Como motivar uma equipe

O que move a sua empresa, são as pessoas que trabalham nela. Elas trabalham para conseguir dinheiro, é difícil fugir dessa regra, mas não é apenas um bom salário e benefícios que fazem com que os seus colaboradores tenham um bom desempenho.

Os profissionais precisam de algo mais para usar o máximo de seu potencial, inovar e ter uma boa produtividade no dia a dia corporativo. Na maioria das empresas, a motivação que falta não exige um centavo. Você, gestor, deve saber como motivar uma equipe sem precisar dar aumentos e bônus.

Uma equipe motivada trabalha muito melhor. Quando há sincronia e desejo de crescimento no grupo, o trabalho flui naturalmente e as chances de alcançar o sucesso são quase que certeiras. Mas não adianta sentar e esperar que a equipe, por si só, se mantenha motivada e produtiva constantemente. É preciso incentivá-la diariamente para garantir que ela caminhe sempre rumo ao sucesso.

O principal desafio enfrentado para motivar uma equipe, é a diversidade das pessoas que a compõe. Cada pessoa se motiva por uma razão diferente, algumas por dinheiro, outras por qualidade de vida e outras por liberdade no trabalho. Cabe ao líder identificar o que dá motivação a cada membro da sua equipe e agir. Se você saber como motivar uma equipe, confira outras dicas no post de hoje.

Seja um líder motivado

É impossível motivar uma equipe, quando você está desmotivado. Líderes motivados são figuras fundamentais para a construção de equipes engajadas e produtivas, pois também sabem motivar e influenciar seus liderados.

São honestos, transparentes, confiantes, entusiastas, otimistas, seguros, coerentes e muito criativos. Líderes motivados inspiram verdadeiramente sua equipe, orientam e delegam tarefas. Quando falta motivação ao líder, todo o resultado fica comprometido.

Aproxime a equipe

Faça com que os membros da sua equipe se conheçam melhor, promova encontros, lanches e dinâmicas em grupo. Assim, cada um fica conhecendo as dificuldades dos outros departamentos e percebe como pode ajudar. Além disso, o ambiente de trabalho fica muito mais agradável quando todos se conhecem.

O líder também deve se esforçar para ficar mais próximo da sua equipe e mostrar que sempre estará ali para ajudar e ouvir.

Reconheça um bom trabalho

Quem não gosta de ser elogiado por ter feito um bom trabalho? Não economize elogios quando o colaborador fez por merecê-los e reconheça o seu esforço. Procure elogiar na frente de outros membros da equipe, isso provoca um efeito positivo em todos. Mas não elogie todo mundo o tempo todo, para não fazer do reconhecimento uma coisa banal.

Estabeleça metas claras

A motivação no trabalho é, na maioria das vezes, fruto de metas claras e bem definidas pelos gestores. Se você quer uma equipe motivada, tenha objetivos estruturados e uma direção definida para que seu time saiba que está no caminho certo.

Crie objetivos coletivos e também individuais. Assim, os profissionais têm uma meta própria para seguir em vez de simplesmente executar o trabalho do dia a dia sem ter certeza do que é esperado deles e do que devem tentar alcançar.

Uma técnica eficaz neste sentido é a de desatar nós. Baseado em elevar a consciência, criar responsabilidades e motivar a ação, o modelo ajuda a estabelecer metas em poucos passos: definição do objetivo conhecendo a situação do cliente, empresa ou projeto; identificação de recursos; antecipação e eliminação de obstáculos e ação.

Delegue tarefas

Saber delegar tarefas é uma habilidade essencial ao bom líder. Acompanhe o andamento das atividades da equipe, analise qual colaborador tem mais afinidade e experiência com uma determinada função e delegue as tarefas. Assim, os colaboradores se sentem mais motivados e engajados, e cada um dará o seu melhor na realização da tarefa.

Use o modelo GROW

GROW — Goal, Current Reality, Options (ou Obstacles) e Will (ou Way Forward) — é um modelo desenvolvido nos anos 80 pelo coach Sir John Whitmore. Para entendê-lo pense sobre a forma como você planeja uma jornada.

Primeiro, você decide para onde quer ir (o goal, a meta). Em seguida, estabelece onde você está no momento (current reality, ou realidade atual). Depois, você explora várias rotas (options/opções) para chegar até seu destino.

No passo final (will) você se certifica de que está comprometido em enfrentar a jornada e de que está preparado para os obstáculos que irá encontrar pelo caminho. Para aplicar a técnica, reúna um grupo de, no máximo, seis pessoas, em que cada um pergunte e anote a resposta do outro.

É fundamental que o cliente, o projeto ou a empresa sejam o foco das perguntas feitas. É preciso questionar o que se pretende atingir, como, por exemplo, qual a situação atual, quais as opções de solução e qual delas é a mais indicada.

O mais importante é deixar claro neste exercício qual é a missão empresarial. Assim, todos saberão para onde estão seguindo e a motivação no trabalho aumentará de forma considerável.

Tenha uma comunicação clara e próxima

Uma equipe motivada precisa estar ciente de tudo o que acontece na empresa. Não há nada mais desmotivador para um funcionário do que ser o último a saber de uma novidade do seu próprio local de trabalho. Portanto, não esqueça de trabalhar a comunicação interna da empresa.

Crie canais de comunicação entre os colaboradores para que eles possam tanto se inteirar do que acontece, quanto expressar as suas opiniões sobre algum assunto. Incentive que os setores interajam, fazendo uma troca que será produtiva e positiva para todas as áreas.

Nunca deixe seus colaboradores no escuro: comunique a eles qualquer mudança ou informação relevante sobre a empresa. E sempre ouça com muita atenção o que cada colaborador tem a dizer. Ao saberem que tem um canal aberto de comunicação com seus gestores, os profissionais certamente se sentirão mais motivados e produzirão melhor.

Torne o ambiente de trabalho agradável

Sabemos que algumas pessoas nunca irão amar acordar e ter qu trabalhar todos os dias. No entanto, é possível oferecer um ambiente acolhedor e transparente para que a experiência seja a mais prazerosa possível para os profissionais.

O ambiente físico e o psicológico são decisivos quando o assunto é motivação. Um local bem iluminado, arejado, limpo, com uma decoração descontraída, plantas e enfeites dos próprios colaboradores transmite uma energia ótima para a equipe.

Tenha um ambiente de trabalho baseado no respeito, na harmonia e na colaboração, promova momentos de integração e evite chamar a atenção de algum colaborador na frente dos colegas, para evitar constrangimentos.

Vale ressaltar que nenhuma pessoa consegue motivar a outra. Você como líder, pode e deve fornecer condições para que seus colaboradores se motivem, e cada um, de acordo com suas individualidades, vá motivando a equipe aos poucos.

Como é a realidade na sua empresa? Nossas dicas de como motivar uma equipe serão úteis? Compartilhe suas dúvidas com a gente, através dos comentários.