6 passos para tornar sua comunicação empresarial mais ágil

Uma comunicação ágil e clara é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Para isso, é essencial que todos os profissionais trabalhem a habilidade de se comunicar para auxiliar a companhia na busca por melhores resultados. Quer saber como você pode melhorar a sua comunicação interna? Então acompanhe nosso artigo e confira algumas dicas infalíveis para ter uma comunicação empresarial mais ágil!

Não confunda objetividade com respostas curtas demais:

Para muitos profissionais, para ter uma comunicação empresarial mais ágil é preciso se ater a respostas curtas e secas. Atenção: isto nem sempre é sinal de objetividade. Quando você não desenvolve a sua resposta a uma questão pode deixar de esclarecer pontos importantes sobre o assunto que, no futuro, pode se transformar em uma grave falha de comunicação entre departamentos. Objetividade é sempre bem-vinda, mas é importante se certificar de que todos os pontos relativos ao assunto discutido foram abordados de forma satisfatória e compreendidos pelo receptor da mensagem.

Seja firme e exponha sua opinião:

Uma comunicação empresarial mais ágil depende de profissionais que sejam firmes e não tenham medo de expor suas opiniões. Tenha autoconfiança e não tema o que os outros vão pensar: exponha o que acha de forma direta, justifique sua posição e contribua para resolver a questão que está sendo discutida. Um marketing pessoal eficaz depende da capacidade que o profissional tem de saber se expressar de forma clara e impessoal, mostrando que tem como foco atingir metas e bons resultados.

Saiba escutar:

Parece óbvio, mas são muitos os profissionais que se preocupam apenas em falar e expor suas opiniões, mas que não sabem escutar o que o outro está dizendo. Uma comunicação empresarial mais ágil depende de que os dois lados da conversa compreendam o que está sendo dito. Antes de partir para a argumentação, saiba escutar o que o outro está dizendo.

Tenha cuidado com o tom de voz:

Usar um tom de voz moderado é sinal de que o profissional buscou se adequar ao ambiente e ao contexto em que está inserido. Tenha uma comunicação mais ágil e a certeza de que está sendo compreendido ao não falar muito alto e nem muito baixo. Pratique até encontrar o tom de voz adequado para se posicionar bem e ser compreendido por todos.

Seja cordial:

Este é um item básico, mas que contribui muito para uma comunicação mais ágil e — por que não? — mais agradável. Trate a todos com respeito, independentemente do nível hierárquico, dê bom dia, peça por favor. Pessoas educadas tornam o ambiente de trabalho mais saudável e positivo para todos. Preze pela boa convivência.

Prepare-se antes de participar de uma reunião:

Muitos profissionais pecam por não se prepararem antes de uma reunião. Não cometa este erro e pense, com antecedência, em argumentos embasados e sólidos para serem usados no encontro. Fique atento, ainda, para usar o gestual correto. Enfatize ideias, mas não exagere!

Ter uma comunicação mais ágil e eficiente é algo possível para todos os profissionais. Caso você não tenha esta habilidade, pratique. Faça cursos, leia, treine. O importante é conseguir se colocar de forma clara e firme e contribuir para os bons resultados da sua empresa, além de fortalecer a sua imagem pessoal.

Você tem alguma outra dica importante sobre como otimizar e tornar a comunicação empresarial mais ágil? Conte pra nós através dos comentários!