Por que minha empresa precisa melhorar a comunicação com o público interno?

Dentro de muitas empresas o público interno não ocupa o topo na lista de prioridades. Mas é necessário entender a importância de uma força de trabalho engajada e motivada. Mas você sabe o porquê? Selecionamos aqui alguns motivos para que você entenda a necessidade de melhorar a comunicação com o público interno em sua empresa. Confira:

Boas práticas geram bons resultados

Passamos a maior parte de nosso tempo dentro de um escritório, batendo metas e superando limites. A pressão é constante. Gráficos, reuniões, relatórios, inspeções, visitas a clientes, contratos.

Mas você já se perguntou o que faz um funcionário feliz? Salário é importante, mas muitas pessoas hoje em dia preferem ganhar menos em ambientes de trabalho mais agradáveis. Quem não conhece uma pessoa que largou a correria da megalópole por um estilo de vida mais simples?

Comunicar-se com o público interno é uma maneira de fazer com que ele saiba que é um membro fundamental numa empresa que o valoriza e o respeita.

Duas práticas simples e fundamentais: transparência e consistência. Não é fácil, mas perceba como funcionários leais são aqueles que conhecem a empresa, que entendem seu funcionamento e participam dela. Não ficam por altos cargos ou cifras astronômicas, mas sim porque são parte de uma equipe bem alinhada, que conversa e se respeita.

Educação e multiplicação do conhecimento

É importante também reconhecer a importância da comunicação interna na hora de educar e multiplicar o conhecimento.

Comunicar é preciso. Mas o que precisa ser alinhado? Assuntos que influenciam o cotidiano do ambiente de trabalho e a relação entre o colaborador e empresa, entre ações, projetos e oportunidades. Quais as atitudes esperadas de cada colaborador? O que é encorajado e proibido? Utilize manuais, histórias em quadrinhos, wikis, murais eletrônicos, house organ, e-mail, intranet… o céu é o limite.

Lembre-se: o processo de educação requer paciência. Falamos sobre consistência e transparência como boas práticas. Adote-as. Informe e eduque. As recompensas virão, acredite.

Aumento do engajamento e da produtividade

E qual a importância de se comunicar plenamente com o público interno? É um investimento que poupa (re)trabalho e, em muitos casos, até mesmo dinheiro.

O funcionário engajado atrasa menos, fica menos doente, sabe o seu papel, compreende a importância de um trabalho benfeito e de se estar antenado com o que acontece à sua volta. Ele certamente não vai gastar tanto, pois vai entender como os custos da tinta da impressora ou do ar-condicionado ligado numa sala vazia impactam no todos. Sabe que se trabalhar bem, será recompensado. Enfim, quem veste a camisa não quer sair, além de produzir mais e melhor.

Mas como estruturar uma comunicação interna eficiente?

Com estudo e força de vontade é possível por em prática um plano que vai ajudá-lo a melhorar a comunicação com seus colaboradores. Seguem algumas dicas:

Defina sua estratégia

Quais os objetivos da sua comunicação? Saiba o que quer dizer, para quem e quais os resultados esperados.

Converta em mensagem

Se você já sabe o que vai dizer, deve escolher o formato. Para isso, leve em consideração o tamanho da empresa, os recursos (dinheiro, tecnologia, mão de obra) disponíveis e o(s) público(s)-alvo.

Estruture o envio

Como chegar em cada grupo? Numa indústria, quem trabalha na fábrica muitas vezes não vai até o escritório. O jurídico raramente freqüenta a sala da comunicação. E qual o vocabulário de cada grupo? Ouça, preste atenção no receptor. Seja criativo!

Mensure resultados

Como saber se sua mensagem foi recebida da forma adequada? Quais as falhas e acertos? Muitos têm medo, principalmente de reconhecer fracassos. Mas lembre-se de que é melhor errar, corrigir e continuar do que gastar tempo e dinheiro em algo que não vai surtir resultado algum.

Então compare o que custa mais entre os combos a seguir: contratação + treinamento + demissão ou engajamento + crescimento + valorização? Não é uma escolha. Por isso, invista em uma comunicação interna eficiente e colha os frutos para o seu negócio!