Como organizar uma empresa

Uma empresa de sucesso, considerada referência no mercado, com o lucro alto e clientes completamente satisfeitos é o sonho de qualquer empresário ou empreendedor. Mas a estrada de tijolos amarelos que leva até o sucesso, é longa e cheia de desafios.

Não existe uma fórmula universal que garanta que a empresa será bem sucedida, até porque, a diversidade de áreas de atuação, de pessoas, de recursos e de negócios é muito grande. O que existe são alguns fatores comuns às empresas de sucesso, que podem e devem ser seguidos por todas as corporações. A organização é um deles.

Entre os vários significados apresentados pelo dicionário Michaelis para a palavra organizar, encontra-se o: dispor para funcionar. Esse conceito é o que melhor se aplica a realidade das empresas, se tudo está desorganizado, nada funciona.

A organização de uma empresa começa muito antes dela ser aberta. É preciso planejar muito, definir metas e estratégias, e estudar bastante. Depois que a empresa já está em funcionamento, estar organizada é ainda mais importante. Os processos precisam ser claros e eficientes, a equipe de trabalho bem alinhada e o ambiente bem organizado.

Separamos algumas orientações básicas para ajudar você, que quer saber como organizar uma empresa. Continue acompanhando o nosso post.

Tenha um planejamento

Pode parecer óbvio, mas é muito comum que as empresas não elaborem um planejamento logo no inicio. Se a sua empresa já começar sem um norte, a caminhada para o sucesso será ainda mais difícil.

Planejar, irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o ramo da sua empresa, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e na gestão da empresa.

Mas não basta apenas ter um planejamento, é preciso coloca-lo em execução, acompanhar constantemente os resultados e corrigir rotas, quando necessário.

Saiba aproveitar os recursos

Uma das principais causas apontadas como responsável pelo fracasso de um negócio, é a falta de dinheiro. Mas nem sempre a questão é realmente essa, muitas vezes as pessoas não sabem aproveitar bem os recursos que tem, não conseguem fazer mais com menos.

Para conseguir aproveitar ao máximo os recursos que tiver, planeje, economize, saiba a hora de investir e de não investir. Procurar um especialista em finanças pode ajudar muito a sua empresa.

Motive sua equipe

O maior bem da sua empresa é o seu capital humano. Para que a sua empresa seja organizada, é preciso engajar a sua equipe na causa, entender suas necessidades e investir nisso. Cabe a sua equipe manter viva uma cultura organizacional focada na organização, e cabe ao gestor implantar essa cultura.

**Delegue tarefas **

É muito comum, principalmente em pequenas empresas, que uma única pessoa seja responsável por várias tarefas, muitas vezes até em diferentes setores. Isso provoca reflexos negativos na produtividade dos colaboradores e nos resultados da empresa. O gestor precisa conhecer bem a sua equipe para delegar as tarefas de forma objetiva e explorar o potencial de cada colaborador.

Defina rotinas de trabalho

É muito importante que todos os departamentos e profissionais da empresa tenham sua rotina de trabalho bem definida. Cada um precisa saber quais são suas metas, seus desafios e o que não é de sua competência, para assim, conseguir manter um fluxo de trabalho organizado.

Otimize os processos

É praticamente impossível conseguir organizar uma empresa quando os processos não estão otimizados. É fundamental que os processos internos da sua empresa sejam eficazes, confiáveis e adaptáveis. Para isso, o gestor precisa conhecer bem seus colaboradores, sua logística e deve se atualizar sempre.

Documente tudo

Se você não tem controle e não registra o que acontece em sua empresa, a desorganização é grande. É muito importante controlar os fluxos de todos os departamentos e documentar todo o processo, para consultas posteriores. Só assim é possível acompanhar passo a passo o desenvolvimento da sua empresa e fazer as mudanças necessárias para organizá-la.

Valorize a comunicação interna

Nada vai bem, quando a comunicação vai mal. Esse é dos pontos mais importantes para organizar uma empresa. Só quando a comunicação interna é eficiente é possível otimizar os processos, integrar as equipes, definir rotinas de trabalho e documentar as informações que circulam na empresa.

Cuide do ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho interfere diretamente no rendimento dos profissionais.

Se um colaborador precisa perder tempo procurando alguma informação em um ambiente desorganizado, sua produtividade cai e ele pode acabar ficando estressado. Um ambiente de trabalho organizado otimiza a execução de tarefas e aumenta a motivação da equipe, o que gera ótimos resultados para a empresa.

**Use a tecnologia a favor da empresa

**

Em um mundo onde tudo evolui rapidamente, sem parar, todos estão conectados o tempo todo, a tecnologia pode e deve ser usada a favor da sua empresa. Existem várias ferramentas disponíveis para ajudar a organizar a sua empresa, com elas é possível otimizar os processos, gerenciar o tempo, fortalecer a comunicação interna e economizar recursos.

Para escolher as ferramentas e sistemas que melhor atendam as necessidades da sua empresa, é fundamental um trabalho paralelo dos gestores com o departamento de tecnologia da informação. Planejar a implementação de cada ferramenta também é muito importante, e evita que ao invés de organizar, as mudanças acabem desorganizando a empresa.

Se organize

Se você quer organizar a sua empresa, antes, você precisa se organizar. Planeje seu dia, saiba aproveitar o seu tempo, não procrastine, cuide do seu espaço de trabalho, tenha qualidade de vida. Comece com pequenas mudanças em seu dia-a-dia e logo tudo estará bem organizado.

Vale lembrar que é impossível organizar uma empresa da noite pro dia. Cada instituição é singular e o processo de organização acontece de acordo com a sua realidade. O importante é começar a agir, criar uma cultura corporativa focada na organização e dar os primeiros passos em direção ao sucesso.

E na sua empresa? A organização é uma preocupação? Ela já faz parte da rotina? Compartilhe sua opinião e suas dúvidas com a gente através dos comentários.

Por Talita Maria