Descubra como potencializar os talentos profissionais da sua empresa

Um dos maiores desafios enfrentados pela equipe de Recursos Humanos dentro de uma organização é o de desenvolver programas para a retenção e valorização de talentos. Se feitas adequadamente, essas ações oferecem diferenciais competitivos para as empresas, pois quanto melhor for seu quadro de funcionários, melhores serão os resultados obtidos por ela.

E como a concorrência está ávida por buscar os melhores trabalhadores para si, você precisa mostrar aos seus que os valoriza e que deseja que eles cresçam dentro da sua organização. E para te ajudar neste processo, é que desenvolvemos este post. Descubra agora como potencializar os talentos profissionais de sua empresa lendo o que separamos para você!

Todos os profissionais da sua empresa têm talentos

Todas as pessoas têm talentos. Diferentes entre si, mas têm. Eles não são capacidades especiais restritas a alguns, ao contrário do que muitos pensam. A grande questão é descobrir quem possui o que e em qual nível para que os sentimentos, pensamentos e comportamentos possam ser reforçados.

Para que você seja capaz de potencializar os talentos profissionais de sua empresa, é preciso identificar o que cada um deles faz de melhor, que o faz sobressair frente aos demais. Assim como existem limitações que precisam ser trabalhadas para que sejam minimizadas, as aptidões também devem ser desenvolvidas de maneira que se extraia o melhor delas.

Como identificar e potencializar os talentos profissionais da sua empresa

Um profissional talentoso é aquele que possui comportamentos e habilidades técnicas diferenciadas, que consegue desenvolver seu trabalho dentro de uma empresa de forma e um bom relacionamento com todos, sem perder o foco de sua função. Em todas as suas ações, ele possui engajamento compatível com as necessidades, valores e metas da empresa.

A equipe de Recursos Humanos de uma empresa precisa realizar um trabalho individual com cada um dos profissionais para ajudá-los a identificar o que os faz melhores e, assim, potencializar os talentos deles. Atividades entre os colegas de trabalho e os líderes, em que uns apontem as qualidades dos outros, sendo bem coordenadas, ajudam para que cada um se descubra na percepção de si e do outro.

Ações para potencializar talentos profissionais em sua empresa

O setor de Recursos Humanos, com o apoio da Comunicação Interna, deve, depois de descobertos os talentos profissionais na empresa, desenvolver ações para que os colaboradores sintam-se motivados a evoluir suas potencialidades e crescer pessoal e profissionalmente. Afinal, quem está desmotivado não tem forças para buscar seu crescimento. Portanto, a organização deve criar políticas para reconhecer e premiar aqueles que sobressaem em suas atividades.

Outra atividade que pode ser feita é o estímulo aos estudos, pois a expansão dos conhecimentos, em qualquer âmbito, ajuda a potencializar os talentos. Desenvolver ações que estimulem a percepção do outro, como estímulo à empatia, também são válidas.

Agora que você já sabe como potencializar os talentos profissionais da sua empresa, aproveite todo o conhecimento adquirido neste post e comece já a criar políticas de desenvolvimento e premiação de talentos em sua organização. Aliás, você já realiza alguma ação neste sentido? Compartilhe com a gente deixando o seu comentário!