle maior dos diversos atendimentos que são oferecidos aos seus clientes e como consequência os resultados irão melhorar.

Mas então, o que de fato é a comunicação integrada?

O conceito de comunicação integrada

Philip Kotler, o maior guru de marketing da atualidade, afirma que comunicação integrada é "abordar todo o processo de marketing a partir da perspectiva de quem o recebe".

Interessante, não é?

Essa definição nos mostra que o foco da comunicação integrada está inteiramente no cliente , assim como quando falamos em sucesso do cliente.

Ele, o seu cliente, é a principal referência para a construção de todo o processo de comunicação da empresa e o marketing possui um papel muito interessante nessa comunicação.

Ele atua como responsável por transmitir a mensagem da empresa com integralidade, através de diferentes canais, para diferentes públicos, mas com uma só voz. Isso é comunicação integrada.

A comunicação integrada vai prevenir que os canais de comunicação de uma mesma empresa falem de uma forma diferente entre si.

É importante que esses canais usem o mesmo tipo de linguagem para criar uma experiência positiva para quem está recebendo a mensagem.

A comunicação integrada é muito eficaz para atingir o seu objetivo principal de transmitir uma mensagem clara e coesa, mas também traz outros benefícios importantes para a empresa.

Vamos listar alguns desses benefícios que se mostram essenciais para a sua empresa ter mais clientes:

  • Transmissão coesa da mensagem da empresa;
  • Reforço da imagem da empresa perante o seu público e stakeholders;
  • Maior impacto da mensagem transmitida;
  • Aumento da efetividade da promoção do produto ou serviço;
  • Destaque da mensagem em meio a tantas informações que as pessoas recebem o tempo todo;
  • Prevenção de desalinhamentos da mensagem;
  • Redução de conflitos de comunicação interna;
  • Melhor desempenho dos colaboradores;
  • Otimização do tempo na realização de funções.

Além disso tudo, a comunicação integrada vai te ajudar a ter mais clientes. Como? Continue conosco para saber mais.

A comunicação integrada e o número de clientes

Aumentar a base de clientes é um interesse comum a qualquer empresa. Isso porque os clientes são a razão da empresa existir. Ademais, eles são a principal fonte de receita de um negócio.

Todos querem mais clientes , mas como conseguir esse feito?

Às vezes você tem um ótimo produto, um excelente processo de atendimento com a qualidade que o seu público pede, mas ainda assim não consegue expandir a sua marca.

O erro que te leva a esse resultado pode estar justamente na falta de comunicação integrada.

Como já comentamos, a comunicação integrada pode fazer muitas coisas pela sua empresa e uma delas é aumentar o número de clientes.

Através da comunicação integrada é possível transmitir uma mensagem unificada do principal objetivo da empresa e também das qualidades do produto ou serviço que ela oferece.

Além disso, com a comunicação integrada, o consumidor recebe uma imagem positiva da empresa, porque não vai ter dificuldades em obter uma informação quando necessário visto que toda a comunicação da empresa está integrada entre si.

Isso traz uma boa experiência ao cliente e aumenta a sua satisfação, o que, consequentemente, pode interferir de forma positiva na fidelização desse cliente.

Também por meio do aumento da satisfação do cliente, tem-se uma maior probabilidade desse cliente indicar a empresa para outros amigos e familiares.

Assim, a base de clientes da sua empresa fica cada vez maior.

Sem uma comunicação integrada, é possível que você esteja perdendo clientes. Para que isso não aconteça, não deixe de implementar um bom processo de comunicação integrada na sua empresa.

Dessa forma, você irá ver as coisas fluindo na sua empresa com maior facilidade e os resultados desejados com certeza serão alcançados.

E já que comunicação integrada tem tudo a ver com marketing, leia: Tipos de marketing: conheça 8 formas de se fazer presente e se diferencie da concorrência!

Fernanda Fonseca

Fernanda Fonseca

Como Relações Públicas e CMO da Mais.im, meu desafio diário é entender como a comunicação pode ajudar (ou não) as empresas, mais especificamente os processos de Customer Success.

Leia Mais